in , ,

5 dicas básicas para rotinas de cuidados com a pele

5 dicas básicas para rotinas de cuidados com a pele

Os cuidados com a pele são essenciais e devem fazer parte do cotidiano de qualquer pessoa, uma vez que eles ajudam a prevenir o excesso de oleosidade, dilatação dos poros, linhas de expressão e rugas.

A pele é o maior órgão do corpo humano e ela precisa de cuidados para se manter saudável e viçosa. Alguns indivíduos acreditam que os cuidados devem ser intensificados ou até mesmo mantidos apenas durante o inverno.

Entretanto, é necessário cuidar da pele do rosto e do corpo o ano todo por questões de saúde e bem-estar. Uma pele bonita e bem cuidada melhora a nossa aparência e eleva a autoestima.

Existem alguns procedimentos simples que podem ser feitos em casa, como a hidratação diária e o uso de protetor solar. As idas periódicas ao dermatologista também são recomendadas, assim como o uso de outros produtos para limpeza facial.

A rotina de skincare não é algo inatingível ou complicado, pelo contrário: ela é bastante acessível e indicada para pessoas de qualquer idade.

Para te esclarecer mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar os benefícios dos cuidados com a pele, dar algumas dicas sobre o assunto e mostrar a importância dos cuidados básicos. Acompanhe a leitura!

Por que ter atenção com a pele?

Muitas pessoas têm dificuldades em manter uma rotina de cuidados com a pele, mas é importante reverter essa situação, pois eles são muito benéficos. Inclusive, as principais vantagens são:

Redução das acnes

A pele do rosto é a parte mais exposta deste órgão a diferentes fatores no dia a dia. Dentre eles, podemos citar:

  • Poluição;
  • Bactérias;
  • Impurezas;
  • Oleosidade.

Por conta disso, os poros podem ficar obstruídos, o que colabora para o surgimento de cravos e espinhas. Mas, ao utilizar cosméticos orgânicos para fazer uma limpeza de manhã e à noite, você reduz consideravelmente os agressores na pele.

Aparência mais jovial

Um dos produtos mais importantes na rotina de cuidados com a pele é o protetor solar, e juntamente com a água micelar e demais itens que o dermatologista receitar, a derme se torna muito mais firme, viçosa e com boa elasticidade.

Alguns produtos, como a vitamina C e o ácido hialurônico ajudam a combater os radicais livres, que colaboram para o surgimento de linhas finas e rugas.

O protetor solar previne os sinais de envelhecimento e evita a pigmentação irregular. Mas sua principal função é proteger a pele dos raios ultravioleta, os principais causadores de câncer.

Melhora a textura

Utilizar um bom tônico facial ajuda a reequilibrar a superfície cutânea, o que diminui o tamanho dos poros, ao passo que o hidratante forma uma barreira funcional. Com isso, você evita que sua pele fique ressecada.

A hidratação diária também ajuda a controlar a dermatite atópica, psoríase e dermatite de contato. No entanto, para acertar no hidratante, é fundamental conversar com um dermatologista.

Os cuidados com a pele são fundamentais para a saúde e para valorizar outros procedimentos, como os cortes visagistas. Mas você precisa saber como funciona uma rotina de cuidados. Veja a seguir.

Melhora a textura

Cuidando da sua pele no dia a dia

Para manter uma rotina de cuidados eficiente com a sua pele todos os dias, é fundamental seguir um passo a passo com frequência. Algumas das principais orientações são:

1. Saber qual o seu tipo de pele

Você precisa saber qual é o seu tipo de pele, se é seca, mista ou oleosa. A pele oleosa possui uma textura brilhante com poros dilatados, além de ser o tipo mais propenso ao surgimento de espinhas e cravos.

A pele mista, por sua vez, possui textura normal nas bochechas, sendo um pouco mais oleosa no nariz, na testa e no queixo.

Quanto à pele seca, esta é mais áspera e opaca, além de descamar com mais facilidade por ser mais propensa à desidratação.

É importante que você conheça o seu tipo de pele para escolher os produtos adequados nos cuidados diários. Dessa forma, ela estará sempre com um bom aspecto, e os resultados com outros tratamentos, como harmonização facial definitiva, serão muito melhores.

2. Lavar a face duas vezes por dia

A limpeza diária reduz a oleosidade e evita o aparecimento de acnes, visto que mantém a região equilibrada.

É por meio da limpeza que você não deixa acumular sujeira e poluição, além de retirar o excesso de resíduos químicos.

