in

Quais são os temas mais em alta para cursos em 2021?

Cursos em 2020

Muitas pessoas pensam em fazer cursos online para se atualizarem, seja pessoal ou profissionalmente, principalmente por conta do mercado de trabalho estar cada vez mais concorrido.

Também há muitas pessoas que buscam esses cursos para melhorarem a qualidade de vida ou se recolocarem no mercado. Independentemente de qual seja o motivo, fazer esses cursos é sempre muito vantajoso.

São opções mais baratas e que trazem flexibilidade de horário. Portanto, é uma excelente oportunidade para se desenvolver como profissional e como pessoa.

Há alguns anos atrás, os cursos a distância eram raros, mas atualmente são uma realidade, principalmente por conta das instituições de ensino estarem temporariamente trabalhando apenas com essa alternativa.

Em um futuro próximo, muitas opções de cursos estarão disponíveis apenas pela internet. Sendo assim, mais do que ter sua qualidade garantida, os cursos online serão predominantes em muitas partes do mundo.

A dúvida, então, está relacionada a quais cursos fazer, onde fazer e como se organizar para ter o melhor desempenho. Fatores importantes que devem ser levados em conta na hora da escolha.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre os motivos para fazer um curso a distância, quais estão em alta em 2020 e o que leva as pessoas a optarem por essa modalidade. Acompanhe!

Por que fazer um curso online?Por que fazer um curso online

Os cursos a distância têm muitas vantagens, que vão desde a economia, até um tempo mais flexível para conciliar estudos, trabalho, lazer e família. E dentre as principais estão:

1 – Melhora na vida profissional

Muitos profissionais, com ou sem graduação, encontram nos cursos a distância uma excelente oportunidade de melhorar a sua vida profissional. Isso porque muitas opções podem ser encontradas, como:

  • Graduação;
  • Pós-graduação;
  • Especialização;
  • Curso de idioma.

O profissional não precisa estar presente na sala de aula, por isso, se ele precisa trabalhar o dia todo com compressor de ar schulz, não precisa sacrificar o seu descanso à noite para estar dentro da instituição de ensino.

Ao conciliar trabalho e estudos de maneira mais flexível, ele terá a oportunidade perfeita de ter em mãos o prático e o teórico.

2 – Melhora na vida pessoal

Estudar não é apenas uma maneira de obter conhecimento sobre determinada profissão ou assunto e ter um salário melhor. O estudo edifica a pessoa como ser humano.

É por meio dele que a mente se expande e que nos tornamos capazes de compreender melhor o mundo real.

Sendo assim, mesmo para quem não tem intenção de voltar ao mercado de trabalho ou conquistar um emprego melhor, fazer um curso é uma maneira de aprender sobre outros assuntos e se integrar melhor à sociedade que vivemos.

3 – Economia

É difícil encontrar um curso online que não seja mais barato do que um curso presencial. Além disso, o aluno não precisa sair de seu trabalho com locação de empilhadeira no final do dia e se deslocar para a instituição.  

Isso representa uma economia com passagens e também com alimentação. Os materiais também são digitais.

Ou seja, além de pagar uma mensalidade mais baixa, elimina outros gastos comuns aos cursos presenciais.

4 – Flexibilidade de tempo

No ensino à distância, é o aluno quem gerencia seu próprio tempo. Ou seja, ele é capaz de seguir o seu próprio ritmo, sem ter aquela limitação de ter que comparecer às aulas diariamente.

No entanto, é muito importante ter responsabilidade e disciplina para absorver o conteúdo e aproveitar o curso ao máximo.

5 – Acesso aos certificados

Da mesma forma que acontece com os cursos presenciais, os cursos online também oferecem certificado. 

Inclusive, na maioria das vezes, não é feita distinção entre um certificado e outro.

Portanto, além de ser mais barato, ter um horário flexível que permite o aluno se dedicar a outras atividades importantes, como pesquisar sobre viga de ferro preço. Assim, ele ainda terá em mãos um certificado valorizado no mercado de trabalho.

6 – Mais concentração nos estudos

As salas de aula, em muitos momentos, são lugares barulhentos e que tiram a concentração dos alunos. Estudando em casa, você pode escolher o lugar que preferir para estudar.

Isso permite um nível de concentração maior, podendo focar melhor nos conteúdos. Então, a quantidade de matérias que são absorvidas pelo estudante aumenta.

7 – Inclusão social

Os cursos online são ótimos para promover a inclusão social. Isso porque qualquer pessoa pode optar por eles, inclusive aquelas que possuem alguma limitação física.

Nos cursos presenciais, é necessário que os alunos se locomovam todos os dias para a instituição, algo que pode ser bem difícil para quem tem a mobilidade reduzida.

