in

Como me preparar para cursar segurança no trabalho?

Como me preparar para cursar segurança no trabalho

Desenvolver as atividades de forma segura deve ser uma prioridade para os donos de um estabelecimento. Por isso, cuidar da segurança no trabalho é importante para qualquer empresa. 

Com a aplicação de medidas de segurança no trabalho, é possível prevenir acidentes, evitar falhas e até mesmo salvar a vida dos colaboradores. Para a empresa, é possível reduzir gastos, já que não será necessário pagar indenizações e multas.

Para quem gosta da área, se tornar um profissional de segurança no trabalho é necessário que seja feito um curso sobre a área, que pode ser encontrado em faculdades ou escolas técnicas pelo Brasil.

Pensando nisso, siga na leitura desse artigo para saber como se preparar para realizar um curso na área, bem como seus benefícios.

Quais são as responsabilidades do profissional de segurança do trabalho?

O profissional da segurança do trabalho possui diversas atribuições, sendo responsável pela:

  • Fiscalização;
  • Treinamentos;
  • Inspeção de equipamentos;
  • Prevenção de acidentes.

Desse modo, o profissional que se forma nessa área é o responsável por fazer a fiscalização do ambiente de trabalho, como uma obra, por exemplo, e verificar se tudo está sendo feito de forma correta. 

Assim, em uma fábrica de fresadoras cnc, o responsável pela segurança no trabalho vai cuidar para que o ambiente ofereça a proteção necessária para que os colaboradores desenvolvam as suas atividades sem correr riscos.

Esse profissional também tem como obrigação fazer treinamentos nos estabelecimentos para orientar os trabalhadores sobre as regras de segurança, incluindo a forma certa de usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a importância de usá-los.

Além disso, entre as suas responsabilidades estão inclusas a inspeção de equipamentos, já que esses são os grandes responsáveis pela a maior parte dos acidentes. 

Por fim, a principal função é prevenir que os acidentes aconteçam. Por isso, esse profissional realiza vistorias com frequência e verifica a segurança do local onde os trabalhos estão sendo feitos.

Sendo assim, uma empresa de nobreak com bateria externa deve ter uma pessoa responsável para cuidar da segurança das ferramentas e verificar se os funcionários estão usando os equipamentos de proteção corretamente.

Como é o curso de preparação?

Um curso de técnico em segurança do trabalho têm duração de, em média, dois anos a dois anos e meio. Ao longo do aprendizado, são abordados temas como prevenção de acidentes, métodos de segurança, doenças e qualidade de vida no ambiente de trabalho. 

Ao final do curso, o estudante estará apto para trabalhar em empresas para cuidar da segurança dos colaboradores, inspecionando máquinas de soldagem laser, evitando que incidentes aconteçam.

Além disso, você também tem as disciplinas de direito do trabalho, ergonomia, saúde e medicina no trabalho, psicologia no trabalho, prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e muito outros. 

Para se formar na área, basta fazer um curso tecnólogo ou uma graduação, que tem duração maior que curso, com três anos. Além disso, o curso pode ser feito de forma presencial ou online.

Benefícios de fazer o curso online

O curso de segurança do trabalho permite que o aluno realize as aulas na modalidade a distância (EAD), assistindo vídeo aulas, palestras e lendo o material didático disponibilizado. Assim, confira alguns dos benefícios de fazer o curso online:

Benefícios de fazer o curso online

1. Menor custo

Em geral, os cursos online possuem um valor mais acessível, comparado com o valor de um curso presencial. 

Dessa forma, você pode economizar fazendo as aulas desse modo ou ainda se você tiver pouco dinheiro para investir, essa pode ser uma solução para estudar.

Isso acontece porque a instituição não vai ter gastos com a estrutura física, o local onde são oferecidas as aulas presenciais. Além disso, o aluno também diminui os gastos com transporte e outras despesas geradas quando se faz aulas presenciais.

2. Maior autonomia

Com o curso sendo realizado dessa forma, o aluno pode escolher como quer estudar. Isso quer dizer que você é capaz de decidir qual será o horário que vai estudar, além de decidir como vai fazer isso.

Por isso, a grande vantagem é que o aluno tem mais liberdade e pode criar um cronograma próprio, sem a necessidade de seguir o planejamento dos professores, contanto, é claro, que realize as atividades dentro do prazo. 

Isso quer dizer que o aluno vai poder assistir sua aulas sobre manutenção compressor de ar conforme adaptar no seu planejamento de estudos.

3. Formatos diferenciados

Com aulas online, é possível explorar diferentes formatos e tornar as aulas mais dinâmicas. Uma das preocupações dos estudantes é que, com aulas online, eles acreditam que perdem muito conteúdo por não estarem com a experiência presencial.

