in , , ,

Como ter mais produtividade no seu micro curso?

Como ter mais produtividade no seu micro curso

Os cursos de modalidade de ensino à distância (EaD) estão em alta no Brasil.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) de março de 2022, cerca de 3,7 milhões de estudantes já se matricularam em cursos à distância.

Entre os cursos mais procurados, estão os micro cursos, que possuem uma carga horária menor em comparação a outros cursos online.

Além disso, os micro cursos oferecem muitas vantagens para os estudantes.

Os micro cursos são oferecidos através de uma plataforma para cursos online.

Existem cursos em muitas variedades diferentes, como Moda e Beleza, Desenvolvimento Pessoal, Negócios e Marketing, Educação e muito mais.

Um diferencial dos micro cursos é que eles são voltados para ensinar conhecimentos muito específicos, de forma rápida e direta.

Com o aumento da procura por cursos na internet, também surgiram muitos artigos, vídeos e tutoriais para você ser mais produtivo em cursos online.

No entanto, as dicas não valem para micro cursos, que apresentam muitas diferenças. Por isso, aprenda como ter mais produtividade em seu micro curso.

1. Marque um horário e uma data para realizar seu micro curso

Como um micro curso não tem a mesma carga horária abrangente de um curso online, que pode durar alguns dias ou até semanas, é possível realizá-lo de uma vez só.

Por isso, faça uma organização em sua agenda pessoal para fazer seu micro curso.

O ideal é estar em um local tranquilo, sem distrações ou interrupções, com iluminação adequada e um móvel confortável para sentar ou deitar.

1. Marque um horário e uma data para realizar seu micro curso

Embora seja possível fazer um micro-curso em um horário de intervalo, como no horário de almoço do trabalho ou no transporte público, para ter mais produtividade, o ideal é marcar uma hora e uma data em que você estará mais tranquilo.

Pode ser durante à noite, depois de terminar as tarefas do dia ou mesmo em um final de semana.

Ao contrário de um curso com uma duração mais longa, você poderá fazer seu micro curso deitado na cama ou sentado no sofá da sala. Fazer o micro curso no smartphone também é recomendado.

2. Tenha o material necessário para aprender

Para ter mais produtividade em seu micro curso, tenha o material necessário para aprender tudo da aula. Ou seja, se for uma aula de violão, deixe seu instrumento por perto.

Caso seja uma aula de artesanato, tenha os materiais necessários disponíveis.

No caso de uma aula na área de Negócios e Marketing ou de algum software como Excel, tenha material de papelaria para anotar os tópicos mais importantes, como caderno, caneta, lápis e borracha.

Por isso é tão importante seguir a primeira dica. Ao ter um horário, uma data e um local tranquilo para estudar, você terá mais produtividade no seu micro curso.

3. Faça pausas durante seu estudo

Como um micro curso tem uma carga horária menor, você pode realizá-lo de uma vez só ou dividindo em duas vezes.

Isso só traz benefícios, como a maior retenção de informação de sua parte.

Ou seja, você não precisará buscar informações esquecidas da primeira aula de uma semana atrás para entender o conteúdo, como pode ocorrer em outros cursos EaD.

No entanto, estudar por mais de uma hora seguida pode ser cansativo, ainda mais depois de ter realizado outras responsabilidades cotidianas.

3. Faça pausas durante seu estudo

Nesse sentido, faça algumas pausas durante seu período de estudo.

Você pode levantar para ir ao banheiro, tomar água, café ou chá, checar as redes sociais, assistir um pouco de televisão e até conversar com familiares antes de voltar para seu momento de aprendizado.

Isso ajudará o cérebro a descansar e ficar mais focado na hora que você voltar para o micro curso.

4. Tenha uma boa noite de sono antes da aula

No dia anterior ao marcado para você fazer seu micro curso, tenha uma boa noite de sono. Vale deitar um pouco mais cedo e dormir 8 horas seguidas.

Isso porque um cérebro cansado não retém tanta informação e pode deixar você cansado, com pouca memória, sem foco e sem concentração.

Isso não fará nada bem para sua produtividade no micro curso. Por isso, depois de marcar a data e o horário de realização da aula, durma bem no dia anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que colocar na Bio do Instagram de nutricionista?

O que colocar na Bio do Instagram de nutricionista?

A importância de aprender sobre marketing digital

A importância de aprender sobre marketing digital