in ,

3 dicas para preparar uma mala para uma viagem curta

3 dicas para preparar uma mala para uma viagem curta

O lazer para algumas pessoas no final de semana ou feriado prolongado é fazer uma viagem curta. Para quem gosta, esse curto espaço de tempo já é o suficiente para conhecer novos destinos.

Uma viagem curta é a oportunidade de conhecer lugares sem precisar esperar pelas férias, além disso, é o tipo de viagem que podemos fazer com o orçamento menor.

Também é uma forma de revermos amigos e familiares, estar em contato com a natureza, relaxar e repor as energias.

Esse tipo de lazer também faz mais sentido no cenário atual e se tornou uma grande tendência para os próximos anos. 

Por essa razão, muitas pessoas voltaram a juntar a família para fazer viagens rápidas, geralmente, com destinos de até 500 km, pois são mais seguros e podem ser feitos de automóvel.

Isso também aumentou o crescimento do turismo rodoviário, portanto, novos destinos estão abertos para quem gosta das viagens curtas.

Só que para garantir a sua tranquilidade durante todo o período fora de casa, você precisa saber preparar a sua mala. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre as vantagens das viagens curtas, como preparar a sua mala e o que colocar nela.

Vantagens das viagens de curto período

Podemos conhecer lugares novos, visitar aqueles que mais gostamos e ir para locais mais tranquilos e sossegados, como no caso das cidades do interior.

Muitas pessoas aproveitam finais de semana e feriados para conhecer cidades vizinhas ou ir para estados mais próximos.

Nesses locais, podemos aproveitar serviços oferecidos dos mais diversos tipos, até mesmo um cabeleireiro que faça escova progressiva de chuveiro.

As viagens curtas podem ser feitas de carro, por isso, são mais econômicas, mas nada impede que você viaje de avião, também por um preço acessível, e esteja em locais um pouco mais distantes de maneira rápida.

Só que para aproveitar bem esse momento é importante saber como se organizar, e vamos falar um pouco mais sobre isso no próximo tópico.

Como organizar uma viagem de curta duração

Planejar uma viagem curta é tão importante quanto viajar para locais mais distantes. 

É assim que os fazer será completo e você consegue evitar momentos de estresse ou imprevistos.

Em primeiro lugar, precisamos levar em consideração o tempo de deslocamento, pois muitas vezes, a viagem de avião pode ser mais barata.

Durante alguns períodos, como feriados prolongados, também é importante analisar o destino que você pretende conhecer, pois em alguns períodos ele pode ser um pouco mais lotado.

Como organizar uma viagem de curta duração

Essa organização também envolve orçamento para uma viagem curta, mas, geralmente, ela costuma ser mais barata.

Nesse tipo de viagem podemos aproveitar o que há de melhor nos destinos sem prejudicar o orçamento. 

Não precisamos fazer uma quantidade grande de refeições e as atividades durante o dia ou à noite pesam menos.

Partindo da ideia de que já sabe como planejar a sua viagem curta, no próximo tópico, vamos mostrar o que você precisa colocar na mala.

O que levar para uma viagem de curta duração?

Alguns produtos com guardanapo papel personalizado, peças de roupas e outros itens são essenciais dentro de uma mala de viagem.

Organizar a mala de forma correta, não precisa significar passar apuro, especialmente, enquanto não estiver em casa. 

Portanto, não se deve deixar fugir da mente as vestimentas confortáveis e calçados adequados para o modelo de viagem que se fará.

Caso esteja indo viajar apenas com uma mala de mão, alguns itens são indispensáveis. Dentre eles temos:

  • Documentos pessoais;
  • Passagens;
  • Reservas;
  • Escova de dentes;
  • Pasta;
  • Fio dental; 
  • Protetor solar; 
  • Xampu e condicionador; 
  • Sabonete; 
  • Desodorante;
  • Absorvente.

Uma boa agência de turismo também recomenda que você inclua remédios como analgésicos, antiácidos, curativos, remédios de uso contínuo, anti-inflamatórios e medicamentos para cólicas menstruais.

Se estiver indo para um local quente, como o litoral, não se esqueça das roupas de banho, chinelos, protetor solar, saídas de praia, camisetas regatas ou manga curta, calçados adequados e roupa íntima.

Por outro lado, se o seu destino for uma região mais fria, é fundamental levar casacos, tênis, meias, moletons, botas, gorro, luvas e cachecol.

Independentemente do tipo de lugar que você vai visitar, nunca deve levar mais do que consegue carregar.

