in , ,

Primeiros socorros: a importância de aprender

Primeiros socorros a importância de aprender

Ninguém está livre de passar por acidentes, que muitas vezes, exigem uma intervenção rápida para salvar a vida do acidentado. É nesse cenário que entra a importância de saber prestar os primeiros socorros para uma vítima, o que pode fazer toda a diferença para ela. 

Muitas situações exigem uma ação rápida, que pode ser responsável por salvar uma vida. 

No entanto, se não houver conhecimento suficiente para isso, uma manobra realizada de modo errado pode ser ainda mais prejudicial. 

Não à toa, vários estabelecimentos que contam com um grande número de pessoas circulando diariamente precisam investir em um curso de primeiros socorros, para que em caso de acidentes seja possível prestar esse auxílio emergencial. 

Isso é fundamental tanto para uma escola particular infantil quanto para uma agência bancária, dada a quantidade de pessoas que frequentam esses locais todos os dias. 

Pensando nesse sentido, até mesmo uma família precisa que um de seus membros tenha esse tipo de preparo, principalmente, em residências onde habitam crianças e idosos. Afinal, quanto maior a preparação, menores são os riscos. 

Entender melhor sobre os acidentes mais comuns que podem ocorrer e o quanto o conhecimento em primeiros socorros pode convertê-las em um final feliz é o que faz com que muitas pessoas decidam buscar essa formação. 

De fato, cada manobra aprendida é uma forma de ajudar a vítima a se manter estável, evitando o agravamento da situação até que o devido socorro chegue até o local e preste um atendimento mais direcionado. 

Portanto, buscar uma instituição que forneça esse tipo de ensinamento é importante para quem reconhece a necessidade de ter conhecimentos mais técnicos e estar pronto para prestar auxílio em qualquer situação. 

Se você já pensou em fazer um curso de primeiros socorros, mas ainda quer entender melhor sobre o assunto e quanto essa preparação pode ser fundamental em uma determinada situação, siga na leitura. 

O que são os primeiros socorros?

Em uma definição mais técnica, os primeiros socorros são ações tomadas de forma rápida, para evitar o agravamento da vítima que está passando por uma dificuldade causada por um acidente ou um mal súbito.

Essa intervenção é de suma importância, pois ela é capaz de evitar que uma complicação ocorra antes da chegada do devido socorro e que, se não for contida no tempo certo, pode fazer com que o acidentado não sobreviva ao episódio. 

Nesse sentido, assim como a sinalização vertical de advertência pode ser um meio de prevenir um mal maior, os primeiros socorros agem com o mesmo objetivo, que é o de diminuir grandes impactos diante de uma situação de risco. 

Em geral, os principais acidentes que são abordados em um curso de primeiros socorros são:

  • Queimaduras;
  • Intoxicações;
  • Picada de animais;
  • Engasgamento;
  • Fraturas;
  • Desmaios;
  • Convulsões.

O que são os primeiros socorros?

Como é possível perceber, esses casos são bastante comuns e saber como lidar com eles é o objetivo de se obter conhecimentos das técnicas de primeiros socorros. 

Depois de investir em uma formação desse tipo, qualquer pessoa estará habilitada para realizar manobras que possam estabilizar uma situação e garantir que o socorro adequado chegue ao local evitando o agravamento do caso. 

A importância da formação em primeiros socorros

Mesmo que a grande maioria das pessoas saiba que é importante saber agir em acidentes, muitas delas não possuem formação adequada na área. No entanto, isso é indispensável por vários motivos. 

Em estabelecimentos como escolas, empresas ou locais de alta circulação de pessoas, como em uma sala comercial compartilhada, contar com alguém que esteja preparado para atuar nesse tipo de circunstância é o ideal. 

Isso porque é possível contar com medidas aplicadas a partir de quem tem conhecimento nessas técnicas, sendo que elas podem ser realizadas no momento certo, afastando o perigo de morte do acidentado. 

Afinal, elas são capazes de estabilizar o quadro apresentado naquele momento, dando o tempo necessário para que uma ambulância com os socorristas consiga chegar até o local para dar início ao atendimento médico especializado. 

Para entender a seriedade disso, é só imaginar uma pessoa que está dentro de uma sala de reunião pequena e ao ingerir um determinado alimento, se engasga. 

O tempo necessário para que um paramédico chegue até o local pode ser fatal para a vítima. 

No entanto, se ali naquele espaço estiver alguém que possui habilitação em primeiros socorros, é possível aplicar a manobra de Heimlich. 

