in , ,

Qual a importância da Meditação?

Qual a importância da Meditação

A meditação é uma prática milenar presente na vida de muitas pessoas. Hoje em dia, ela vem sendo cada vez mais procurada, devido à rotina estressante que vivemos.

O equilíbrio da mente é muito importante para garantir a qualidade de vida e a saúde do corpo. O corpo humano trabalha em conjunto com a mente, ou seja, se ela não está bem, então nosso organismo físico também não está.

O estresse e a pressão do dia a dia podem levar o indivíduo a desenvolver diversas doenças, das mais simples às mais graves. A meditação reduz os impactos de situações ruins e até mesmo traumatizantes.

Por meio dela, construímos uma mente mais saudável e evitamos doenças como ansiedade e até depressão. 

Se unida a exercícios físicos como a Yoga, ela proporciona a saúde e o equilíbrio perfeito entre esses dois pólos: corpo e mente.

Só que precisamos conhecer essa prática e saber como aplicá-la em nosso dia a dia, se quisermos obter os benefícios que ela tem a oferecer.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é meditação, para quê ela serve, seus tipos e a importância para nós.

O que é meditação?

Meditação é uma técnica que envolve habilidades como foco no presente, tranquilidade e concentração. Ela possui raízes na sociedade oriental e vem sendo praticada há muitos anos.

É comum associarmos a meditação aos budistas ou a pessoas que possuem disciplina emocional, só que não é bem assim.

A verdade é que a meditação é uma prática acessível para todos e pode ser incluída no dia a dia de qualquer pessoa.

Assim como você cuida de sua aparência com tratamentos, como luz pulsada olheiras, a meditação cuida do seu pensamento.

Por meio dela, conseguimos aquietar a mente, tendo como base ferramentas internas. Elas nos ajudam a lidar com o estresse, que muitas vezes influencia nossos sentidos de maneira negativa.

Além de trazer alívio temporário a sentimentos negativos, como momentos de estresse e ansiedade, a meditação é capaz de mudar para melhor a maneira como lidamos com o mundo, exaltando o que há de melhor em nossa personalidade.

Seu objetivo é conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento, usando métodos que envolvem postura e focalização da atenção.

Dessa forma, o indivíduo consegue atingir tranquilidade e paz interior, tendo acesso a benefícios como:

  • Redução do estresse;
  • Redução da insônia;
  • Diminuição da ansiedade;
  • Melhorias para o foco;
  • Aumento da produtividade.

Assim como uma aula de musculação para terceira idade é mais bem aproveitada quando feita em local apropriado e com a presença de um profissional, a meditação traz melhores resultados com esse tipo de respaldo também.

Entretanto, ela pode ser feita, sem problema algum, no trabalho ou em casa. Para isso, o ideal é praticar sozinho, durante 5 a 20 minutos, uma ou duas vezes por dia.

O que é meditação?

Tipos de meditação

Sendo assim, também é importante conhecer os seus tipos e saber quando aplicar cada um. 

1- Mindfulness

Temos, por exemplo, a meditação Mindfulness, que significa “atenção plena”.

Nela, o praticante treina sua atenção, curiosidade e mente principiante. Pode ser usada a qualquer momento e seu objetivo é elevar a capacidade de reflexão e autorreflexão.

2- Meditação transcendental

Temos, também, a meditação transcendental, em que ensinamos a mente a mergulhar no campo transcendental. 

O objetivo é fazer com que o indivíduo atinja o estado de consciência pura. Também pode ser usada a qualquer momento.

3- Raja Yoga

A Raja Yoga, por sua vez, é uma técnica pautada no autoconhecimento, levando o sujeito a compreender quem ele é e qual seu estado original.

Só que enquanto na clínica de acupuntura é necessário o uso de algumas estratégias, a Raja Yoga não depende de uma técnica focal ou faz uso das posturas tradicionais da Yoga. 

É indicada para quem deseja trabalhar sua parte espiritual.

4- Meditação Vipassana

A Meditação Vipassana tem origem budista e seu foco é no autoconhecimento, auto-observação e a conexão profunda entre a mente e o corpo.

Contudo, essa técnica é ensinada em cursos presenciais com duração de alguns dias. 

Neles, o participante segue o Código de Disciplina, que lhe permite aprender conceitos básicos que trazem ótimos resultados.

A pessoa também é orientada a praticar o silêncio e não cruzar os olhares. É indicada para quem deseja reduzir os níveis de estresse. 

