in ,

Quais são as matérias da faculdade de medicina?

Quais são as matérias da faculdade de medicina

Se você está pensando agora em entrar numa faculdade de Medicina, uma das principais preocupações é o que se estuda em Medicina. Afinal, quais são as matérias da faculdade de Medicina?

Bem, são muitas. O curso de Medicina é um dos mais amplos em carreiras, com o aluno podendo seguir diversos caminhos. Contudo, há algumas matérias que se destacam, sendo as principais na grade curricular de Medicina.

E qual é a grade de matérias de Medicina? Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre o assunto!

Como funciona o curso de medicina?

Apesar das diferenças de instituição de ensino para instituição de ensino, os desafios enfrentados são quase sempre os mesmos.

O curso de medicina se trata de um bacharelado com duração de seis anos, que geralmente é oferecido no modelo integral. A grade curricular de Medicina se organiza de maneira diferente em cada instituição de ensino.

Em certos casos, as disciplinas de medicina são organizadas em módulos que abarcam uma área de conhecimento específica. Em outras, o ensino é baseado em eixos ou áreas do saber que se desenvolvem conforme o curso.

No geral, a grade de matérias de Medicina é quase sempre a mesma e se divide em três etapas:

  • Ciclo básico: dura 2 anos e engloba as disciplinas mais teóricas e introdutórias;
  • Ciclo clínico: dura 2 anos e prepara o aluno para lidar com pacientes, tendo um estudo aprofundado de doenças;
  • Internato: é realizado nos últimos anos do curso e coloca o conhecimento do aluno em prática em hospitais, com rotina mais intensa.

Por que é importante conhecer a grade de matérias de Medicina?

O conhecimento prévio sobre o que se estuda em Medicina lhe auxilia a pensar na sua formação no longo prazo. A grade curricular de Medicina exige muita leitura, pesquisa, aulas práticas e por aí vai.

Além disso, ter esse conhecimento prévio lhe permite estar mais atento às novas técnicas de tratamento, tecnologias e medicamentos.

Por fim, permite que você já se prepare na questão de materiais do curso. Na Casa do Estetoscópio, você encontra um kit acadêmico coerente com o que as aulas pedem!

E quais são as matérias da faculdade de Medicina?

Para se formar, o estudante deve cursar a faculdade de medicina, em média, por 6 anos integrais. Na grade curricular da Medicina, há disciplinas obrigatórias e optativas, que são divididas nas etapas citadas anteriormente.

Mas afinal, o que se estuda em Medicina?

Anatomia

Na aula de anatomia, o aluno estuda as estruturas macroscópicas do corpo humano, assim como suas localizações, relações anatômicas e funcionais. A aula de anatomia envolve a preparação de peças anatômicas e dissecação de cadáveres.

Anatomia

Biologia Celular e Molecular

Na biologia celular e molecular, há a análise da composição química e estrutural das células, assim como das funções de cada componente celular. Nisso, estuda o metabolismo de organismos uni e pluricelulares, hereditariedade e divisão celular.

Histologia

Na histologia, são abordadas as estruturas microscópicas dos tecidos e órgãos. O objetivo da histologia é identificar as estruturas que compõem os tecidos do corpo e estabelecer a relação com as funções normais dos órgãos.

Fisiologia

A fisiologia aborda o funcionamento normal do organismo, a integração dos órgãos e os sistemas do corpo humano. Nisso, você estuda na fisiologia os sistemas:

  • Respiratório;
  • Cardiovascular;
  • Digestivo;
  • Endócrino;
  • Nervoso;
  • Etc.

Imunologia

Na imunologia, são abordados os mecanismos de defesa próprios do corpo humano, como eles reagem contra vírus e parasitas e como protegem o corpo. De quebra, são vistas as circunstâncias onde o sistema imunológico agrava ou gera doenças.

Patologia

Na patologia, são abordadas as doenças e as alterações que provocam no organismo. Nessa disciplina de medicina, são feitas correlações entre sinais, sintomas e achados de laboratório.

Embriologia

A embriologia é a disciplina da medicina que acompanha o desenvolvimento do feto, da fecundação até o estágio embrionário. Nessa aula, são abordadas as alterações que podem surgir nesse processo.

Farmacologia

Na farmacologia, o aluno aprende a analisar as propriedades e a composição química dos medicamentos. O objetivo da disciplina é a orientação sobre a forma correta de utilizar deles no tratamento de doenças e entender possíveis reações.

Traumatologia e ortopedia

Na traumatologia e ortopedia, são abordados temas como fratura dos membros, coluna e quadril, infecções, métodos de tratamento, etc.

Oftalmologia

Na disciplina de oftalmologia, são abordadas todas as patologias que ocorrem no globo ocular, assim como formas de prevenção e tratamento.

Há ainda muitas outras disciplinas de medicina com que você pode interagir, como anestesiologia, endocrinologia, cardiologia e ginecologia. Para achar mais, basta consultar a grade curricular da sua instituição de ensino.

Agora que sabe quais são as matérias da faculdade de Medicina, fica mais fácil de se preparar para o seu novo curso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como Viajar Sem Gastar Uma Fortuna 9 Dicas Fundamentais

Como Viajar Sem Gastar Uma Fortuna: 9 Dicas Fundamentais

O que é Remarketing e como funciona

O que é Remarketing e como funciona?