in ,

Saiba quais benefícios os cursos online podem te proporcionar

Saiba quais benefícios os cursos online podem te proporcionar

Saiba quais benefícios os cursos online podem te proporcionar

Com o avanço da internet, muitos cursos online surgiram, causando uma tremenda revolução nos modelos tradicionais de educação. Por conta disso, não dá mais para escapar das plataformas digitais para ensino: elas chegaram para ficar.

Além do mais, com o crescimento de cursos online, muitas pessoas puderam ter uma oportunidade de capacitação e qualificação profissional, tornando o acesso ao conhecimento muito mais democrático.

Hoje em dia, mais de 1,5 milhões de brasileiros optam pelo ensino a distância, isto é, a modalidade online. Isso representa cerca de 18,6% do número de matrículas total. O número de interessados em cursos online também cresceu de 21,4% para 28% em 2016.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a estimativa é de que, em 2023, fazer um ensino a distância será muito mais comum do que presencialmente. 

Afinal, nos últimos anos, a oferta de cursos online aumentou 133%, em média.

Fora os cursos de aperfeiçoamento e de graduação, há uma grande variedade de ensinos livres, para pessoas que querem ter algum conhecimento específico. 

Por exemplo, um curso online especializado na instalação de piso de madeira deck – voltado para qualquer pessoa interessada em aprender mais.

Ou seja, os cursos online têm inúmeras vantagens e, por causa disso, a perspectiva é de que as pessoas procurem cada vez mais pela modalidade de ensino a distância e o aprendizado por meio da internet.

No artigo de hoje, você vai conhecer quais benefícios os cursos online podem te proporcionar e descobrir o porquê é interessante investir na sua capacitação.

Ficou curioso(a)? Então, continue a leitura!

1 – Grande variedade de cursos

Quando estudamos em modalidades tradicionais de ensino, ficamos à mercê do tipo de curso que a instituição pode oferecer. 

Ou seja, nem sempre encontramos um curso altamente específico, o que pode reduzir a nossa autonomia, pois temos que seguir uma grade predeterminada de disciplinas.

Mas, no caso dos cursos online, é possível ter mais liberdade nesse quesito, pois a modalidade oferece uma grande variedade, sendo possível, até mesmo, cursar uma única matéria.

Por exemplo, você pode pegar uma disciplina de logística voltada somente para o transporte de cargas pequenas, sem a necessidade de fazer um curso inteiro, com outras matérias. 

Ou seja, a disponibilidade de cursos é muito maior e você tem mais liberdade para escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.

Grande variedade de cursos

2 – Melhores oportunidades de trabalho

Uma das coisas que mais conta em uma vaga de emprego é o conhecimento dos candidatos. Por isso, é importante ter um currículo de qualidade, mostrando que você tem as qualificações necessárias para o trabalho.

Com os cursos online, as oportunidades são muito melhores. Afinal de contas, se você vai trabalhar com manutenção macbook e fez um curso online de formatação de computadores, terá chances muito melhores do que os concorrentes.

3 – Certificação válida e mais conhecimento

Grande parte dos cursos online oferece certificação válida para todos os estudantes. Isso quer dizer que você tem como comprovar o seu conhecimento em uma determinada área e, com isso, conseguir aprimorar seu currículo.

O certificado pode ser usado em todo o país e, dessa forma, você tem a certeza de melhorar suas aptidões profissionais, sendo possível buscar novas oportunidades de trabalho e se manter atualizado.

Não apenas para uma determinada área, os cursos online também ajudam na compreensão de conhecimentos gerais, para você conhecer mais sobre o mundo e outros segmentos.

Por exemplo, você pode fazer um curso de impressão em vinil adesivo apenas por curiosidade e, assim, usar esses conhecimentos em benefício próprio (se quiser decorar a casa, por exemplo), não necessariamente para o seu emprego.

4 – Conexão com pessoas de diferentes áreas

A internet mudou a forma como as pessoas se relacionam, e isso também chegou aos cursos online. 

As plataformas digitais possibilitaram a criação de fóruns de discussão e canais de comunicação para a troca de mensagens instantâneas, sendo possível ter discussões com outros alunos do curso online.

Além disso, devido à democratização do ensino, você poderá ter contato com pessoas de diferentes áreas do conhecimento cursando a mesma disciplina – algo muito importante para o seu network.

Fora isso, você pode entrar em contato virtual com os professores, em caso de dúvidas, algo que contribui com o seu aprendizado, além de melhorar o rendimento no curso.