Contudo, as aulas a distância são executadas e o conteúdo é passado com o mesmo compromisso da forma presencial. Além disso, com as aulas online, é possível trazer exemplos em vídeos ou em outros formatos.

Sendo assim, é possível exemplificar com um vídeo a forma correta de manutenção de um transformador de solda ou como o aparelho deve ser usado para que ninguém corra riscos.

4. Conteúdo atualizado

Diferente das aulas presenciais, a grade do curso online pode ser atualizado com muito mais frequência, o que quase não acontece nos cursos presenciais. 

Com a aula sendo realizada de maneira online, é possível fazer isso de forma mais fácil e prática. Inclusive, essa é uma das principais preocupações para as instituições que oferecem esse tipo de curso.

Sendo assim, ao fazer o curso de segurança no trabalho, você estará sempre atualizado de como ocorre o procedimento de uma torre de resfriamento industrial.

5. Horário flexível

Com o curso online, o aluno decide quais são os horários de estudo. Essa é uma maneira para aqueles estudantes que trabalham e tem outras tarefas, mas que mesmo assim querem aprofundar os seus conhecimentos.

Sendo assim, é o aluno que opta por assistir as aulas de manutenção em aeronaves em qualquer horário do dia e qualquer dia da semana. 

6. Mais interação

Pode parecer que com os cursos online não seja possível que haja interações entre os alunos e professores. Mas escolas que oferecem estes cursos desenvolvem um sistema onde os alunos podem fazer perguntas por meio de mensagens.

Tutores são disponibilizados para tirar as dúvidas de maneira individual. Assim, os alunos mais envergonhados podem ter mais privacidade e se sentirem confortáveis para solucionar as suas questões. 

Nesse sentido, se você estiver com dúvidas sobre a manutenção de cabine primária, poderá entrar nos canais de interação disponibilizados pela instituição e ter suas dúvidas solucionadas com um profissional já capacitado.

7. Desenvolvimento de novas habilidades

Fazendo o curso de segurança no trabalho na modalidade online, você adquire novas habilidades, isso porque além de aprender sobre o assunto do curso, você também desenvolve habilidades, que talvez não possam ser desenvolvidas no presencial. 

Essas habilidades são: independência, comunicação, responsabilidade, compromisso, aprender a mexer com a tecnologia, entre muitas outras. Tudo isso porque o curso online permite que você controle a sua rotina de estudos. 

Logo, o conhecimento em recursos tecnológicos, como o computador, saber se comunicar de forma assertiva para conseguir resolver as suas questões e tantas outras habilidades que podem te ajudar na vida profissional e pessoal.

7. Desenvolvimento de novas habilidades

8. Mudança de carreira

Ao fazer o curso de segurança, você pode continuar trabalhando no seu serviço e depois mudar para a área dessa nova carreira que você está se especializando. Isso quer dizer que, desse modo, você pode aperfeiçoar seu currículo.

Adquirindo uma nova formação, você mostra para o mercado que está buscando outras formas de conhecimento. Assim, você chama a atenção dos recrutadores, o que torna mais fácil conseguir um emprego na sua nova área. 

Mais do que isso, uma nova formação pode te proporcionar uma promoção no local onde você trabalha. Isso porque você vai estar se especializando em uma nova área e caso a sua empresa esteja precisando de um profissional de segurança, você poderá ser promovido.

Logo, o curso também é uma forma para crescimento profissional dentro do seu ambiente de trabalho. Se você deseja novos desafio e assumir novos cargos, investir no curso online de segurança no trabalho pode te proporcionar isso.

Pode parecer complicado no início ter que conciliar os estudos com o trabalho, mas se você deseja crescer profissionalmente e segurança do trabalho é a área que você quer, vale a pena todo o investimento. 

9. Segurança

Muitas pessoas não fazem cursos porque tem medo de estudarem no período da noite, isso porque sair da faculdade ou escola técnica tarde da noite e pegar o transporte oferece alguns riscos para o aluno, como por exemplo, ser assaltado. 

Além disso, essas pessoas não podem fazer o curso em outro horário porque trabalham, então, uma solução para o problema é fazer um curso online. Assim, o aluno vai estar seguro, em um ambiente que ele se sentirá protegido. 

Por fim, se você sempre desejou fazer um curso de segurança no trabalho procure uma instituição que ofereça, seja presencial ou online, e não perca mais tempo. 

O curso vai te ensinar tudo sobre como prevenir acidentes e garantir a segurança de todos no ambiente de trabalho. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Construções sustentáveis pelo mundo

Construções sustentáveis pelo mundo

Como a música influencia no humor das pessoas

Como a música influencia no humor das pessoas