in ,

Qual o papel da psicologia no ambiente de trabalho?

Qual o papel da psicologia no ambiente de trabalho

A psicologia é uma área que estuda a mente humana e o comportamento das pessoas, ao longo de nossa vida, podemos ser acometidos por situações que nos levam a ter atitudes diferentes daquelas que teríamos com estabilidade emocional.

A perda de um ente querido, uma situação traumática, abusos, entre outros, são exemplos de acontecimentos que podem mudar a maneira como uma pessoa age.

Para recuperar a própria personalidade e seguir em frente sem maiores problemas, é muito importante contar com a ajuda de um psicólogo. A partir disso, podemos começar a compreender sua importância.

Ele nos ajuda a superar qualquer tipo de evento em nossas vidas, proporcionando mais bem-estar e recuperando nossa saúde mental.

O psicólogo pode atuar em:

  • Consultório particular;
  • Hospitais;
  • Empresas;
  • Escolas.

Entre outros, melhorando o dia a dia de seus pacientes e orientando essas pessoas em diferentes situações.

No ambiente de trabalho, o profissional pode se deparar com situações difíceis, o que exalta ainda mais a importância do psicólogo nesse ambiente.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o papel dele, de que forma a psicologia influencia no ambiente de trabalho e dá algumas dicas para diminuir o estresse na vida profissional.

A psicologia é uma busca constante para compreender de que maneira uma pessoa cria a sua história, e o psicólogo pode conduzi-la para que se descubra, compreendo as suas dificuldades e se relacionar melhor consigo mesmo.

Esse profissional gosta de desvendar o comportamento humano, a mente e suas características.

Além de utilizar seus conhecimentos para melhorar a vida das pessoas e proporcionar bem-estar.

Assim como uma pessoa procura nutricionista esportivo para começar uma nova dieta ou melhorar seu desempenho no esporte, a procura por auxílio psicológico acontece, geralmente, quando o indivíduo se encontra em desequilíbrio emocional.

Você também pode procurar a ajuda dele quando algum parente se encontra em um momento difícil. 

Mas, mesmo que o psicólogo seja fundamental, inclusive quando não temos nenhum tipo de problema, a falta de conhecimento pode gerar receio em algumas pessoas.

Conhecer um pouco mais sobre o papel dele pode contribuir com a qualidade de vida e melhorar a saúde mental da pessoa.

A sociedade atual precisa da presença atuante do psicólogo, principalmente em um mercado de trabalho que prioriza a produtividade acima de qualquer coisa.

O modo como as pessoas vivem também colabora para o surgimento de doenças emocionais e outros distúrbios que afetam o comportamento. 

Portanto, tem entre os problemas mais comuns estão:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Síndrome do pânico;
  • Distúrbios alimentares.

Uma clínica médica especializada em psicologia costuma ser procurada por pessoas que estão vivenciando esses problemas. 

Sendo assim, o psicólogo também pode atuar em nossas vidas quando tudo está bem.

Por exemplo, uma pessoa pode procurá-lo para melhorar o autoconhecimento, tomar decisões mais assertivas e se tornar um indivíduo melhor a cada dia.

Muitas empresas contratam psicólogos para atuarem durante processos seletivos e para melhorar a saúde mental de seus colaboradores. Isso nos ajuda a entender a importância da psicologia no ambiente de trabalho.

Entenda o papel do psicólogo

A influência da psicologia no ambiente organizacional

O psicólogo é importante dentro das empresas porque toda organização também depende do fator humano para funcionar, e por isso precisa oferecer um ambiente de trabalho saudável e que maximize os talentos.

Os colaboradores precisam se sentir bem consigo mesmos, visto que qualquer problema pode ser o suficiente para abalar a rotina.

O psicólogo vai estudar a relação de cada colaborador com o sistema em que ele está inserido, para que ele possa aproveitar o melhor dela.

Também é por meio da psicologia que os gestores encontram a melhor forma de lidar com os colaboradores, portanto, ela ajuda a construir o clima organizacional, influenciando-o positivamente.

Esse profissional pode fazer parte da rotina de exame periódico trabalhista e atuar em diversas outras necessidades da corporação.

Planejamento de cargos

O psicólogo pode ajudar os gestores a elaborarem um plano de cargos e salários. Nesse sentido, pode fazer análises de cronogramas, benefícios e remunerações.

Atuando dessa maneira, ele garante que o planejamento de cargos seja útil para a empresa e justo com os colaboradores, o que acaba por atrair e reter talentos.

Treinamentos de colaboradores

Uma das coisas mais importantes para as organizações é aprimorar constantemente as habilidades de seus funcionários. 

