in ,

Como decidir qual curso você deve fazer?

Como decidir qual curso você deve fazer

Escolher o curso certo não é uma tarefa tão simples. Afinal de contas, é preciso considerar uma série de fatores, além de conhecer mais sobre o tipo de ensino, o mercado profissional e seus desejos de realização pessoal.

Para quem precisa melhorar a qualificação e capacitação profissional, ou deseja ter novos conhecimentos, essa escolha pode ser ainda mais difícil, visto que é possível encontrar uma série de cursos online disponíveis na internet.

Além disso, engana-se quem pensa que os cursos online possuem menor qualidade do que os presenciais. 

Ao contrário, a tendência da educação é migrar cada vez mais para as plataformas digitais, devido à praticidade de acesso.

Os cursos online também desenvolvem o potencial humano do “aprender a aprender”. Provavelmente, já parou para ver um tutorial de instalação de tela contra insetos na internet, ou qualquer outra atividade.

O mesmo vale para os cursos online, que oferecem aos alunos a possibilidade de aprendizagem autônoma, com a construção do autoconhecimento, gestão do tempo, bem como o ensino sobre a comunicação midiática, por meio de áudios, vídeos e webconferências.

Desse modo, em um país que atravessa rápidas transformações, como é o caso do Brasil, é urgente que as pessoas saibam como aprender e busquem por novos conhecimentos a cada dia.

Isso ajuda na melhor qualificação profissional e protegem as pessoas do desemprego, que muitas vezes está associado à falta de capacitação técnica.

Ademais, com os cursos online você pode ter mais oportunidades na carreira e até alcançar a tão sonhada promoção no trabalho.

Por isso, se você está pensando em fazer um novo curso online, este artigo pode te ajudar. Acompanhe a leitura e veja como decidir qual curso você deve fazer!

1 – Desenvolva o seu autoconhecimento

O primeiro passo para escolher o seu curso ideal, é desenvolver o autoconhecimento. Por exemplo, você gosta de fazer o conserto de motores elétricos, pode ser interessante buscar por uma graduação que envolva engenharia elétrica, mecânica, etc.

O autoconhecimento é a base para você tomar decisões corretas e, com isso, alcançar a realização pessoal. Faça as seguintes perguntas para si mesmo:

  • Qual é a sua situação atual?
  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Quais seus propósitos e objetivos?
  • Quais crenças limitam o seu potencial?
  • O que te motiva?

Você pode estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com a escolha do curso. 

Se você não souber o que te caracteriza, bem como quais são os seus objetivos, é provável que você não faça a escolha correta, optando por um curso que não atenda às suas necessidades (seja capacitação profissional, aperfeiçoamento ou certificação).

O mesmo vale para qualquer escolha dentro do mundo profissional. Afinal de contas, trabalhar com o tratamento de efluentes industriais e ser feliz no seu trabalho, por exemplo, traz mais realizações do que outra atividade na qual você não se sente motivado(a).

Desenvolva o seu autoconhecimento

2 – Avalie suas habilidades

Depois de se autoconhecer, está na hora de listar suas habilidades. Desse modo, você poderá identificar qual curso é mais parecido com o seu perfil e se encaixa em seus objetivos, metas e propósitos.

Por esse motivo, no momento da “triagem” dos cursos que mais despertam o seu interesse, é preciso ir além do gosto pessoal – considere quais são os seus talentos, o que você faz bem, suas características positivas e negativas. 

Além disso, avalie se o curso online poderá melhorar a sua carreira.

Em grande parte das vezes, as nossas habilidades pessoais tendem a coincidir com as nossas preferências, mas isso não é uma regra. 

Poder ser que você adore física, mas tenha dificuldade em realizar cálculos mais complexos.

Daí a importância de pensar se não vale a pena escolher um curso online mais voltado para as matérias das quais você tenha facilidade. 

Sem esquecer que você precisa gostar dessas áreas, já que durante a sua profissão, você irá se dedicar integralmente a uma atividade.

Ou seja, não adianta nada ser engenheiro elétrico, precisar trabalhar com aquecedor solar campinas ou outros diferentes tipos de projetos elétricos, e no entanto não conseguir se sentir satisfeito e feliz na realização das atividades que a profissão escolhida exige. É muito importante levar todos esses aspectos em consideração.

3 – Busque mais informações a respeito do curso

Quando você procura por algo, como um aspersor para irrigação, onde costuma fazer essa busca? Provavelmente, você deve ter respondido “internet” – e o ambiente digital realmente é o melhor lugar para encontrar informações.

