in , , , , , ,

7 motivos para realizar um curso de excel básico

7 motivos para realizar um curso de excel básico

O Excel é uma ferramenta capaz de facilitar as atividades rotineiras de uma pessoa ou de uma corporação, tanto que em muitos anúncios de vagas de emprego, ter domínio de seus recursos é um dos pré-requisitos.

As empresas utilizam o Excel para várias atividades do dia a dia, como controle financeiro, manipulação de dados, dentre outras possibilidades.

Mesmo sendo considerada como uma ferramenta simples, existem outros mecanismos que muitas pessoas não conhecem, e este é o maior diferencial de quem faz um curso.

Ninguém pode dizer que tem conhecimento avançado no software se não consegue congelar painéis, criar macros, usar tabelas dinâmicas, filtrar dados, dentre outras tarefas.

Tendo em vista que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, os profissionais precisam estar cada vez mais atualizados para concorrer a uma vaga, e a falta de conhecimento em Excel pode ser um limitador.

A boa notícia é que existem vários cursos que ensinam a utilizar a ferramenta, que são muito importantes para o currículo.

Se você compreende a importância do software, não deixe de ler este artigo até o final.

Vamos explicar porque ele é relevante, sua necessidade no mundo corporativo, além de apresentar alguns motivos plausíveis para você começar um curso básico agora mesmo.

A importância do Excel

O Excel é uma das ferramentas mais importantes para quem quer ingressar no mercado de trabalho, visto que seu domínio é um requisito necessário para algumas áreas, como o auxiliar administrativo e os profissionais de marketing.

Por meio dele, é possível criar planilhas, realizar cálculos e utilizar vários processos do dia a dia. Além disso, ele também organiza números e retira informações de dados.

Os escritórios de contabilidade que cuidam de abertura de empresa simples ainda podem utilizar o Excel para otimizar suas tarefas.

Esse programa facilita processos que parecem complicados, mas para lidar com ele, é fundamental ter conhecimento específico.

Tal ferramenta costuma ser aplicada para o controle de finanças, visto que todas as empresas, tanto públicas quanto privadas, precisam de um setor financeiro ativo.

É fundamental cuidar das transações, pagamentos e recebimentos, mas todas essas atividades exigem muita organização.

O Excel se apresenta como o melhor meio para esse trabalho, pois lida com valores monetários e permite a visualização de gráficos.

Com ele, negócios dos mais variados tipos e portes realizam seu fluxo de caixa, controlando entradas e saídas, além de apresentar uma ideia mais clara de seu lucro.

Além do setor financeiro, o software também está presente no departamento logístico, uma vez que permite a realização de várias atividades, como:

  • Controle de tarefas;
  • Controle de estoque;
  • Lançamento de trabalho;
  • Localização de mercadorias;
  • Fases de produção.

Essa ferramenta é importante no setor logístico porque incorpora fórmulas, gráficos, filtros, formatações e atalhos destinados a diferentes funções.

Além de prestar uma excelente consultoria financeira, o Excel também é fundamental para o controle de informações.

Uma empresa que trabalha com muitos arquivos precisa manter todas as informações bem organizadas, tais como e-mails, endereços, logins e senhas.

Além de permitir o armazenamento de todas essas informações, o Excel garante um acesso rápido a todas elas, aumentando a produtividade da companhia.

A importância do Excel

Influência do Excel no mundo corporativo

É difícil encontrar uma empresa que não utilize essa ferramenta para administrar o departamento financeiro, logístico, contábil e administrativo.

Entretanto, além de ser muito útil nesses setores, ele também pode auxiliar em diversas outras necessidades.

Por exemplo, na área de marketing, esse software é útil para a gestão de mídias sociais, criação de relatórios para análise de performance, dentre outras possibilidades.

A área comercial também não descarta o uso do Excel, pois ele pode auxiliar na elaboração de planilhas de projeção de metas e negociações.

Com isso, a empresa compreende melhor suas estratégias de vendas e até seus clientes.

Por fim, o setor de Recursos Humanos utiliza o Excel para várias atividades de seu dia a dia, como a criação de organogramas e tabelas com informações sobre os colaboradores.

Ao fazer isso, o departamento de RH de uma empresa de escritório compartilhado para advogados é capaz de compreender melhor as funções de cada um.

Outras possibilidades de uso dessa ferramenta pelas organizações estão na atribuição de tarefas de trabalho aos membros da equipe.

Os gerentes e gestores precisam executar essa tarefa de maneira eficiente, pois é isso que garante que os prazos sejam respeitados e os produtos ou serviços sejam entregues aos fregueses.

Por meio do recurso de agendamento do Excel, é possível criar um cronograma codificado por cores e que são atualizados automaticamente, caso ocorra alguma mudança.

