in , ,

6 dicas essenciais para a recolocação no mercado

6 dicas essenciais para a recolocação no mercado

Muitas pessoas buscam recolocação no mercado depois de perder o emprego, passar muito tempo sem trabalhar ou até por mudarem de profissão. 

Mas, para conseguir uma chance, é necessário saber como fazer isso. Também é importante conhecer o conceito de recolocação profissional. 

Ele nada mais é do que um plano estratégico feito por um profissional que quer se reinserir no mercado de trabalho, independentemente de qual seja a sua motivação.

Esse termo pode ser utilizado por quem busca ajuda de consultorias especializadas ou por quem procura uma vaga de emprego individualmente.

Existem várias maneiras de conquistar esse objetivo, e uma delas é na própria empresa em que a pessoa já trabalha. Muitas corporações oferecem programas de recolocação e auxiliam seus colaboradores nesse processo.

São pessoas que pediram as contas ou foram desligadas, mas que podem ser ajudadas e até indicadas por seus antigos empregos.

Entretanto, o próprio profissional pode se recolocar individualmente, buscando capacitação e oportunidades de trabalho.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar a importância da recolocação no mercado e dar algumas dicas importantes para fazer isso. 

Importância da recolocação no mercado

Várias empresas investem em programas de recolocação profissional, de modo a reduzir os impactos emocionais de uma demissão e garantir que o profissional tenha a oportunidade de trabalhar, após o desligamento.

Essa estratégia é conhecida como Outplacement e foi criada para tornar o processo de missionário mais humanizado, além de trabalhar com maneiras que reduzem o impacto negativo de uma demissão.

A recolocação é um processo muito importante porque está diretamente relacionada com a qualidade de vida das pessoas. 

Trabalhar em uma empresa de higienização interna carro traz mais segurança financeira e reduz os desgastes emocionais.

Razões para se recolocar no mercado

Nem sempre uma pessoa quer se recolocar no mercado porque foi demitida do emprego anterior, na verdade, existem muitas razões para isso, como:

  • Encontrar novos desafios;
  • Ascensão profissional;
  • Excesso de viagens;
  • Falta de investimentos;
  • Falta de perspectiva profissional;
  • Insatisfação profissional;
  • Mudança de cidade.

Quando uma pessoa não está feliz no emprego, é comum procurar outras oportunidades, e isso costuma acontecer quando a rotina já está muito cansativa e o profissional sente a necessidade de evoluir sua carreira.

Qualquer colaborador também se sente frustrado quando não enxerga possibilidades de crescimento onde trabalha. É comum sentir a necessidade de ser reconhecido e isso leva muitas pessoas a buscarem uma recolocação no mercado.

Também existe o fato de que o trabalho, às vezes, interfere de maneira negativa em outros aspectos da vida, como a necessidade de viajar o tempo todo.

Quando isso acontece, pode comprometer os planos pessoais e sacrificar o convívio familiar, mas o profissional pode encontrar uma nova oportunidade em uma empresa de limpeza colchão box.

As organizações também precisam ter em mente que para reter talentos, é fundamental investir nos recursos humanos. Isso requer atenção quanto à capacitação profissional.

Os colaboradores se sentem mais valorizados quando a empresa investe em sua capacitação, mas além de aprimorar o trabalho dos funcionários, também é uma forma de reduzir os custos com demissões e novas contratações.

Razões para se recolocar no mercado

Outra coisa que as pessoas precisam é de motivação, ou seja, elas precisam de razões internas e externas para continuar trabalhando onde estão.

Quando o indivíduo se vê sem propósito ou se não enxerga perspectivas de crescimento onde está, começa a se sentir desmotivado e isso impulsiona a busca por novas oportunidades de trabalho.

Agora, a maior razão para a recolocação profissional é a insatisfação do trabalhador, principalmente em relação a líderes e gestores diretos. Se o salário também não for compatível, a situação se torna praticamente insustentável.

Muitas pessoas procuram oportunidades em outras empresas, como uma de restauração de tacos antigos, para trabalhar com uma gestão mais competente e salários mais justos.

Por fim, outra razão que impulsiona a recolocação no mercado é a mudança de cidade, tanto por parte do indivíduo quanto por parte da empresa.

Mas, quando é a unidade da empresa que muda de cidade, para a maioria dos colaboradores, é muito difícil acompanhá-la, principalmente aqueles que já têm família com filhos e assim por diante.

Esses profissionais preferem buscar um novo emprego na cidade onde vivem do que passar muitos dias ausente de casa ou horas no trânsito.

Como conseguir se recolocar no mercado?

