in ,

Psicologia: entenda mais da área

Psicologia entenda mais da área

A área de psicologia é muito importante para a sociedade atual e vem chamando a atenção de muitas pessoas que estão decidindo a sua carreira profissional.  

Estudar a mente humana, entender seu comportamento e ajudar o ser humano a se compreender melhor são alguns dos objetivos de quem deseja seguir nessa profissão.

Além disso, a carreira de psicólogo tem se mostrado uma das mais rentáveis e promissoras, pois a terapia e acompanhamento com esses profissionais são importantes para qualquer pessoa.

Hoje em dia, a sociedade entende que não precisamos esperar até que uma desordem apareça para procurar ajuda.

Acompanhamento psicológico é bom para qualquer um, tendo em vista o mundo em que vivemos atualmente.

Com muito trabalho pela frente e muitas novidades na área, estudar psicologia pode ser uma boa escolha, desde que você conheça bem quais são suas características. Assim, você vai seguir em frente de maneira mais consciente.

Mesmo sendo uma profissão em alta com muitos profissionais atuando, não faltam oportunidades para os psicólogos.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é Psicologia, as áreas em que atua, quais são suas vertentes e a importância do psicólogo para a sociedade atual.

O que é Psicologia?

Psicologia é o estudo da mente e do comportamento, de maneira multifacetada e com sub-campos que incluem áreas como:

  • Desenvolvimento humano;
  • Esportes;
  • Saúde;
  • Comportamento clínico;
  • Processos cognitivos;
  • Comportamento social.

O termo surgiu do Grego “psyque”, que pode ser traduzido como “mente” e “logos”, que pode ser interpretado como “conhecimento ou estudo”.

Portanto, trata-se do estudo da mente, formando profissionais importantes para a sociedade, atuando em consultórios e dentro de empresas, como uma fabricante de placas informativas personalizadas.  

Essa ciência se dedica a estudar as causas do comportamento humano, por meio de procedimentos sistemáticos e objetivos, que visam à observação, medição e análise.

Isso é feito tendo como base apoios as interpretações teóricas, previsões, explicações e generalizações. É dessa forma que os psicólogos conseguem entender a mente humana em toda a sua complexidade.

Não é possível observar a mente de maneira direta, como conseguimos observar um órgão qualquer do corpo humano e seu funcionamento. 

No entanto, sentimentos, falas e ações são frutos da mente e determinados por ela.

O psicólogo usa o comportamento humano para estudar teorias a respeito do funcionamento da mente. 

Seus pacientes, então, passam a compreender seus próprios processos mentais e quais desencadeiam reações negativas.

A partir disso, um psicólogo que atue dentro de uma grande gráfica de banner informativo, por exemplo, consegue trabalhar as reações de seus pacientes, de forma a construir uma mente mais saudável.

O que é Psicologia?

No Brasil, existem cerca de 390 mil psicólogos e 90% deles são mulheres e todos estão atuando em diversas áreas, como:

  • Empresas;
  • Hospitais;
  • Escolas;
  • Clínicas.

Existem outras possibilidades e veremos um pouco melhor sobre elas mais à frente. Mas, antes, é importante que você conheça um pouco mais sobre as vertentes que fazem parte da área.

Vertentes da Psicologia

Toda vez que quisermos explicar por que uma pessoa pensa e age de uma maneira, estamos falando de Psicologia.

Portanto, para que o profissional possa entregar o seu cartão de visita psicologo, ele precisa estudar suas vertentes. 

Algumas delas são:

Psicologia cognitiva

Essa vertente estuda os processos mentais internos, como linguagem, resolução de problemas, aprendizado e memória.

Portanto, é uma maneira de analisar como as pessoas pensam, se comunicam, lembram, aprendem e percebem.

A psicologia cognitiva está relacionada à neurociência, filosofia e linguística e avalia como as pessoas adquirem, processam e armazenam informação.

Psicologia clínica

Trata-se de uma área que faz a integração entre a ciência, a teoria e a prática, de modo a prever e avaliar diversos problemas relacionados à adaptação, desconforto e incapacidade.

Para que o sujeito se ajuste e se desenvolva, o psicólogo se concentra nos aspectos intelectuais, emocionais, biológicos, psicológicos, sociais e comportamentais do paciente, ao longo de toda a sua vida.

Essa é a que ajuda o ser humano a se desenvolver como indivíduo e a ter mais bem-estar no seu dia a dia.

Psicologia forense

Ao contrário do psicólogo que trabalha em uma fabricante de calendário personalizado com fotos, este profissional é voltado à lei e às investigações criminais.

