in , ,

Como a área da logística pode impactar nos resultados de uma empresa?

Como a área da logística pode impactar nos resultados de uma empresa

Toda empresa deve possuir uma estrutura interna devidamente delineada, com os diversos departamentos que ajudam na sua organização e atuação, a área de logística é um deles e não à toa um dos mais importantes.

Quem já precisou fazer uma compra, seja ela em loja física ou mesmo nos e-commerces, sabe que o prazo de entrega do pedido é um fator de peso na decisão de um cliente. Ele pode determinar se a aquisição será efetuada ou não. 

De fato, o tempo de entrega e os custos envolvidos nesse processo mostram o quanto uma gestão bem aplicada dentro de uma companhia pode ser um dos principais motivos pelos quais ela vende bem ou mal. 

Afinal, em tempos nos quais a tecnologia influencia na rotina das pessoas e que a quantidade de ações e de informações são obtidas em poucos segundos, qualquer tempo a mais faz diferença. 

Pode ser, por exemplo, que um cliente que precisa comprar um cilindro GNV novo tenha urgência no produto, o que faz com que ele não possa esperar vários dias para receber o item em casa. 

Isso ainda se aplica a vários outros aspectos e tipos de produtos. Uma farmácia que investe em logística e faz a entrega de remédios em poucos minutos ou horas já está na frente das concorrentes, tamanha é a importância desse serviço para pessoas doentes.

Diante de exemplos como esses, não há como negar que a administração correta e eficiente da área de logística é indispensável para o sucesso de uma empresa no mercado e de forma ainda mais específica, no setor em que atua. 

Por isso, entender o quanto a área de logística pode impactar o resultado de uma companhia é o primeiro passo para que ela possa receber a atenção devida. 

Para compreender melhor esse tema, não deixe de seguir na leitura deste conteúdo. 

A importância da área da logística nas empresas

Ao decidir investir em uma obra doméstica, pode ser que o proprietário do imóvel tenha percebido que no momento de comprar materiais, como piso intertravado retangular, é comum que as lojas do setor façam a entrega dos itens no endereço. 

Isso não apenas garante que o material chegue inteiro ao comprador, como um dos motivos para isso é o de que é necessário encomendar os produtos, ou mesmo buscá-los em um estoque em endereço diferente da loja. 

Há várias razões que fazem com que empresas de diferentes setores precisem ter uma gestão de logística eficiente. 

Não à toa, é possível perceber que esse departamento é um dos principais dentro de uma companhia. 

Diante disso, quanto maior for o empenho dos gestores em aprimorar o funcionamento da área, maior será o ganho da companhia, em diversos aspectos, ou seja, o setor de logística é importante por motivos como:

  • Realizar as operações de entrega;
  • Movimentar cargas;
  • Armazenar produtos no estoque;
  • Transportar mercadorias diversas.

A importância da área da logística nas empresas

Todas essas são funções pertinentes à logística, de fato, ela é responsável por realizar diferentes operações de entrega, que vão desde garantir que um comprador receba um pacote de folha sulfite até um portão basculante alumínio.

Além disso, na gestão interna da companhia, a logística fica responsável por movimentar cargas e acomodá-las corretamente dentro do estoque. Isso inclui, inclusive, conhecimentos para armazenamento adequado de materiais. 

Em paralelo, há a necessidade de transportar mercadorias diversas, que pode ser desde o gerenciamento entre dois estoques distintos até a busca ou entrega de um lote maior de mercadorias. 

Enfim, não há como negar que a logística é um dos departamentos que mais pode influenciar no bom andamento de uma empresa, pois é responsável por garantir que ela conclua com sucesso várias das suas demandas internas e externas. 

Como a logística pode impactar as empresas? 

Depois de entender melhor o papel e a importância da logística para as mais diversas companhias do mercado, é também ideal perceber que ela pode impactar diretamente uma empresa. 

Um dos pontos mais importantes e que merece destaque nesse tema é o de que a logística pode reduzir custos e evitar desperdícios. 

Isso ocorre pois a logística adequada leva em conta os prazos de consumo de diversos materiais. Um exemplo disso pode ser o dos itens usados no processo de torneamento usinagem

Alguns componentes utilizados nessa atividade podem ter prazo de validade e, se não usados no tempo correto, podem representar prejuízo para a companhia.

