in , ,

Quais são as áreas que um especialista em segurança do trabalho pode atuar?

Quais são as áreas que um especialista em segurança do trabalho pode atuar

O especialista em segurança do trabalho é o profissional destinado a orientar, analisar e averiguar as condições de proteção dos colaboradores em um ambiente corporativo, como indústrias, empresas, escritórios, fábricas, entre outros locais.

A carreira é considerada uma das mais promissoras da atualidade, devido às exigências legais para o cumprimento das NRs (normas regulamentadoras), mas também para a promoção da qualidade de vida e saúde integral dos trabalhadores.

Já não é segredo para ninguém que ter funcionários mais felizes e seguros é a chave para aumentar a produtividade. 

Por esse motivo, o profissional de segurança do trabalho é cada vez mais requisitado nos estabelecimentos de qualquer porte.

Para quem se interessa no assunto, é possível encontrar cursos online completos de segurança do trabalho, com materiais atualizados e professores experientes. 

Aliás, muitas modalidades de ensino a distância têm a mesma validade que cursos presenciais, tornando a formação muito mais democrática e acessível.

Ou seja, se você está procurando uma oportunidade na carreira de segurança no trabalho, vale a pena dar uma olhada nos principais cursos online para formação técnica ou aprimoramento profissional.

No artigo de hoje, saiba quais são as áreas que um especialista na segurança do trabalho pode atuar e outras curiosidades sobre a carreira. Acompanhe a leitura!

O que é um acidente de trabalho?

Considera-se acidente de trabalho toda lesão corporal ou alteração da capacidade funcional dos colaboradores no exercício da profissão. 

Assim, vale destacar que tal acidente pode resultar em morte ou incapacidade para a atividade, seja ela permanente ou temporária.

Alguns empreendimentos oferecem um risco maior aos colaboradores e, por conta disso, elas devem adotar medidas de segurança mais rígidas. 

Por exemplo, em uma empresa de manutenção predial, é importante fornecer EPIs (equipamentos de proteção individual) e EPCs (equipamentos de proteção coletiva) a fim de evitar acidentes.

Tal medida é essencial porque, de acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Previdência Social, cerca de sete brasileiros perdem a vida todos os dias em acidentes de trabalho. 

O dado é alarmante, mesmo que nos últimos anos o número tenha apresentado uma queda.

Assim, é responsabilidade das empresas oferecer um ambiente seguro aos seus colaboradores, conforme o artigo 19 da Lei no 8.213/91. 

Por isso, proporcionar um local adequado para a saúde física e mental é um dos grandes desafios dos gestores, mas com o investimento em profissionais de segurança do trabalho, é possível amenizar as estatísticas de acidentes.

O que é um acidente de trabalho

O que faz um especialista em segurança do trabalho?

O especialista em segurança do trabalho opera diretamente nas ações de proteção de empresas pequenas, médias ou grandes. 

A legislação brasileira regulamenta a profissão e, entre as normas, obriga que cada organização adote serviços especializados em segurança, medicina e higiene do trabalho.

Os detalhes quanto à quantidade de especialistas irá depender diretamente do porte da empresa, do risco da atividade principal e o número de colaboradores.

Por exemplo, na realização de um jateamento abrasivo, que é uma tarefa de risco, a presença do especialista em segurança do trabalho é indispensável.

Entre as principais iniciativas realizadas por este profissional, destacam-se:

  • Avaliação das condições ambientais;
  • Análise de segurança e saúde no local de trabalho;
  • Elaboração de laudos de insalubridade e periculosidade;
  • Participação em perícias trabalhistas da organização;
  • Criação de projetos para prevenção de acidentes;
  • Desenvolvimento treinamentos educativos aos colaboradores;
  • Mapeamento dos riscos ambientais e materiais;
  • Cumprimento das normas regulamentadoras e outras legislações;
  • Realização de cursos em salas para treinamento de funcionários.

Portanto, o principal objetivo do especialista em segurança do trabalho é garantir a proteção de todos os colaboradores da empresa. 

Por isso, as atividades do profissional são centradas na execução de medidas de proteção, minimização de riscos e acompanhamento do bem-estar dos funcionários.

O quadro de segurança do trabalho das empresas é composto de uma equipe multidisciplinar de profissionais, incluindo um técnico, um engenheiro, um médico e um enfermeiro do trabalho, o quadro deve ter capacidade técnica para procedimentos da segurança do trabalho.

Basicamente, esses profissionais são os que fazem parte do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).

Os colaboradores da empresa também podem constituir o CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que visa ajudar na elaboração de planos preventivos de acidentes e doenças ocupacionais.

Qual é a importância da segurança do trabalho?

A segurança do trabalho está diretamente relacionada com a qualidade de vida dos colaboradores, diante da eliminação ou controle de riscos.

Dessa forma, na pintura de uma fachada comercial moderna, por exemplo, os profissionais se sentem mais confortáveis e aptos para realizar a atividade, mesmo que o exercício apresente alguns riscos (no caso do exemplo, o trabalho em altura).