8 – Mais interatividade

A interatividade é fundamental para o processo de aprendizagem, e também para aumentar a criatividade do aluno.

Por causa disso, é possível assimilar melhor uma série de técnicas, que vão desde aluguel de equipamentos para construção, até qualquer outro assunto vinculado ao curso.

A interatividade enriquece a absorção de conhecimento porque ela faz uso de opções como:

  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Infográficos;
  • Slides;
  • Fóruns.

Além dessas, muitas opções podem ser integradas, o que facilita para que o aluno trabalhe da melhor maneira possível os conteúdos passados.

Cursos em alta em 2020Cursos em alta

Com todas essas razões bem esclarecidas, está na hora de conhecer quais são os cursos que estão em alta em 2020, que você pode fazer do conforto da sua casa.

Mas antes, é importante dizer que, independentemente de qual seja a escolha feita, os cursos online podem ajudar de diversas maneiras.

Eles são importantes para pessoas que buscam recolocação no mercado, profissionais que buscam se aprofundar em algum assunto e até pessoas que queiram cuidar melhor da saúde da mente e do corpo, afinal estudar mantém o cérebro em funcionamento e agrega cada vez mais conhecimentos. E dentre as principais opções estão:

1 – Curso online de inglês

Aprender um segundo idioma é fundamental para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho e para quem almeja fortalecer a sua carreira profissional.

Além disso, ele é importante para aumentar o conhecimento cultural dos alunos, uma vez que toda língua carrega consigo a cultura de um povo.

Existem opções de cursos gratuitos e pagos com certificado, aulas em áudio, conversação e de vocabulário.

2 – Curso de teologia

Os estudos bíblicos são procurados pelos mais diferentes perfis de pessoas e também de profissionais. 

Desde aqueles que trabalham em vidrarias para laboratório, até as mais variadas profissões, o curso de teologia é uma boa escolha para o tempo livre.

Também pode ser encontrado gratuitamente com certificado. Ele abrange vários temas como a necessidade das escrituras, a existência de Deus, a criação do homem dentre outros assuntos.

3 – Curso de maquiagem

Muitos profissionais maquiadores se destacam no mercado por meio de cursos que aperfeiçoam técnicas. E estes cursos também estão disponíveis na internet.

Eles também podem ser pagos ou gratuitos, e na modalidade gratuita são abordados assuntos como delineado gatinho, aplicação de cílios postiços, esfumado de sombras, maquiagem de festa, dentre outras pautas.

Qualquer pessoa pode fazer o curso, aliás, até aqui, abordamos cursos que, assim como o de bomba de água centrífuga, podem ser feitos por qualquer um que tiver interesse.

4 – Curso de introdução ao Yoga

Esta é uma excelente opção para quem deseja ocupar o tempo, afinal, o Yoga é uma atividade que une corpo e mente e é muito importante para o equilíbrio de ambos. 

Além de ajudar a relaxar, traz mais vitalidade para quem pratica.

No curso são abordados temas como tipos de Yoga, a importância da respiração, Yoga e alimentação, livros, filmes e documentários relacionados dentre outros assuntos.

Mesmo para quem trabalha o dia todo com corte e dobra de chapas, este curso é uma excelente opção para relaxar e melhorar a qualidade de vida.

5 – Curso de agente comunitário da saúde

Este curso também pode ser encontrado nas modalidades gratuita e paga, e é totalmente feito pela internet.

Obviamente, na modalidade gratuita ele é mais básico, mas aborda assuntos importantes e de relevância para diversos profissionais, principalmente os de saúde.

Temas como visita domiciliar, moral e ética, técnicas de entrevista, cadastramento de famílias, entre outros temas são abordados. Para um enfermeiro que lide com cateter intravenoso na rede pública, é um complemento vantajoso para os seus conhecimentos.

Conclusão

Estudar é sempre dar um passo à frente na jornada, independentemente do curso escolhido ser ou não relacionado com a profissão dos estudantes. Obter conhecimento é sempre válido e importante para o crescimento pessoal e profissional.

E por meio dos cursos online, as pessoas têm acesso a uma formação que varia muito, como pudemos ver nas opções em alta este ano, bem como ter a possibilidade de realizar os estudos de acordo com seu ritmo e disponibilidade de horários.

É uma maneira de conquistar um espaço melhor no mercado de trabalho, além de agregar conhecimentos que já possui. Por isso, escolha o curso ideal e comece a estudar o quanto antes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que é necessário aprender outros idiomas?

Por que é necessário aprender outros idiomas?

Primeiros passos para quem deseja iniciar a vida profissional

Primeiros passos para quem deseja iniciar a vida profissional