in , ,

Profissional da saúde: conheça as principais áreas de atuação

Profissional da saúde conheça as principais áreas de atuação

Você conhece todas as áreas de atuação do profissional de saúde? São muitas as diferentes posições para alguém que se dedique a atuar nesse tão nobre segmento da Humanidade.

Um profissional de saúde trabalha em contato direto com as pessoas doentes e tem como objetivo salvar vidas, independentemente de quem. Por causa disso, eles estão entre os profissionais com maior necessidade do mercado no momento, especialmente com a pandemia do novo coronavírus.

Quer conhecer quais são as principais áreas de atuação do profissional de saúde? Então siga a leitura do artigo abaixo até o fim!

Enfermagem é uma das principais áreas de atuação do profissional de saúde

Se o seu objetivo é o contato direto com os pacientes e a atuação para salvar vidas e aliviar dores, a enfermagem pode ser a área adequada para você.

Uma das principais características do setor é que ele é extremamente versátil, podendo atuar em diversos subnichos da medicina e há sempre necessidade de bons profissionais. Além disso, há uma boa oportunidade de crescimento na carreira via especializações, como o mestrado em terapia intensiva.

Para trabalhar no setor, é necessário ter excelente trato com as pessoas, muita paciência, dedicação e empatia. Além de lidar diretamente com os pacientes, esse profissional ainda precisará supervisionar a administração de remédios, cuidados de higiene e muito mais dentro de um hospital.

Enfermagem é uma das principais áreas de atuação do profissional de saúde

Medicina é a área mais tradicional dentro da Saúde

O médico é um dos profissionais mais respeitados dentro da nossa sociedade e isso se reflete em seu salário. No Brasil, o rendimento médio de um profissional da área é de R$10.527,00, podendo chegar a R$15 mil dependendo da experiência e outros fatores.

Além de ser bem recompensada, a profissão ainda tem muita versatilidade. Basicamente, um médico pode atuar como um clínico geral, mas também pode se especializar em praticamente qualquer área do corpo humano, do coração à reprodução, passando pelo cérebro, pulmão e muito mais.

No entanto, para ter sucesso na área, é preciso muita dedicação para estudar e passar em um dos vestibulares mais concorridos do país. Além disso, o profissional deve ter calmo para enfrentar situações de crise e se manter sempre atualizado.

Odontologia é um segmento de muita concorrência no Brasil

Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de dentistas do mundo? Pois é, nenhum outro país tem tantos profissionais do tipo quanto nós.

Isso mostra que a odontologia é muito respeitada por aqui, claro, mas também mostra que há muita concorrência para os profissionais que querem se destacar na área.

Por sorte, há também muita versatilidade na odontologia. Para trabalhar na área, é possível atender os cuidados básicos, mas também se especializar na parte estética, no tratamento de doenças específicas, na correção de desvios ou na aplicação de implantes.

Um bom dentista precisa de mãos muito precisas, empatia com os seus pacientes e uma boa capacidade de comunicação para poder manter o paciente entretido enquanto faz procedimentos complicados.

Fisioterapia é uma área com grande demanda no Brasil e no mundo

A fisioterapia consiste no universo de práticas destinadas a tratar problemas cinéticos do corpo. É, em outras palavras, uma área para ajudar com o movimento de órgãos e sistemas.

Há grande aplicação de mercado nessa área pois há boa versatilidade em termos de segmentos. Um fisioterapeuta pode se dedicar apenas a tratar com crianças, caso tenha um talento particular com esse tipo de público.

Se não for o caso, pode se dedicar a tratar doenças do trabalho (como lesão por esforço repetitivo) ou mesmo problemas esportivos, uma vez que há grande tradição esportiva no Brasil.

Para atuar na área, é preciso ter muita paciência e dedicação, além de capacidade de entender os limites dos pacientes.

Fisioterapia é uma área com grande demanda no Brasil e no mundo

Pesquisa e desenvolvimento é um segmento que pode crescer muito

Com a pandemia do novo coronavírus, houve uma nova onda de entendimento sobre a necessidade do Brasil investir pesado em pesquisa e desenvolvimento na área médica.

Isso indica que é possível que haja uma demanda vindoura por profissionais de saúde da área. Esses profissionais deverão se dedicar a pesquisar doenças e problemas de todo o tipo, na esperança de desenvolver curas, remédios e vacinas para as pessoas.

Como as outras áreas recomendadas neste artigo, o setor de pesquisa e desenvolvimento é bem versátil. Para começar, é possível se especializar em doenças, remédios, tratamentos ou vacinas, quatro setores que se comunicam entre si, mas que são diferentes.

Dentro desses quatro subgêneros, existem ainda as especificações de cada área de saúde. É possível pesquisar remédios para a cardiologia ou vacinas para infecções virais, tratamentos para doenças do sistema reprodutor feminino ou doenças pulmonares.

Essas são algumas das áreas de atuação do profissional de saúde de maior destaque no mercado atualmente. Elas reúnem bastante flexibilidade para permitir ao profissional se desenvolver em uma carreira que seja do jeito que ele deseja.

E aí, gostou do conteúdo? Comente abaixo dizendo qual das áreas mais atrai você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ferramentas incríveis de marketing digital para o mercado imobiliário

Ferramentas incríveis de marketing digital para o mercado imobiliário

O quanto é importante a ajuda profissional, após o nascimento de um bebê

O quanto é importante a ajuda profissional, após o nascimento de um bebê?