5 – Flexibilidade de horários

Os cursos online chamam muita atenção porque eles permitem a flexibilidade de horários. Em uma rotina tão corrida, isso pode ser fundamental para pessoas que desejam se aperfeiçoar em algo, estudar uma coisa nova, mas não têm muito tempo.

Assim, se você trabalha em uma fabrica de granola durante o horário comercial, pode estudar durante as horas livres, sem ter uma grade fixa que exige a participação do aluno em horas definidas.

Além disso, os estudantes podem adotar um ritmo de estudos mais adequado. Por exemplo, quem tem uma concentração melhor durante a noite, pode acessar as aulas neste período, o que contribui positivamente para o rendimento.

Entretanto, para ter uma rotina de estudos eficiente, é preciso:

  • Ter acesso a uma internet de qualidade;
  • Baixar os materiais e acompanhar todas as aulas;
  • Ter um local adequado para o seu estudo;
  • Ter disciplina e organização para fazer o curso online.

Ou seja, você precisa desenvolver a autonomia, já que o sucesso do curso online dependerá, em grande parte, da sua dedicação.

6 – Mais praticidade de estudo

Mais do que fazer o seu próprio horário, você também tem a liberdade de estudar onde quiser: basta ter acesso à internet e um dispositivo adequado (notebook, computador, tablet ou celular).

Por exemplo, você pode assistir uma aula sobre como fazer um adesivo transparente personalizado diretamente no seu smartphone, enquanto espera a consulta de um médico.

Inclusive, a maioria dos cursos online oferece aulas sob demanda, ou seja, elas podem ser acessadas em qualquer momento. As plataformas também costumam ser responsivas, isto é, as aulas permitem uma boa navegabilidade mesmo em telas menores.Assim, você não corre o risco de assistir uma aula no celular e o dispositivo travar.

7 – Desenvolvimento de novas habilidades

A revolução da internet não impactou todos os setores da sociedade. Hoje em dia, praticamente tudo é permeado pelas TICs (tecnologias da informação e da comunicação).

Um exemplo são os componentes de automação, como uma sensor indutivo 2 fios, que está presente em vários processos industriais.

Portanto, os cursos online não apenas oferecem uma oportunidade de ensino de disciplinas específicas, mas ajudam os alunos no domínio das TICs, bem como de ferramentas tecnológicas, plataformas digitais e canais virtuais de comunicação.

Em um mercado altamente competitivo, dominar a tecnologia pode ser um diferencial para quem deseja se destacar no âmbito profissional. E não tenha dúvidas: essas habilidades são muito valorizadas.

Desenvolvimento de novas habilidades

8 – Melhor preparo para as provas

Uma das vantagens dos cursos online é que você não tem datas estabelecidas para realizar as avaliações, como ocorre nas modalidades presenciais de ensino. 

Claro que as instituições colocam algumas possibilidades, mas você pode escolher a melhor data para fazer a prova.

Dessa maneira, você pode ter um tempo maior para estudar e realizar o teste somente quando se sentir devidamente preparado. Até porque quem determina o seu progresso é você mesmo.

Isso ajuda a aliviar a pressão, algo muito importante para o aprendizado. Afinal de contas, aprender como se faz uma luminária de balizamento é muito mais prazeroso quando você não se sente na obrigação, tornando o ensino prazeroso. Consequentemente, os resultados são muito melhores!

9 – Alta qualidade de ensino

A qualidade do ensino online é tão boa quanto os cursos presenciais, pois é feita uma triagem bastante rigorosa para escolher os melhores professores, com excelência didática e dinamismo na frente das câmeras, além de manter um conteúdo atualizado.

Engana-se quem pensa que os cursos online são de menor gabarito ou que os professores têm menos formação do que os dos cursos presenciais. 

Ao contrário, você tem contato com profissionais de alto nível e extremamente preparados.

Conclusão

Os cursos online chegaram para ficar. O avanço contínuo da internet e o aprimoramento das TICs aumentaram a oferta de ensinos a distância, tornando a modalidade uma das preferências do mundo atual.

Ademais, os cursos online oferecem muitas vantagens para os alunos, como a flexibilização de horário, praticidade de acesso e o desenvolvimento de novas habilidades, sem perder de vista a qualidade do ensino.

Por esse motivo, vale a pena apostar nesta modalidade de ensino, visto que a oferta de cursos online só tende a aumentar nos próximos anos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

6 dicas de cursos para empresas

6 dicas de cursos para empresas

Teologia você sabe o que é

Teologia: você sabe o que é?