5- Meditação Zazen

Por fim, temos a Meditação Zazen, oriunda do Zen-Budismo, um braço japonês da religião.

Assim como no caso do treino funcional de alta intensidade, a meditação Zazen deve contar com a orientação de um profissional, visto que deve acontecer com os olhos entreabertos e estando o praticante sentado na posição correta.

O objetivo é perceber a respiração e não controlá-la, assim, o indivíduo consegue entrar em comunhão com ele mesmo. É indicada para quem deseja melhorar a saúde, a autoestima e o sentimento de compaixão.

Agora que você já conhece todos os tipos de meditação, no próximo tópico, vamos mostrar a importância dessa prática. 

Importância da meditação

Tudo o que fazemos para cuidar da mente e do corpo, como pilates solo, é importante. Mas, quando se trata da meditação, essa importância é representada por seus benefícios.

Essa prática é muito antiga e conhecida por fazer parte de culturas orientais e suas filosofias de vida. Há tempos que a meditação vem sendo incorporada aos povos ocidentais, mas nesse trajeto ela sofreu muitas alterações também.

São adaptações que a desvincularam do pilar espiritual, para fazer surgir novas técnicas. Meditar é conseguir manter o foco no momento presente, e com isso esquecer pensamentos e distrações.

A respiração, então, se torna uma ferramenta dessa prática. Então, quanto mais a pessoa consegue desenvolver a mente, menos será impactada por perturbações e desequilíbrios.

Com isso, ela consegue desenvolver um estado emocional e mental mais equilibrado, o que diminui seu sofrimento psicológico e traz para sua vida somente o que existe de mais positivo.

Além disso, meditar em uma clínica com placas informativas personalizadas traz muitos benefícios, que mostram o quanto essa prática é importante.

Por exemplo, por meio dela, o indivíduo reduz seus índices de estresse, diminui sintomas de depressão, controla a ansiedade, potencializa o autoconhecimento e a autoestima e consegue desenvolver mais foco em suas atividades.

Outros grandes benefícios que podemos citar são a redução de perda de memória, ampliação de emoções positivas, redução de vícios, melhoria da qualidade do sono e melhorias de problemas com doenças crônicas.

Importância da meditação

Isso porque ela proporciona o equilíbrio perfeito entre o corpo e a mente do praticante. Nesse sentido, aquela famosa frase “mente sã, corpo são”, nunca fez tanto sentido.

Quem cuida da mente acaba beneficiando o corpo de muitas formas. O melhor de tudo é que estamos falando de uma prática acessível.

Portanto, assim como qualquer pessoa pode receber convites personalizados, qualquer um pode praticar meditação.

Não precisamos comprar nenhum equipamento e podemos até mesmo encontrar pessoas que ensinam suas técnicas gratuitamente, em canais como YouTube, grupos presenciais, dentre outras possibilidades.

Essa prática pode ser realizada em poucos minutos, tudo o que o praticante precisa é de um lugar silencioso, onde ele também se sinta confortável.

Não existe limitação de idade para a prática da meditação, ou seja, ela é ótima para pessoas de qualquer faixa etária, como crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Para as gestantes, a meditação pode ser muito benéfica. Isso porque, enquanto o profissional que lhe entregou aquele cartão de visita fisioterapia cuida de seu corpo físico, a meditação vai ajudá-la a se conectar com o bebê.

Sim, isso acontece porque o bebê é parte de todas as mudanças que estão ocorrendo no corpo da mulher. E assim como ela consegue compreender e se conectar melhor com seu organismo, estabelece uma conexão positiva também com o bebê.

Independentemente de qual seja a sua condição atual, cuidar da sua mente é importante para alcançar paz de espírito e alívio de muitos problemas que possam estar te afligindo.

Conclusão

Nunca é tarde para começar a cuidar da sua mente e seus pensamentos. O ser humano tem a capacidade de buscar sua evolução continuamente, e para isso, outras gerações e nossos antepassados desenvolveram estratégias com esse intuito.

A meditação é uma delas e ela pode ser aprendida a qualquer momento. Basta buscar o auxílio de pessoas que já estejam habituadas a essa prática.

É uma maneira de investir no equilíbrio de tudo o que constitui você, trazendo mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o que é meditação, seus tipos e quais são os benefícios que ela pode trazer para nossa vida. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você já ouviu falar de aromaterapia

Você já ouviu falar de aromaterapia?

Conheça os 6 alimentos antiestresse

Conheça os 6 alimentos “antiestresse”