Você viu que existem vários motivos para uma pessoa procurar a recolocação profissional, mas muitos se veem diante de uma tarefa desafiadora.

Infelizmente, algumas pessoas têm muitas dificuldades para lidar com a demissão, pois ponderam todos os anos dedicados às suas atividades do dia a dia e se sentem desvalorizadas diante da nova realidade.

Só que analisando sob outro ponto de vista, essa pode ser a oportunidade de desempenhar tarefas diferentes em outras companhias, como uma de impermeabilização de fachadas exteriores.

Se você procura uma recolocação profissional e não sabe por onde começar, algumas dicas que podem te ajudar são:

1. Definir seus objetivos profissionais

Antes de começar a distribuir currículos, tenha em mente seus objetivos profissionais, afinal, se você não souber o que quer, qualquer coisa vai servir.

Outra opção é quando as oportunidades aparecerem, não serão exatamente aquilo que você espera, o que pode gerar muita frustração.

Assim sendo, quando estiver procurando recolocação profissional, tenha em mente em quais cargos pretende atuar e o tipo de empresa onde deseja trabalhar. É uma forma de aumentar as chances de encontrar algo alinhado aos seus desejos e ter mais sucesso.

2. Fazer um bom networking

Se um profissional tem experiência na fabricação de tenda galpão para eventos e quiser conquistar oportunidades no mesmo setor, nada melhor do que manter contato com pessoas que atuam na área.

Essa rede de contatos é essencial em vários momentos da vida, mas pode ser ainda mais relevante na hora de se recolocar no mercado.

Procure manter contato com colegas de trabalho, pessoas que estudaram com você, entre outras que possam trazer oportunidades ou aquelas que você também pode ajudar.

É uma forma de ser lembrado e conseguir uma indicação para uma boa vaga de emprego na sua área.

3. Fazer um vídeo de apresentação

O vídeo de apresentação é muito bem-vindo entre muitas empresas e está se tornando cada vez mais popular.

Por meio dele, o profissional consegue falar sobre suas habilidades e competências. Além de falar sobre o que está escrito no currículo, é uma forma de adiantar o processo da entrevista e facilitar ainda mais a contratação.

Se você vai se candidatar para uma vaga em uma clínica de anamnese e exame físico veterinário, faça um vídeo de 3 minutos, expondo suas experiências profissionais, competências e expectativas.

3. Fazer um vídeo de apresentação

4. Não se vitimizar

Sabemos que esperar uma oportunidade pode gerar muita ansiedade e insegurança, mas lembre-se de que esta é apenas uma fase e que se vitimizar pela situação não resolve nada.

Ser uma vítima da sociedade não vai te ajudar a arrumar um novo emprego e nem a conquistar o sucesso da sua carreira profissional, além de ser um comportamento negativo.

Aproveite o momento para se autoconhecer, descobrir seus pontos fortes e fracos e buscar uma excelente oportunidade com calma.

5. Aceitar vagas temporárias

Uma vaga temporária em um estúdio de fotografia para ensaio feminino externo pode abrir as portas para o seu novo emprego.

Aceite esse tipo de trabalho porque ele também ajuda a pagar as contas e você não se sente tão desesperado até conseguir uma oportunidade fixa.

6. Dar um tempo a si mesmo

Uma pessoa que passou muitos anos se dedicando ao emprego anterior pode aproveitar o período de demissão para descansar um pouco e pensar sobre sua trajetória.

O autoconhecimento é essencial para aprender com as coisas que não deram certo e identificar pontos positivos, além de ser o momento de aprender novas habilidades.

No entanto, quem não está com as finanças em dia precisa começar a trabalhar o quanto antes, mas antes de aceitar qualquer coisa, procure algo que realmente te acrescente, como uma vaga em uma escola de aulas de bateria.

Agora, se a decisão for descansar um pouco, comunique isso aos familiares e amigos, pois eles podem te ajudar quando for a hora de se recolocar no mercado.

Considerações finais

Resumindo, trabalhar não é apenas uma maneira de ganhar o próprio sustento, mas também de se edificar como pessoa, acumular conhecimento e encontrar oportunidades ao longo da carreira.

Em algum momento da vida, as pessoas decidem que é hora de mudar ou se veem diante da necessidade de fazer isso.

A recolocação profissional pode assustar um pouco no começo, mas, com um pouco de paciência e seguindo nossas dicas, tudo será mais fácil.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo sobre a carreira na construção civil

Tudo sobre a carreira na construção civil

7 dicas para cuidar das finanças empresariais

7 dicas para cuidar das finanças empresariais