in

Raciocínio Lógico Para Concurso! 4 Dicas!

raciocínio logico para concurso 4 dicas

Hoje vou passar dicas valiosas sobre como lidar com Raciocínio Lógico para concurso. Normalmente as questões de Raciocínio Lógico causam calafrios em vários candidatos de concursos.

Resolver questões de Raciocínio Lógico é uma capacidade essencial entre aqueles que vão participar de concursos ou provas. No entanto, nem todas as questões são simples, fáceis, podendo ser respondidas rapidamente.

Compreender como a lógica funciona e o que a pergunta realmente solicita, é muito importante para se destacar dos demais! Mas fique tranquilo! 

Você pode vencer esse medo do Raciocínio Lógico para concurso, e estudar todo o necessário para obter sua aprovação no serviço público. Confira!

O que é Raciocínio Lógico no Concurso Público?

A matéria de Raciocínio Lógico é separada em dois pilares: raciocínio matemático e raciocínio verbal. O raciocínio verbal diz respeito a sentenças algébricas lógicas, conhecidas como proposições. Já o raciocínio matemático é um conceito lógico, que engloba processos de cálculo. 

Segundo os especialistas, existem muitas dificuldades no estudo de questões de Raciocínio Lógico. Elas estão relacionadas ao fato de os candidatos não encontrarem um profissional capaz de transmitir a disciplina de maneira fácil e clara.

Ainda mais, eles acrescentam que o maior desafio para os candidatos é na hora de se organizar para o concurso. Portanto, quando os estudos para o concurso começam, é necessário ter dedicação e, acima de tudo, disciplina.

o que é raciocínio logico no concurso público

Raciocínio Lógico Para Concurso! 4 Dicas!

Como dissemos acima, o Raciocínio Lógico nos concursos geralmente assusta muitos participantes. Portanto, você pode ter ouvido ou mesmo dito a frase: “Não curto Raciocínio Lógico, sou de Humanas”. 

Então este artigo é para você, concurseiro, que está tendo dificuldade em concluir as questões de Raciocínio Lógico, e que os candidatos têm tanto medo.

Vamos às dicas de Raciocínio Lógico para concurso

1. Matemática e Raciocínio Lógico Para Concurso

Muitos estudantes perdem a confiança quando veem no edital que a prova terá questões de Raciocínio Lógico. Ainda mais, alguns até desistem de participar de concursos que tenham essa disciplina, simplesmente porque têm medo de matemática. 

Mas é devo enfatizar que a lógica nos concursos é muito diferente da matemática ensinada na escola. Seu edital pode conter algumas exigências relacionadas a matemática, como análise combinatória e probabilidades.

No entanto, grande parte do conteúdo não exige que você seja um ótimo aluno de matemática. Especialmente porque esses são assuntos que você provavelmente nunca estudou antes. Portanto, a dica inicial é: não ter medo do Raciocínio Lógico!

2. Não Comece Pelos Exercícios

Nossa segunda dica de Raciocínio Lógico para concurso. Se você tiver dificuldades com o Raciocínio Lógico, primeiro é preciso compreender a teoria. 

Diversas pessoas querem acelerar o processo de aprendizado encurtando o caminho, pensando que a matéria engloba só o que é óbvio. No entanto, a lógica nos concursos tem fórmulas e regras a serem seguidas, da mesma forma que a matemática. 

Portanto, se você não possui uma base teórica bem fundamentada, é improvável que você se saia bem. Porque não se trata apenas de usar a lógica. As questões de Raciocínio Lógico vão bem além da lógica.

Ou seja, você deve entender a disciplina como um todo. O passo a passo do que você precisa compreender para obter o resultado. Sem ter uma boa base teórica, é provável que você encontre dificuldades e se desaponte.

3. Busque um Curso Específico Para o Seu Concurso

Em geral, os concursos repetem um conjunto específico de bancas organizacionais. E cada uma delas inclui o Raciocínio Lógico de uma forma, com perguntas em um certo estilo. Portanto, as bancas geralmente passam o mesmo conteúdo, mas de maneiras diferentes. 

Se você buscar provas da Cespe, Cebraspe, notará uma grande diferença, por exemplo, dos testes da Vunesp ou da FCC. Então, obviamente, conhecendo o básico, você entenderá qualquer estilo de questão. 

No entanto, focar o estudo no organizador da sua prova ajudará a não perder tempo com perguntas que podem nem aparecer. Para evitar essa situação, o indicado é buscar um curso de questões de Raciocínio Lógico focado no seu concurso.

busque um curso para seu concurso

4. A Resolução Nem Sempre é Óbvia

Quando se trata de Raciocínio Lógico para concurso, algumas das perguntas podem parecer bem simples e fáceis. Mas nem sempre esse é o caso. Portanto, você deve compreender todos os conceitos da teoria, e depois aplicá-los.

Frequentemente, o raciocínio pode estar errado e implicar que a resposta está correta. Mas ao utilizar conceitos mais teóricos, podemos concluir que aquela é a alternativa errada.

Ou seja, resolver perguntas de Raciocínio Lógico é algo que requer não só pensamento rápido, ou uma revisão do que é afirmado no texto. 

Existem técnicas que devem ser estudadas para que você possa se dar bem nessa matéria! Essa foi a nossa quarta dica sobre como resolver questões de Raciocínio Lógico.

5. Reconheça Padrões

Os especialistas enfatizam que é essencial que o concurseiro tenha um bom desempenho ao resolver as questões. Porque o modelo lógico-matemático das questões tende a continuar seguindo um padrão. 

As mudanças geralmente ocorrem só no contexto, ou seja, no modelo prático envolvido. Portanto, se o participante já tiver resolvido muitos exercícios durante seus estudos, provavelmente associará a pergunta do teste ao exercício resolvido anteriormente. 

Pois muitas questões de Raciocínio Lógico possuem a mesma estrutura, e desta forma a resolução fica mais rápida e precisa.

Finalizando

Neste artigo, aprendemos mais com algumas dicas, a melhor maneira de aprender o Raciocínio Lógico para concurso. Além disso, tivemos uma rápida introdução ao que é necessário para compreender essa matéria.

Portanto, o mais indicado é estudar o Raciocínio Lógico diariamente para “treinar” seu cérebro. Porque isso também ajuda em outras matérias te deixando pronto e confiante para o concurso. Essa disciplina, com o tempo, pode até se tornar divertida.

Ainda mais, não se esqueça que é essencial fazer as provas anteriores do concurso que você vai prestar. Também resolva as questões de Raciocínio Lógico desenvolvidas pela mesma banca em outros testes.

Saiba mais sobre Raciocínio Lógico conhecendo nosso Curso Gratuito De Raciocínio Lógico CLICANDO AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é barista? Descubra TUDO sobre esta profissão! [ 2021 ]

quem descobriu a eletricidade

Quem Descobriu a Eletricidade?