Para que ela seja feita, o socorrista deve se colocar atrás da vítima e posicionar o braço na altura do abdômen dela. Então, coloca-se uma mão fechada sobre a boca do estômago, e a outra em cima desta. Aplica-se o movimento de compressão para dentro e para cima. 

Dessa maneira, o que estiver bloqueando a passagem do ar é eliminado, desengasgando a vítima.

No caso de uma creche, por exemplo, ter esse conhecimento também é necessário, mas é importante frisar que a manobra de Heimlich em bebês é feita de outro modo. 

Além do engasgo, muitas outras situações exigem um conhecimento técnico que pode fazer toda a diferença para as vítimas. 

Queimaduras, picadas de animais, convulsões e fraturas, por exemplo, podem ser remediadas até que o médico ao domicílio chegue ao local.

Sendo assim, muitas empresas de diferentes segmentos estão buscando a capacitação de alguns colaboradores da sua equipe, de modo que qualquer incidente ocorrido ali possa contar com um suporte adequado. 

Afinal, em uma situação de risco, cada segundo conta, e estar preparado para enfrentá-la é a melhor maneira de ter um final feliz. 

Por que buscar capacitação em primeiros socorros?

Vamos supor que, ao chegar a uma empresa de motoboy para contratar os serviços prestados ali, você se depare com uma pessoa em situação de emergência.

Saber o que pode ser feito e conseguir ajudar certamente é o que qualquer pessoa gostaria de fazer. 

Imaginar esse mesmo tipo de necessidade em qualquer outro local, seja em casa, em um restaurante ou no trabalho, pode fazer com que o desejo de ter conhecimentos técnicos em primeiros socorros se torne uma realidade. 

Nesse sentido, a busca por um curso vai trazer conhecimentos importantes sobre vários tipos de ações, que podem ser tomadas em momentos de risco. 

Algumas delas são:

  • Evitar o agravamento de uma lesão;
  • Prevenir hemorragias;
  • Controlar a respiração;
  • Evitar o estado de choque;
  • Posicionar a vítima com cuidado e de forma correta; 
  • Proteger áreas do corpo queimadas;
  • Manter os ossos fraturados próximos da posição normal.

Por que buscar capacitação em primeiros socorros?

Além de ser uma medida importante para controlar casos como os mencionados acima, um curso de primeiros socorros também tem o objetivo de preparar quem vai socorrer a manter o controle próprio e de outras pessoas ao redor, além da própria vítima. 

Pensando dessa forma, assim como uma fita antiderrapante para escada 3m pode impedir o descontrole e uma queda que resulte em fraturas, saber conduzir uma situação de acidente é indispensável para prevenir a piora de um quadro.

Além disso, quem realiza o curso pode aprender a prestar ajuda técnica com confiança, compreensão e sobriedade, elementos essenciais para gerenciar esse tipo de situação, sabendo agir com conhecimento e corretamente, o que faz toda a diferença. 

Por fim, também se ganha capacidade de avaliar limites físicos, o que ajuda no direcionamento do caso para a equipe médica, que virá até o local de atendimento com maiores informações e pronta para prestar o atendimento necessário.

Sabendo da importância de se contar com alguém devidamente preparado para agir em caso de acidentes, é possível dizer que qualquer pessoa que tenha interesse em aprender as técnicas de primeiros socorros pode se formar facilmente. 

Em geral, os cursos disponíveis na área estão se aperfeiçoando, até mesmo em oferecer opções renovadas que façam sentido para o público. 

Nesse caso, além da formação presencial, muitas pessoas dependem do curso a distância (EAD) para conseguir obter o seu certificado, e essa já é uma possibilidade nas principais instituições do país. 

Dessa forma, assim como uma clínica geral particular passou a atender consultas por telemedicina, gerando conforto e segurança para os seus pacientes, os cursos EAD vão se tornando uma opção para quem deseja obter conhecimentos em primeiros socorros. 

Considerações finais

As situações de riscos estão presentes nos mais diversos tipos de ambientes, e saber o que fazer quando elas ocorrem é uma maneira de ajudar as vítimas e de salvar vidas. 

Por isso, quem se preocupa com esse tipo de acontecimento deve procurar o quanto antes realizar um curso de formação em primeiros socorros, conhecendo técnicas que podem ajudar nas mais diversas ocasiões. 

Se este é o seu caso, não deixe de buscar uma instituição que forneça esse tipo de curso e se matricule, para que seja possível atuar no amparo às vítimas, estejam elas em ambientes públicos, privados ou até mesmo dentro da sua casa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Por que prestar concurso público?

Por que prestar concurso público?

Liderança saiba como ser um ótimo líder

Liderança: saiba como ser um ótimo líder