O treinamento é capaz de aumentar os níveis de eficiência e o psicólogo pode ser muito importante nesse processo.

Isso acontece porque ele é o profissional mais adequado para realizar treinamentos, tanto para os novos colaboradores quanto para aqueles que já estão na empresa há algum tempo.

Além de estar presente em um exame clínico admissional, o psicólogo também pode realizar palestras, cursos e outros eventos voltados aos funcionários.

Avaliação de clima

O psicólogo também pode realizar uma avaliação de clima organizacional, fazendo uso de metodologias que avaliam as condições do ambiente corporativo.

É dessa forma que a empresa tem uma ideia dos níveis motivacionais de seus colaboradores, além de implementar as pesquisas de satisfação e gerir os conflitos internos.

Recrutamento e seleção de colaboradores

Qualquer empresa precisa da área de recrutamento e seleção e ela é muito importante para atrair e contratar profissionais que vão colaborar com o crescimento da companhia.

O psicólogo organizacional ajuda durante esse processo, fazendo entrevistas individuais, análises curriculares, dinâmicas de grupo, dentre outras maneiras.

Entretanto, além de contar com a psicologia, as empresas também precisam investir em maneiras de reduzir o estresse na vida profissional de seus colaboradores.

Dicas para reduzir o estresse na vida profissional

Não basta apenas contratar um psicólogo e achar que dessa forma seus colaboradores vão se sentir bem. 

Lembrando que ele é muito importante para a saúde mental de todos, mas a corporação também precisa fazer a sua parte.

Dicas para reduzir o estresse na vida profissional

Para reduzir o estresse da vida profissional de seus funcionários, além de contar com uma área exclusiva para a segurança do trabalho, também é importante investir nas seguintes práticas:

Equilibrar o dia a dia de trabalho

O gestor precisa estar por dentro das atividades desempenhadas pelos colaboradores, com o objetivo de se certificar de que elas estão equilibradas.

Os próprios funcionários precisam planejar suas tarefas, de modo a controlá-las e não precisar correr contra o tempo.

A maneira como uma pessoa contorna seus problemas pode fazer toda a diferença em seus níveis de estresse. 

Em vista disso, é muito importante mediar os conflitos dentro do ambiente de trabalho e não levá-los para a vida pessoal.

Procure equilibrar a vida pessoal e profissional, estabelecendo um limite entre elas, e uma das melhores formas de fazer isso é não levar trabalho para casa. Da mesma forma, não leve seus problemas para a empresa.

Investir em estratégias de comunicação

Os remédios manipulados podem ajudar a reduzir o estresse, mas a falta de comunicação pode colaborar com o surgimento dele e ainda desmotivar os colaboradores.

Para evitar fofocas, especulações e ressentimentos, a empresa deve descobrir maneiras de conversar com seus funcionários e definir as responsabilidades de cada um.

Os feedbacks constantes também são importantes porque permitem que cada profissional analise melhor seu desempenho e tenha mais segurança em relação ao seu trabalho no dia a dia.

Oferecer momentos de descontração

Momentos de descontração, como uma aula de música, podem incentivar a interação entre os colaboradores e tornar o ambiente de trabalho menos estressante.

Outros exemplos de momentos de descontração são as festas de aniversário na última sexta-feira do mês, palestras motivacionais e até mesmo trabalhos voluntários.

Tudo isso ajuda a melhorar o desempenho da equipe, torna os funcionários mais satisfeitos e faz com que eles se sintam valorizados.

Incentivar atividades físicas

As atividades físicas são fundamentais para reduzir a ansiedade e o estresse, além de combater a depressão.

É por isso que muitas empresas fazem parcerias com academias ou oferecem um espaço para os funcionários se exercitarem.

Junto com as atividades físicas, a organização pode incentivar o consumo de alimentos saudáveis, por exemplo, por meio de uma alimentação vegana.

Os profissionais terão a oportunidade de se conhecerem melhor, cuidar da saúde, sair da rotina, dentre outros benefícios que trazem bem-estar e reduzem o estresse.

Conclusão

Resumindo, a psicologia tem um papel muito importante na vida das pessoas e no cotidiano das empresas. 

O psicólogo é um profissional capaz de compreender a maneira como pensamos e agimos, que proporciona autoconhecimento e saúde mental.

Contar com um psicólogo dentro da corporação é possibilitar que os funcionários se tornem mais seguros, reduzindo os níveis de estresse e melhorando a qualidade de vida no ambiente profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual a importância de aprender matemática financeira

Qual a importância de aprender matemática financeira?

Por que contratar um coaching de carreira

Por que contratar um coaching de carreira?