Ao longo do tempo, esse procedimento evita informações e aumenta a ação de ativos e cremes. Além disso, é uma forma de retardar o envelhecimento, melhorar o vício, reduzir os poros e combater o surgimento de linhas finas.

Pela manhã, utilize um sabonete adequado para o seu tipo de pele e lave o rosto com movimentos circulares em toda a sua extensão. Retire o produto com água fria.

À noite, se estiver de maquiagem, remova o produto com um bom demaquilante e, em seguida, repita o procedimento feito pela manhã.

3. Utilize os produtos adequados para a sua pele

Depois da limpeza com o sabonete, é o momento de utilizar os produtos indicados pelo seu dermatologista.

Dentre eles estão séruns, hidratantes, ácidos e esfoliantes. Para quem sofre de algum problema, como o melasma, além de uma alimentação natural, é necessário o uso de produtos específicos para essas manchas.

Depois de aplicar todos os produtos, finalize com o protetor solar, mesmo que você não pretenda sair de casa.

4. Aplique um antioxidante

Para pessoas que utilizam o antioxidante, ele deve ser aplicado com a pele limpa e o produto deve ser, preferencialmente, líquido. Os antioxidantes líquidos possuem vitamina C, vitamina E, resveratrol e ácido ferúlico.

São esses componentes que combatem os radicais livres e reforçam a defesa natural da sua pele, evitando os danos causados pela exposição solar e pela poluição.

5. Retirar a maquiagem

Antes de dormir, é recomendado que você remova toda a maquiagem do rosto, utilizando um demaquilante com rótulos personalizados para o seu tipo de pele, ou um produto de sua preferência.

Mesmo que você não tenha utilizado maquiagem durante o dia, o filtro solar que você aplicou também precisa ser removido antes de se deitar.

O demaquilante também ajuda nesse processo, mas se você preferir, pode usar os lencinhos demaquilantes ou água micelar.

5. Retirar a maquiagem

A importância dos cuidados com a pele

Uma rotina de cuidados com a sua pele é uma forma de demonstrar amor próprio, visto que eles são essenciais para a saúde e a beleza da pele.

Esse órgão protege o nosso corpo contra as agressões do dia a dia, como os raios de sol, impurezas, poluição e outros fatores aos quais estamos expostos.

Cuidar da aparência, por meio de procedimentos como preenchimento de boca e botox são muito importantes para a nossa autoestima. Entretanto, é fundamental retribuir a proteção da pele cuidando muito bem dela.

Esse processo é essencial para quem fica mais exposto ao sol, mas ele também é indispensável para quem não costuma sair de casa todos os dias. Só assim você terá uma pele realmente bonita, saudável e hidratada.

A rotina de skincare deve ser vista como uma maneira de você se conectar consigo mesmo e dar mais atenção à sua saúde, beleza e bem-estar.

Outros procedimentos mais complexos, como luz pulsada olheiras, são feitos pelos dermatologistas. Mas, em casa, no dia a dia, os cuidados com a pele devem ser encarados com a mesma importância que o banho e a escovação dos dentes.

Isso porque, durante a rotina de cuidados, também precisamos fazer a higienização da pele, algo essencial para a saúde dela.

Do mesmo modo, esse cuidado é vital para prevenir o surgimento precoce de linhas de expressão e rugas. No dia a dia, você se expõe a vários fatores que podem agredir e prejudicar a sua pele, e eles colaboram para o envelhecimento.

Os produtos utilizados nessa rotina de cuidados respeitam o tipo e a necessidade de cada um, assim como no caso da depilação a laser pele negra.

Dessa forma, você vai usar produtos que atendam às necessidades do seu tipo de pele, para que ela esteja sempre bonita e saudável.

Além disso, o uso diário de protetor solar, que como vimos, é uma parte essencial da rotina de cuidados, que protege você contra os raios de sol e os riscos de desenvolver câncer de pele.

Conclusão

A rotina de skincare não é apenas uma questão de vaidade, mas também de saúde e bem-estar. A pele é o maior órgão do corpo e você precisa dar atenção a ela, da mesma forma que cuida do coração e de outros órgãos importantes.

Lembre-se de que, além de proteger o seu organismo, a pele é fundamental para a sua aparência. Investir nesses cuidados é uma forma de manter a saúde e um aspecto jovial por muito mais tempo.

Para que a sua rotina de cuidados com a pele seja mais eficiente e saudável, conte com a ajuda de um dermatologista de sua confiança.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 vantagens do buzz marketing

5 vantagens do buzz marketing

Como integrar a loja física ao ambiente virtual 

Como integrar a loja física ao ambiente virtual?