in , ,

Redes sociais: como alavancar negócios

Redes sociais como alavancar negócios

As redes sociais fazem parte da vida das pessoas e, recentemente, têm ganhado espaço nas estratégias adotadas pelas empresas. Essas plataformas influenciam a maneira como nos comunicamos, vivemos e, claro, o modo como consumimos produtos e serviços.

Elas mudaram o comportamento dos consumidores, e para se ter um ideia, um negócio que não possui pelo menos um perfil em alguma rede social, é visto com desconfiança pelos usuários.

Em vista de tamanha importância, as redes sociais se tornaram aliadas dos planejamentos estratégicos de marketing digital de marcas que atuam nos mais variados nichos mercadológicos.

Pelo fato de possuírem recursos que vão de encontro aos mais diferentes públicos e mercados, é possível escolher aquelas que mais se adequam aos objetivos do seu negócio.

Então, não é preciso estar em todas as plataformas para atrair as pessoas certas e conquistar vendas, contudo, existem práticas que fazem toda a diferença quando o assunto são estratégias nas redes sociais.

Por meio das ações certas, as organizações conseguem chamar a atenção do seu público-alvo, e com isso, aumentar as suas vendas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar os impactos das redes sociais, como utilizá-las nas estratégias de seu negócio e dar algumas dicas para alavancar os resultados. Acompanhe!

Impactos das redes sociais nas empresas

As redes sociais transformaram a maneira como as pessoas lidam com a sociedade, uma vez que permitem uma comunicação imediata de todos para todos.

Elas quebraram barreiras e, hoje, bilhões de pessoas ao redor do planeta já utilizam essas plataformas.

Em vista disso, os mais variados tipos de organização, como uma empresa de demolição de casas, viram nas redes sociais um excelente canal para se aproximarem de seu público-alvo.  

Os novos consumidores são adeptos da conectividade, e não apenas de pessoa para pessoa, mas também de cliente para marca.

Os brasileiros estão entre os que mais utilizam essas plataformas, sendo o segundo país no ranking mundial, perdendo apenas para as Filipinas, segundo pesquisa da GlobalWebIndex. Isso afetou a maneira como as companhias se relacionam com sua audiência.

Com isso, aquele velho atendimento ao cliente que conhecíamos, burocrático e demorado, perdeu espaço, uma vez que não é mais tolerado.

Em outras palavras, respostas rápidas e atendimento dinâmico são serviços cada vez mais exigidos pelos consumidores modernos.

Por outro lado, as marcas têm a chance de ouvir e interagir em suas conversas como nunca tiveram antes. Com isso, surge a oportunidade de coletar informações acerca do público-alvo, que permitem tomadas de decisão mais assertivas.

Ademais, as redes sociais oferecem uma multiplicidade de interações numerosas e baratas, algo que deve ser aproveitado por empresas dos mais variados segmentos, seja uma loja de lustre para bancada ou qualquer outro segmento.

É  também a chance de construir algo que faça sentido para a vida das pessoas, uma situação capaz de tornar qualquer negócio muito mais sólido em seu mercado de atuação.

Impactos das redes sociais nas empresas

Em meio a tantas facilidades, é natural que as marcas estejam mais expostas para o seu público, de maneira segmentada. É assim que elas constroem oportunidades reais de vendas.

Isso porque essas plataformas dão voz aos seus usuários, o que lhes permite compartilhar suas experiências acerca de um produto ou serviço.

Esse tipo de situação não apenas ajuda a divulgar a marca e as soluções que vende, mas também entender como o consumidor se refere e o que pensa dela.

Em vista de todos esses impactos, no tópico a seguir, vamos mostrar algumas dicas para você utilizar as redes sociais nas estratégias de sua empresa.

Como utilizar as redes sociais

Agora que você já entendeu os impactos das redes sociais para as empresas e as pessoas, vamos falar sobre como utilizar essas plataformas nas estratégias do seu negócio. Confira:

1 – Escolha a mais relevante

Existem diversas redes sociais, cada uma com um objetivo diferente, sendo as principais:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Whatsapp;
  • LinkedIn.

O YouTube também entra nessa lista, apesar de não ser considerado propriamente uma rede social. De qualquer forma, é importante saber que o tipo de usuário de cada uma delas varia bastante.

Ter um perfil em todas elas não é a melhor opção para os negócios, é necessário escolher aquela (ou aquelas) onde o seu público-alvo se encontra.

2 – Fazer um planejamento

Antes de começar a publicar materiais nas redes sociais, é preciso fazer um planejamento dos seus objetivos de maneira bem clara.

As estratégias de marketing pelas mídias sociais precisam ser bem norteadas, caso contrário, você estará apenas perdendo tempo.