O mesmo ocorre em empresas que trabalham com produtos perecíveis. A falta de gestão adequada na logística pode trazer não apenas a perda de dinheiro, mas também aumentar os custos para gerenciar toda a área de estoque. 

Outro ponto de destaque é o investimento em integração de logística. Isso pode ser fundamental para garantir que a produção, o armazenamento e a entrega de um pergolado de madeira roliça sejam etapas concluídas com sucesso em pouco tempo. 

Isso pois a logística integrada é um meio de unificar informações de diferentes níveis e permitir que todo o trabalho da área seja mais eficiente e rápido.

Não à toa, é cada vez mais comum que as empresas invistam em sistemas de logística. 

Esse tipo de ferramenta é de suma importância para otimizar as ações necessárias para o manuseio e o despacho de produtos, tornando tudo isso mais dinâmico, seguro e livre de erros que podem trazer dificuldades internas. 

Também vale lembrar que a gestão de logística hoje pode impactar na imagem da empresa, principalmente quando ela investe em ações sustentáveis para a entrega dos seus produtos. 

Um exemplo disso pode ser o de uma loja que faz entrega de janela de PVC com vidro apenas com carros que emitam menores quantidades de gás carbônico.

Outras frentes, como o consumo de energia e de papel podem ser otimizadas pela logística. 

Todos os aspectos mencionados aqui podem ser determinantes e impactar de forma especial os mais diversos tipos de companhias do mercado, o que mostra o quanto a gestão de logística adequada é um dos pontos mais importantes para a empresa. 

Dicas para uma boa logística

O momento de atuar na área de logística pode ser facilitado quando se tem conhecimento sobre o que fazer por ali. Algumas dicas ajudam de maneira considerável nesse processo.

Dicas para uma boa logística

Saiba quais são elas adiante. 

1. Investir em tecnologia

Não há como negar que o investimento em tecnologia é hoje indispensável. Isso porque equipamentos mais eficientes, sistemas de gestão personalizados e outros recursos mais modernos ajudam na administração da área.

Diante disso, tal como hoje é possível fazer a solicitação de retirada de entulho de obra em uma empresa com poucos cliques, é fundamental que a rotina na área de logística seja o mais automatizada possível. 

Portanto, é necessário adquirir o máximo de recursos que atendam às necessidades da empresa, de maneira a garantir que ela consiga um desempenho melhor na área de logística. 

2. Monitorar o estoque

O estoque é um dos pontos mais importantes dentro da logística. Por isso, o monitoramento dele pode fazer toda a diferença, de modo que evita perdas de produtos e o esgotamento deles.

Garantir que nenhum produto seja deixado para trás, e que isso traga perdas financeiras, ou que um item se esgote e não seja possível atender a um pedido, são duas possibilidades que podem ser prevenidas com um monitoramento eficiente do estoque. 

Uma empresa que disponibiliza aluguel de impressora laser, por exemplo, pode se tornar uma referência no setor por nunca deixar faltar esse tipo de modelo para os clientes.

Esse tipo de postura faz com que o estabelecimento conquiste cada vez mais o seu público. 

3. Organizar processos

A área de logística funciona com uma grande quantidade de processos. Desde a recepção de um lote até a entrega de um pacote, cada ação realizada para que isso aconteça envolve funcionários e atividades diversas. 

Diante disso, nada mais fundamental do que organizar cada um desses processos para que eles sejam efetivos e que ajudem de forma especial no dia a dia da companhia. 

Por isso, cabe aos gestores encontrarem a melhor maneira de garantir que os processos sejam efetuados corretamente, organizando todos eles e criando um fluxo interno de trabalho que garanta o sucesso da área de gestão. 

Com essas três dicas, é possível revolucionar uma área de logística que estava parada ou com pouca eficiência, pois elas se tratam de pilares que sustentam o departamento e fazem com que ele não pare nunca. 

Considerações finais

Em resumo, a área de logística pode ser um dos departamentos mais promissores dentro de uma companhia, dada a sua importância na rotina do local.

Por isso, ela impacta diretamente nos resultados de uma empresa. 

Sendo assim, nada mais essencial do que investir em tecnologia, monitorar o estoque e organizar os processos internos, de modo que cada ação realizada ali seja motivo para garantir um bom trabalho na empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que contratar um auxiliar administrativo 

Por que contratar um auxiliar administrativo? 

Por onde começar uma pesquisa de mercado

Por onde começar uma pesquisa de mercado?