Portanto, precisamos ter discernimento na hora de preparar a mala, principalmente, se você pretende comprar algumas coisas na viagem.

Para te ajudar a não se esquecer de nenhum dos itens que mostramos anteriormente, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para você preparar a sua mala.

Como preparar uma boa mala

Fazer uma lista de tudo que você pretende levar é uma boa opção, independentemente se você for viajar com uma empresa de transporte executivo, de carro ou de avião.

Para não se esquecer de nada e preparar uma boa mala para uma viagem curta, as principais dicas que temos para são:

1. Avalie o clima da região

Avalie bem o clima da sua cidade de destino, pois muita gente ainda se perde e acaba descuidando dessa parte importante. 

Por isso, acabam levando uma mala cheia de itens que não poderão usar e acabam gastando dinheiro para comprar peças adequadas.

Para evitar esse problema, além de considerar o clima típico da região, não se esqueça de checar a previsão do tempo nos dias em que você estará no local.

Isso te ajuda a evitar surpresas desagradáveis e a estar preparado para qualquer situação. Algumas pessoas aproveitam os feriados prolongados para viajar para países vizinhos.

Se este for o seu caso, antes de incluir os itens em sua mochila personalizada, verifique como está o clima nesses lugares.

2. Veja que atividades pretende fazer

Você precisa listar todas as atividades que pretende realizar no destino, pois isso te ajuda a enquadrar a sua viagem em um estilo.

Por exemplo, se a sua intenção é visitar museus e conhecer construções antigas pelo centro histórico da cidade, está fazendo o que chamamos de turismo cultural ou urbano.

Por isso, é necessário levar na mala peças de roupas confortáveis como calça jeans, camisetas, casacos e calçados leves, como tênis adequados para caminhar.

Por outro lado, se o seu objetivo é fazer roteiros turísticos pelas praias, praticar atividades físicas, dentre outras do tipo, precisa de roupas ainda mais leves.

Nesse caso, não se esqueça de incluir na sua mala as regatas, shorts, perguntas e outras opções do tipo. 

Quanto aos calçados, eles precisam ser leves e versáteis, como sandálias e chinelos.

2. Veja que atividades pretende fazer

3. Analisar os lugares que vai frequentar

Além de pensar nas atividades que você quer fazer e no clima do destino que pretende visitar, precisa considerar os lugares que vai visitar nessas cidades.

Se for um local turístico, você vai encontrar muitas opções, como restaurantes, festas temáticas, apresentações teatrais, shows e baladas, e cada um deles exige um tipo de vestimenta.

Por exemplo, se o objetivo da viagem curta é ir a um casamento, você precisa levar o que vai usar e providenciar lavagem de roupas finas com antecedência.

É muito ruim quando vamos a um lugar usando uma roupa inadequada, pois não nos sentimos bem e toda a viagem pode ser prejudicada.

Analise tudo isso antes de preparar a sua mala, para que você possa incluir as peças certas e evitar transtornos, gastos extras ou acabar se privando de ir a algum lugar.

Sugestões para escolher uma boa hospedagem

Como uma dica bônus para você, vamos falar como escolher uma boa hospedagem para sua viagem rápida.

É importante escolher com calma porque isso influencia na experiência que você vai ter no destino, assim sendo, analise bem a localização de onde vai se hospedar e o que o local oferece para os hóspedes.

Se for ficar em um hotel ou pousada, cheque o cardápio e analise bem as comodidades. 

Portanto, se for uma viagem rápida a trabalho, veja qual será o tipo de kit lanche para eventos que o local vai oferecer.

Se você pretende se hospedar em um imóvel alugado para temporada, não se esqueça de providenciar os produtos de limpeza necessários para higienizar o local.

Conclusão

Em suma, as viagens curtas são ótimas para aproveitar bons momentos ao lado da família ou simplesmente contemplar lugares diferentes próximos a você.

Existem várias possibilidades e em todas elas você precisa contar com uma mala bem equipada para evitar transtornos e imprevistos.

Isso também evita que você precise comprar produtos de última hora apenas pelo fato de ter esquecido de colocá-los na mala.

Sendo assim, este artigo trouxe dicas importantes para que você possa ter em mãos tudo o que for necessário para que a sua viagem curta seja muito mais agradável e proveitosa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como tornar o estudo mais fácil 

Como tornar o estudo mais fácil? 

Como funciona um ambiente coworking

Como funciona um ambiente coworking?