in , ,

Psicologia: a importância na pandemia

Psicologia: a importância na pandemia

Que a psicologia é uma área fundamental da saúde das pessoas, disso ninguém duvida. Em tempos de pandemia, ela se tornou ainda mais importante, dadas as consequências do isolamento social que se vive no mundo todo. 

A chegada do coronavírus pegou a todos de surpresa. De fato, ninguém tinha no horizonte passar por um período como esse, que trouxe quadros de saúde graves e efeitos negativos para a economia de diversos países no mundo. 

Os impactos do COVID-19 ainda não cessaram. Após o primeiro surto, muitos países também lidam com a mutação do vírus, o que resultou em uma segunda onda de infectados. 

Dentro desse cenário, no qual ainda se descobre muitas informações a respeito do coronavírus, algumas imposições permanecem na rotina da grande maioria das pessoas. 

A alteração da jornada de trabalho, a mudança adotada por boa parte das empresas com o formato home-office, o isolamento social de amigos e parentes são apenas alguns dos exemplos de ações que ainda estão trazendo consequências para a vida das pessoas. 

Muitos dos efeitos ainda estão sendo conhecidos. Enquanto milhões de pessoas perderam os seus empregos, a instabilidade nos sistemas de saúde e a superlotação de hospitais são outros fatores que agravam a situação.

Ainda que muitos estabelecimentos estejam retomando as suas atividades, como um colégio particular que volta a poder oferecer atividades presenciais para os alunos, várias restrições permanecem vigentes. 

Com todas essas implicações, a saúde mental das pessoas sofreu impactos que precisam ser bem trabalhados para evitar consequências mais graves. É aqui que entra a importância da psicologia durante o período da pandemia.

Segundo um estudo realizado em 2020 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os casos de estresse e ansiedade duplicaram, enquanto os de depressão tiveram alta de 90%.

Depois que outros países também exibiram pesquisas semelhantes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre o assunto, mostrando o quanto é necessário que os países de todo o mundo prestem o suporte psicológico para a população.

Se você compreende que a psicologia pode ter um papel fundamental neste momento de pandemia, mas quer entender melhor a sobre a importância dela para a superação desta fase, siga na leitura deste conteúdo e aprofunde os seus conhecimentos no assunto.

A importância da psicologia na sociedade

Os quadros de saúde envolvendo aspectos psicológicos sempre estiveram presentes na vida de várias pessoas. Com o passar do tempo, é cada vez mais comum perceber a conscientização dos pacientes sobre a necessidade de procurar ajuda profissional.

Durante um grande período, a visita a um psicólogo era vista com certo preconceito. No entanto, esse cenário vem mudando de forma considerável, o que mostra um avanço na sociedade de maneira geral.

Seja em uma visita a uma clínica ou com a presença do médico ao domicílio do paciente, é possível perceber o quanto a psicologia vem se mostrando como uma área da saúde indispensável para a sociedade.

Afinal, ela possui a função de ajudar as pessoas, por meio do aconselhamento profissional. Esse trabalho traz maior bem-estar para os pacientes, ajudando-os a superar as suas dificuldades em qualquer momento da vida.

Com a chegada da pandemia, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) instituiu como algumas das formas de atuação do psicólogo os seguintes eventos:

  • Situações de emergência;
  • Situações de desastre;
  • Contextos clínicos diversos;
  • Assistência social;
  • Saúde pública.

Além disso, um meio de dar continuidade ao atendimento dos pacientes, mesmo com a necessidade do isolamento social, foi a implementação do teleatendimento, realizado via notebook escritório em um ambiente virtual.

Se antes já era de suma importância que um paciente procurasse o auxílio profissional, na epidemia mundial que é vista no momento isso é ainda mais necessário.

Isso porque o psicólogo está habilitado para oferecer o suporte que qualquer pessoa que esteja enfrentando quadros mentais precisa, e tomar esse cuidado pode evitar uma série de consequências indesejadas.

A importância da psicologia na sociedade

Na pandemia, isso é ainda mais importante, de modo que saber quando recorrer ao auxílio médico é essencial para garantir a qualidade de vida.

Caso você tenha dúvidas sobre o melhor momento para isso, é fundamental analisar alguns aspectos de modo individual, para que o quadro possa ser conduzido da forma correta e no tempo certo.

As consequências do isolamento social

Como é sabido, muitas empresas se viram obrigadas a adaptar o seu modo de trabalho devido ao isolamento social. Assim, a contratação de uma empresa de motoboy, por exemplo, foi importante para dar continuidade às suas atividades.