A psicologia é praticada dentro do sistema de justiça e dos tribunais, a fim de avaliar fatores psicológicos que possam ter influenciado em um caso.

Neuropsicologia

Esta é a área que analisa toda a estrutura e função do cérebro, no que diz respeito aos comportamentos e processos psicológicos. É ela que avalia lesões no cérebro e também atividade elétrica no órgão.

Por exemplo, esse psicólogo pode determinar se uma pessoa pode vir a apresentar problemas comportamentais após ter sofrido uma lesão no cérebro, prescrevendo um tratamento com antecedência.

Psicologia ocupacional

Este sim é o profissional que atua dentro das mais variadas empresas, como uma fabricante de pasta personalizada com orelha.

Dentro do ambiente corporativo, ele pode ajudar a aumentar a produtividade e a retenção de colaboradores.

Os psicólogos ocupacionais avaliam e fazem recomendações acerca do desempenho das pessoas no ambiente de trabalho. 

Além disso, também ajudam as organizações a encontrarem alternativas para seu funcionamento.

Tudo isso ajuda a melhorar a eficiência dos funcionários, além de aumentar a satisfação deles em suas atividades do cotidiano.  

Como os psicólogos podem atuar

Os psicólogos são profissionais que não precisam, necessariamente, atuar dentro de um consultório, de maneira particular.

Eles podem trabalhar dentro de escolas, por exemplo, como foco na melhoria do desempenho dos alunos.

O profissional de psicologia também pode atuar dentro de hospitais, para trabalhar a psique de pacientes e também de pessoas próximas a eles.

Como os psicólogos podem atuar

Também auxilia os profissionais que lidam diariamente com a vida e a morte de pacientes, sendo necessária a presença do psicólogo em uma UTI, centro cirúrgico, pronto-socorro, dentre outras partes do hospital.

O psicólogo também pode usar uma sala de reunião escritório para orientar profissionais dentro das empresas, para que possam lidar melhor com a tomada de decisões, rendimento e outras possibilidades.

Também pode atuar com atletas, auxiliando-os em períodos decisivos, como final de jogos, competições dentre outras situações que possam desencadear medo e ansiedade.

Para trabalhar em qualquer área da psicologia, primeiramente, é preciso fazer o curso de graduação, que pode ser presencial ou a distância e tem duração de 4 anos.

Feito isso, o psicólogo estará apto a fazer atendimentos com atendimento clínico, mas se pretende se dedicar a uma área em específico, então, precisa fazer cursos de especialização e pós-graduação voltados a essa área.

Os cursos de graduação a distância oferecidos hoje pelas instituições de ensino são tão bons quanto os presenciais, e formam profissionais capacitados para atuar na área, em suas mais variadas vertentes, assim como os cursos de pós-graduação.

Os alunos podem assistir a eventos em uma sala de palestra totalmente on-line, sobre assuntos atuais e as principais novidades da área.

Importância do psicólogo para a sociedade

Os problemas da mente podem ser difíceis de tratar, devido a sua alta complexidade. 

Sinais físicos são mais fáceis de serem identificados, mas para saber se há alguma desordem da psique, é necessário observar o comportamento humano.

Para isso, o psicólogo se encontra com seu paciente e o avalia de modo a descobrir quais são as suas preocupações. É dessa forma que ele descobre o que provoca alguma dificuldade e qual o melhor tratamento.

Para a sociedade como um todo, os psicólogos são importantes porque realizam estudos e aconselham as autoridades de saúde e demais órgãos acerca de estratégias sociais.

Eles avaliam as crianças que têm dificuldade na escola, anotam alguns aspectos em um moleskine branco e depois orientam pais e educadores sobre as melhores atitudes a serem tomadas.

Dentro dos colégios, eles ajudam na implantação de programas e medidas para evitar o bullying, além de ajudar as empresas em seus processos de recrutamento, encontrando o profissional adequado para cada cargo.

Por fim, o psicólogo é importante porque ele ajuda uma pessoa a identificar o que está fazendo com que ela pense e aja de determinada maneira. 

Essa compreensão é importante para que o sujeito tenha recursos para lidar com suas limitações.

Entender o que se passa dentro da mente é o primeiro passo para diagnosticar e resolver problemas sérios, como depressão, ansiedade, transtornos alimentares e comportamentais dentre outros.

Conclusão

A carreira de psicólogo é promissora e ideal para quem quer ajudar as pessoas a se conhecerem e a entenderem sua própria mente.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa área, pode tomar uma decisão mais assertiva acerca da sua escolha profissional, e ter uma carreira de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Por que aprender Excel

Por que aprender Excel?

Por que empreender

Por que empreender?