Outra possibilidade é fazer o rastreamento sobre o retorno de investimentos. É dessa forma que o empreendedor ou gestor consegue compreender se está obtendo lucros em seus investimentos, tanto em marketing quanto em outras opções.

Além de colaborar com os processos de armazenamentos logísticos, o Excel também pode ser usado para armazenar dados de clientes.

A ferramenta passa a funcionar como um banco de dados e as companhias podem usar as informações armazenadas para entrar em contato com os seus clientes.

Uma das vantagens de utilizar o software dessa maneira é que mesmo que a planilha seja atualizada ou novos campos sejam inseridos, o conteúdo não é afetado.

Tendo em vista a larga escala de uso do Excel pelas corporações, não é difícil imaginar por qual razão alguém precisa aprender a usar essa ferramenta.

Por que estudar Excel básico?

Existem cursos de Excel de vários níveis, mas quem não conhece absolutamente nada sobre essa ferramenta, pode optar por um curso básico. Nesse sentido, os principais motivos para fazer isso são:

1. Aplicativo portátil

As planilhas criadas no Excel são leves, de fácil armazenamento, e podem ser enviadas por e-mail, aplicativos de mensagens no celular, armazenadas em um pen drive, dentre outras possibilidades.

Se você tiver um problema com o seu computador e precisar utilizar a máquina de outra pessoa para organizar a entrega de doces para eventos, por exemplo, não terá problemas considerando que todas as máquinas possuem o software instalado.

2. Elaborar tabelas dinâmicas

Como sabemos, as planilhas do Excel ajudam a organizar números, no entanto, esses dados podem ser muito grandes e complexos.

Por meio da criação de uma tabela dinâmica, fica mais fácil demonstrar visualmente os dados presentes na planilha.

Essa opção é indispensável quando as informações precisam ser bem compreendidas por quem vai recebê-las, algo muito comum entre as empresas.

2. Elaborar tabelas dinâmicas

3. Funções analíticas

A plataforma também possui função analítica para a criação de relatórios, cujo objetivo é facilitar a vida de empresas que precisam atender seus clientes da melhor forma possível.

Mas isso depende da coleta de dados e criação de gráficos, que serão analisados para embasar conclusões e apresentar informações concretas à diretoria.

Tanto uma empresa de administração de condomínio quanto uma multinacional precisam desse tipo de informação.

Por meio do Excel, é fácil extraí-las e com outras funções dele, é possível criar tarefas como estudos de mercado e relatórios em geral.

4. Mais destaque no mercado de trabalho

Quem domina essa ferramenta consegue criar atalhos na rotina, para facilitar a execução de tarefas e obter conclusões estratégicas baseadas em dados.

Do ponto de vista corporativo, uma pessoa que consegue fazer isso ressignifica o próprio trabalho e se destaca, tanto na hora de concorrer a uma vaga quanto entre os demais colaboradores.

5. Agilidade ao manipular dados

Uma clínica de parto humanizado, assim como qualquer outra empresa, enxerga o tempo como o bem mais precioso.

As planilhas do Excel ajudam a resolver problemas automatizando as tarefas e economizando horas de trabalho repetitivo.

Nesse contexto, aprender a utilizar essa ferramenta é o melhor caminho para administrar, analisar e compartilhar informações numerosas com rapidez e sem perda de tempo.

6. Possui linguagem universal

É claro que existem outros programas no mercado, criados para auxiliar as empresas e as pessoas nas mais diversas necessidades. Mas nenhum deles possui uma linguagem universal, como é o caso do Excel.

Ele sempre será o software mais utilizado pelas organizações em todo o mundo, o que possibilita o intercâmbio entre elas, aumentando ainda mais a importância desse programa.

7. Não será extinto

Tanto clínicas masculinas quanto lojas, supermercados, pequenos negócios, dentre muitos outros tipos de empresa utilizam o Excel, por essa razão, dificilmente ele será extinto algum dia.

Além disso, não existe nenhum outro tipo de sistema que seja tão útil quanto ele, portanto, priorizar seu aprendizado é fundamental.

Considerações finais

A informática e a tecnologia estão presentes no dia a dia da sociedade, e esses recursos vieram para facilitar nossas atividades.

As pessoas precisam deles, contudo, é necessário aprender e entender suas funcionalidades para usá-los do jeito certo.

O Excel é uma dessas ferramentas, inclusive, dentre as mais usadas no mundo, marcando presença no cotidiano das organizações.

Para se destacar no mercado de trabalho e enriquecer seu currículo, é fundamental aprender a usar esse software.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo sobre o curso de relações públicas

Tudo sobre o curso de relações públicas

A importância da educação financeira nos dias atuais

A importância da educação financeira nos dias atuais