Em grande medida, isso se tornou necessário já que as pessoas reduziram as saídas de casa, buscando diferentes alternativas para suprir as suas necessidades.

Pedidos de remédios e compras de supermercado passaram a ser realizados por aplicativos, e houve quem optou por encomendar até mesmo marmita congelada para semana.

No entanto, o isolamento social trouxe consequências para a vida das pessoas. Entre elas, houve o distanciamento de atividades comuns da rotina e a redução de visitas a amigos e parentes.

Esses cuidados protegem a saúde física de muitas pessoas, em especial dos idosos, mas com isso também surgiram dificuldades psicológicas, uma vez que essas decisões dificultaram a vida social das pessoas.

Estresse e medo, depressão e crises de ansiedade foram alguns dos casos mais vistos por profissionais de saúde, por motivos diversos.

Muitos desses quadros ainda se desdobram em outras consequências para as pessoas, como compulsão alimentar e sobrepeso.

Assim, algumas ações se tornaram cada vez mais comuns nos consultórios de psicologia, como a indicação de compra de um aparelho academia para realização de exercícios em casa.

Outra dica muito importante também foi a recomendação de chamadas de vídeo para criar maior proximidade entre as pessoas, diminuindo a sensação de solidão, principalmente para o público da terceira idade.

De qualquer modo, saber reconhecer quando buscar ajuda profissional é fundamental para diminuir as consequências da pandemia na saúde mental, e por isso é necessário saber identificar alguns dos possíveis problemas gerados por ela.

Sinais de que você pode precisar de ajuda profissional

Nem sempre é possível perceber se há algo de errado com a sua saúde mental, principalmente quando se experimenta uma situação nova como a vivida por todo o mundo devido à pandemia.

No entanto, assim como não é necessário esperar que um defeito apareça na porta da sua casa para recorrer a uma instalação fechadura eletrônica, é possível estar atento a alguns sinais que demonstram a importância de buscar ajuda profissional.

Para ajudar na identificação, confira uma lista de possíveis problemas que podem estar acontecendo com você e que merecem uma atenção especial:

  • Sentir emoções desagradáveis com frequência;
  • Sentir medo o tempo todo;
  • Querer se isolar de qualquer contato com entes queridos;
  • Enfrentar dificuldades para dormir;
  • Enfrentar dificuldades para se manter acordado;
  • Estar sempre com a sensação de desconforto;
  • Usar substâncias para se manter ativo durante o dia;
  • Perder o interesse pelo que sentia prazer em realizar;
  • Falta de apetite;
  • Compulsão alimentar;
  • Enfrentar dificuldades com tarefas simples da casa ou higiene;
  • Sentir estresse e cansaço o tempo todo;
  • Medo constante de ser contaminado;
  • Sintomas físicos de ansiedade;
  • Sofrimento por se sentir desconectado de pessoas próximas;
  • Ouvir de amigos/parentes que eles estão preocupados com você.

Sinais de que você pode precisar de ajuda profissional

Quando há a identificação de um ou de mais sintomas como esses, é importante buscar auxílio de um psicólogo para entender melhor o seu quadro.

Naturalmente, é comum passar e sentir algumas dessas sensações, mas a influência do isolamento social nesse período pode ser um fator de peso na consideração de outras possibilidades.

Há ainda considerações que ajudam a identificar com maior facilidade se um desses problemas pode ser mais grave, como a intensidade com que eles são vividos, a frequência, e o quanto eles impactam na vida das pessoas.

De qualquer maneira, cuidar da saúde sempre foi indispensável, e unificar o cuidado com o seu psicológico durante a pandemia pode ser um dos meios de evitar uma série de problemas futuros.

Considerações finais

A pandemia tem trazido consequências para a vida de diversas pessoas, tanto de crianças, como de adultos e de idosos. Sendo assim, encontrar meios de lidar com possíveis quadros mentais pode ser fundamental para resolver problemas diversos.

De qualquer modo, assim como um brinquedo estimulação sensorial pode ajudar no desenvolvimento de traços cognitivos em uma criança pequena, saber o que pode estar faltando na sua rotina é fundamental para solucionar questões pessoais.

Portanto, se você tem sentido alguns dos sinais listados no tópico anterior, não deixe de prestar mais atenção à sua rotina para perceber o quanto eles estão presentes no seu dia a dia.

A partir disso, busque ajuda de um profissional da área de psicologia, que terá a preparação técnica para auxiliar na sua recuperação, trazendo maior qualidade de vida e bem-estar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Redes sociais como alavancar negócios

Redes sociais: como alavancar negócios

Entenda os benefícios de cozinhar

Entenda os benefícios de cozinhar