Além do aumento na produtividade, a segurança do trabalho também reduz gastos para empresas, visto que as organizações tendem a despender grandes investimentos para cobrir um acidentado afastado.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), mais de 90% dos acidentes de trabalho poderiam ter sido evitados com ações planejadas de segurança.

Não é à toa que muitos regras estabelecem a obrigatoriedade de planejamentos de prevenção, como o laudo AVCB bombeiros, que atesta as condições de segurança contra incêndio em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas.

 

A conscientização e o treinamento em segurança do trabalho também são fundamentais para a gestão organizacional, visto que essas ações são responsáveis por capacitar os colaboradores e melhorar o desempenho em suas atividades.

Quem pode se tornar um especialista em segurança do trabalho?

Hoje em dia, é possível encontrar diferentes profissionais exercendo funções de segurança do trabalho, o que torna o acesso à formação muito mais democrática. A profissão é devidamente regulamentada pela Lei no 7.410/85.

O curso técnico na área pode ser feito por qualquer pessoa que tenha terminado o ensino médio.

Além disso, a formação de técnico em segurança do trabalho é uma das modalidades mais procuradas, devido às boas oportunidades no mercado.

Já o cargo de engenheiro em segurança do trabalho é uma pós-graduação e, por isso, só pode ser exercido por profissionais devidamente formados, com graduação em engenharia ou arquitetura.

Pessoas formadas em outras áreas podem fazer o curso de especialização em segurança no trabalho, porém não se tornarão engenheiros, apenas especialistas.

Em geral, o engenheiro de segurança do trabalho, com especialização, ganha uma média salarial de R$ 5 a 8 mil reais. 

Como é o curso de especialização em segurança do trabalho?

O curso de especialização em segurança do trabalho é bastante completo. 

Com ele, o aluno terá contato com as principais normas regulamentadoras e legislações para cumprimento de segurança e controle de riscos em ambiente corporativo.

Sendo assim, o especialista saberá identificar as melhores medidas para evitar acidentes com uma caldeira flamotubular, por exemplo, entre outras atividades em fábricas, indústrias, metalúrgicas e empresas de qualquer porte.

Normalmente, o curso de especialização tem uma carga horária de 602 horas, envolvendo disciplinas de psicologia, saúde, direito, uso de equipamentos, entre outros aspectos essenciais para a preservação da saúde e do ambiente.

Além disso, o estudante de segurança do trabalho terá contato com metodologias de pesquisa, administração e proteção ao meio ambiente.

Na condição de especialista, o aluno será apto para assessorar as organizações em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, bem como criar planos para o uso correto de equipamentos e máquinas, como o manuseio de uma furadeira SDS plus.

Como escolher o melhor curso de especialização em segurança do trabalho?

Para escolher o melhor curso de especialização em segurança do trabalho, é preciso fazer uma ampla pesquisa de mercado, dando preferência para instituições que ofereçam uma grade atualizada e objetiva das disciplinas.

Os cursos online são capazes de oferecer uma formação ampla e, além disso, proporciona muito mais conforto aos estudantes, já que não é preciso sair de casa para assistir às aulas. 

Mais ainda, há locais em que os estudantes têm liberdade de criar o próprio cronograma, tornando o aprendizado muito mais fácil e autônomo.

Vale dizer que durante o curso, é possível aproveitar os conhecimentos apreendidos e fazer projeções em situações reais, como medidas de prevenção para coleta de entulhos e gerenciamento de resíduos.

Como escolher o melhor curso de especialização em segurança do trabalho

Conclusão

O especialista em segurança do trabalho é um dos profissionais mais requisitados em todos os tipos de empresas, desde microempreendimentos até multinacionais. 

Isso porque, algumas atividades expõem os empregados a riscos, em diferentes graus, seja pelo desenvolvimento de uma lesão por repetição (LER/DORT), ou até mesmo outros acidentes.

Por esse motivo, a carreira em segurança do trabalho é extremamente importante para o desenvolvimento das organizações, sendo uma área promissora.

Com o aprimoramento da tecnologia, o curso de especialização em segurança do trabalho ficou disponível em plataformas online, tornando o acesso às disciplinas muito mais simples e prática, oferecendo novas possibilidades ao interessados em ingressar no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências

https://gestaodesegurancaprivada.com.br/seguranca-do-trabalho-conceito/

https://www.areaseg.com/seg/

https://www.vagas.com.br/cargo/especialista-em-seguranca-do-trabalho

https://mercadoemfoco.unisul.br/possibilidades-de-atuacao-profissional-na-area-de-higiene-do-trabalho/

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/seguranca-do-trabalho-entenda-a-importancia-desses-profissionais

https://blog.ucl.br/engenharia-de-seguranca-do-trabalho-como-atuar-na-area/

https://blog.safesst.com.br/afinal-quais-os-custos-dos-acidentes-de-trabalho-para-as-empresas/#:~:text=Custos%20indiretos&text=Para%20cobrir%20um%20acidentado%20afastado,haver%C3%A1%20ainda%20gastos%20com%20multas.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Dicas para vender produtos ao público infantil

Dicas para vender produtos ao público infantil

Saiba em quais áreas um coaching pode atuar

Saiba em quais áreas um coaching pode atuar