O mesmo vale quando se deseja ter mais conhecimento sobre algum curso online. 

A melhor opção é sempre procurar conteúdos e materiais informativos que mostram alguns dados sobre a área em que você deseja atuar.

Além da internet, você também pode encontrar mais informações sobre o seu curso em feiras de profissões, workshops de carreira e mercado de trabalho, eventos promovidos pelas instituições de ensino, ou perguntar para algum profissional da área, ou estudante que já tenha feito o curso.

Busque mais informações a respeito do curso

4 – Veja a grade curricular do curso

A grade curricular é outra fonte de informação importante para decidir qual curso fazer. Estude a relação de disciplinas, veja os conteúdos ofertados, bem como os professores responsáveis.

Durante o curso online, você pode até se deparar com algumas atividades práticas, como por exemplo, a montagem de uma máquina de impressão uv.

Na grade curricular, você também terá acesso a carga horária de cada disciplina e a bibliografia básica, entre outras informações importantes para a sua formação.

5 – Conheça o mercado de trabalho

Como é possível perceber, a escolha do curso ideal não pode se basear somente nas suas preferências pessoais, tampouco nas suas habilidades. É preciso aliar o seu gosto com as oportunidades do mercado de trabalho.

Por isso, verifique algumas questões práticas, como a situação da área de atuação, as perspectivas de empregabilidade, as oportunidades de crescimento profissional e médias de ganhos. 

O modo como o mercado de trabalho enxerga uma determinada profissão terá grande peso na escolha do curso adequado.

Assim como a internet pode ajudar na busca por informações específicas de cada curso online, além de ajudar em pesquisas do dia a dia, como encontrar uma loja de cftv, ela também colabora com conteúdos sobre o segmento profissional.

Desse modo, você terá acesso a dados que mostram a faixa salarial, média de horas trabalhadas, principais empresas do ramo, entre outros.

6 – Converse com profissionais formados

Conhecer a opinião de pessoas que já atuam no mercado de trabalho pode ser uma forma muito eficiente de obter informações sobre o curso online e saber se você está fazendo a escolha certa. 

Entre as opções, você pode falar com ex-alunos, que podem mostrar um paralelo entre os conteúdos aprendidos e o mundo profissional.

Também é interessante conversar com parentes e conhecidos, para levar em conta o que eles acham e pensam sobre o curso. Mas lembre-se: a decisão é sua.

Veja a possibilidade de passar um dia em empresas que contratam profissionais da sua área. Por exemplo, uma fábrica de etiqueta térmica que opera com engenheiros, assessores e demais colaboradores, e se esses profissionais fizeram algum curso online extra, para melhorar o rendimento no trabalho.

profissionais formados

7 – Informe-se sobre as características de cada curso

É possível encontrar uma grande variedade de cursos online disponíveis na internet. Contudo, eles podem se diferenciar quanto à carga horária, duração, pré-requisitos para ingressar, entre outras especificações.

Por conta disso, ao escolher o curso online adequado às suas necessidades, também é interessante verificar se você tem condições para realizar os estudos. Por exemplo, um curso online que exija um tempo de dedicação maior pode não ser o mais adequado para quem está buscando uma formação rápida.

Além disso, existem cursos que exigem, pelo menos, uma formação a nível de graduação (como é o caso das especializações e pós-graduação). Outros, no entanto, requerem somente o ensino médio completo.

Você pode encontrar as características de cada curso diretamente no site das instituições, ou em plataformas específicas que recomendam uma série de cursos online.

Se necessário, faça outras pesquisas nas redes sociais das instituições e plataformas de cursos online.

Conclusão

Escolher o curso adequado pode ser bastante desafiador, em especial quando você acabou de terminar o ensino médio e ainda não tem ideia de como prosseguir no mundo profissional.

Porém, também é um momento de muito aprendizado, em que você pode descobrir várias habilidades e competências.

Saiba que ter uma boa realização profissional não é algo somente vantajoso para sua estabilidade financeira, mas também é uma maneira de conquistar o bem-estar pessoal e obter melhor conhecimento para estabelecer as relações humanas. E os cursos online são uma ótima alternativa.

Por isso, é importante fazer uma pesquisa prévia, com cuidado, dedicação e comprometimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Stories

Stories: tudo o que você precisa saber sobre esse recurso do Instagram

Como a pedagogia pode ser aplicada ao ambiente profissional?

Como a pedagogia pode ser aplicada ao ambiente profissional?