Por exemplo, se o objetivo de uma loja é fazer com que o cliente compre um computador novo, ela deve traçar um plano direcionado a isso.

Outros objetivos também podem ser estabelecidos, como gerar leads ou aumentar o reconhecimento da marca. Em outras palavras, você não deve apenas publicar para preencher o seu perfil.

O conteúdo precisa ter um propósito bem delimitado para que possa ser relevante para seus seguidores. É dessa forma que a empresa consegue convertê-los em clientes.

3 – Aproveitar os conteúdos mais populares

O conteúdo é a melhor maneira de aumentar o número de seguidores, contudo, algumas publicações farão mais sucesso do que outras. Isso é normal para qualquer empresa, como uma fabricante de espelho decorativo sala de jantar.

Essa situação é viável uma vez que a companhia consegue conhecer melhor a sua audiência, sabendo o tipo de material que as pessoas preferem. Com base nesses dados, é possível produzir mais do mesmo estilo.

Só que nunca é demais lembrar de que todos os conteúdos produzidos devem ser feitos em prol dos mesmos objetivos, e dentro do perfil do seu público-alvo.

Ao perceber que as estratégias estão mudando de rumo, é preciso parar para analisar se vale a pena investir, tendo em vista que algumas mudanças nesse sentido podem ter um impacto negativo.

4 – Passar credibilidade

Para que o seu negócio cresça no mercado, é preciso trabalhar a credibilidade dele, e isso é válido para qualquer tipo de organização, como fabricantes de saco de dormir para bebê e diversas outras.

Para cumprir essa missão, alguns fatores devem ser levados em conta, como a publicação de conteúdo de qualidade e relevante.

Também é importante ser coerente com o que o negócio faz, sua imagem e o que vende, afinal, assim sua empresa será capaz de conquistar a confiança dos consumidores.

Dicas para alavancar os resultados

Agora que você já sabe como começar a usar as redes sociais, vamos dar algumas dicas para alavancar os resultados. São elas:

Investir em conteúdo de qualidade

Em primeiro lugar, vamos nos lembrar de que todos os seus concorrentes estão investindo em redes sociais. Então, como se destacar?

A resposta é simples e objetiva: conteúdo de qualidade. Quando uma empresa, como uma farmácia de manipulação que faz creme para tirar manchas do rosto investe em conteúdo relevante, consegue ter destaque com o público que se interessa por esse assunto.

Só que é fundamental conhecer a fundo as necessidades de sua persona e fazer com que esses materiais respondam às dúvidas dela.

Ainda, crie um calendário editorial para respeitar uma periodicidade de postagens. Além disso, se você tem, por exemplo, um perfil em duas redes sociais diferentes, não copie exatamente o mesmo material em ambas.

É necessário adaptá-los para que eles convenham a cada plataforma. Lembre-se que o objetivo do conteúdo não é vender, portanto, se não gerar vendas, tenha certeza de que você estará construindo sua autoridade.

Investir em conteúdo de qualidade

Responder dúvidas

Os clientes vão enviar mensagens com perguntas tanto para uma desenvolvedora de software para portaria virtual, como para a sua empresa.

Para alavancar as suas estratégias, é essencial dar atenção a eles, respondendo comentários, tirando dúvidas e mostrando que está sempre disponível.

O melhor é ter alguém exclusivamente para fazer isso, mas se você não tiver, não há problema. Pode-se separar um período do dia para fazer somente isso.

Ter uma boa identidade visual

Toda marca precisa ter sua identidade visual, e isso não diz respeito apenas a pendurar o seu logo na sala de reunião da empresa.

Uma boa identidade visual é aquela que só de olharmos as cores ou uma imagem já identificamos qual é a marca que está sendo mencionada.

Para usá-la nas redes sociais, aplique-a em imagens, principalmente se for fazer publicações no Facebook ou Instagram, sendo que esta última possui um apelo visual maior.

Conclusão

As redes sociais estão aí e vieram para ficar, o que pode ser considerado uma vantagem, pois sua empresa tem uma oportunidade boa e barata nas mãos de interagir com os clientes e vender ainda mais.

Conhecendo bem o seu público, você vai saber em qual plataforma precisa estar para falar com essas pessoas e levar as soluções que você tem a oferecer.

Com as dicas que demos aqui, temos certeza de que sua empresa será capaz de adicionar essas plataformas às suas estratégias de marketing de maneira eficiente e ainda alavancar todas elas.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Ads Entenda os benefícios da ferramenta

Facebook Ads: Entenda os benefícios da ferramenta

Psicologia: a importância na pandemia

Psicologia: a importância na pandemia