in , ,

Saúde mental: a importância dos profissionais de psicologia

Saúde mental a importância dos profissionais de psicologia

Chamamos de psicologia o estudo científico da mente e do comportamento humano, incluindo seus campos e subcampos que incluem várias outras áreas, como humana, saúde, processos cognitivos, esportes e comportamento social.

Essa palavra se origina do grego “psyque”, que significa “mente”. Nesse sentido, a psicologia ajuda a entender e investigar as causas de determinado comportamento.

Para isso, ela utiliza procedimentos sistemáticos, que visam observar, medir e analisar, tendo como base interpretações teóricas e explicações de causa.

A mente humana é muito complexa e não é fácil estudá-la por completo. Nós, os seres humanos, não podemos observá-la diretamente, mas utilizamos a mente para pensar e agir.

O papel do psicólogo é analisar o comportamento humano e testar as teorias que explicam o funcionamento da mente. 

O paciente, por sua vez, consegue compreender seus próprios processos mentais e o que desencadeia reações negativas na vida.

A terapia ajuda a mudar esses comportamentos e proporciona uma vida mais saudável psicologicamente.

Para elucidar esse tema, vamos explicar um pouco sobre o que faz um psicólogo, porque é importante cuidar da saúde mental e de que forma o profissional de psicologia pode ajudar as pessoas.

Como falamos anteriormente, a psicologia procura entender o ser humano, sua mente e seu comportamento. 

Com base nesses estudos, o psicólogo conduz uma pessoa durante o processo de autodescoberta, para que ela possa compreender suas dificuldades.

Podemos dizer que é uma jornada de autoconhecimento, com o objetivo de aumentar o bem-estar e melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

O psicólogo pode ou não utilizar um jaleco personalizado, mas independentemente disso, eles são procurados, geralmente, por pessoas que estão passando por um momento de desequilíbrio emocional.

O psicólogo também pode ajudar alguém a compreender um parente, para que este possa ajudá-lo em uma situação difícil.

Entretanto, muitas pessoas não compreendem a abrangência do papel do psicólogo, fazendo com que tenham receio em procurar um tratamento psicológico.

Entretanto, a verdade é que mesmo pessoas que não estejam em um momento de desequilíbrio podem procurar o auxílio desse profissional, pois ele é capaz de melhorar a saúde mental e a qualidade de vida, independentemente da sua situação.

Por conta disso, fica claro que é muito importante inserir esse profissional na sociedade, principalmente no contexto moderno da humanidade, que pode desencadear doenças emocionais e distúrbios de comportamento.

Para compreender melhor o comportamento humano, a psicologia é dividida em diferentes áreas, sendo:

  • Psicologia clínica;
  • Psicologia hospitalar;
  • Psicologia escolar;
  • Psicologia do trabalho.

O que faz um psicólogo?

Esse profissional pode atuar dentro de empresas, escolas, hospitais, clínicas ou em um espaço próprio, por meio de aluguel de sala por hora.

Para entender um pouco mais o quanto esse profissional é importante em nossa sociedade, vamos falar um pouco mais sobre a necessidade de cuidar da saúde mental.

Por que devemos cuidar da saúde mental?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo, um problema que atinge quase 10% da população.

Além disso, aproximadamente 86% dos brasileiros têm algum tipo de transtorno mental, e dentre os mais corriqueiros estão a depressão e a síndrome de Burnout.

Uma pesquisa realizada também mostrou que 53% da população brasileira tiveram sua condição mental afetada durante o ano de 2020.

Chamamos de transtorno mental um momento da vida que não está bem, mas que ainda não confirmou o diagnóstico de uma doença mental.

Em outras palavras, o transtorno mental é a trajetória diagnóstica que uma pessoa passa para identificar quais problemas mentais podem ter sido desencadeados durante um desequilíbrio emocional.

Essa condição varia muito de uma pessoa para outra, e para diagnosticar, o profissional avalia usar hábitos do indivíduo, o tipo de ambiente em que ele vive, dentre outros aspectos.

A doença mental, por sua vez, diz respeito a um problema que pode comprometer a saúde da pessoa. 

Ela é identificada com base em sintomas e necessita de tratamento específico, tanto para a cura quanto para o controle.

Cuidar da saúde mental evita que a nossa mente seja afetada bruscamente por uma doença. 

O psicólogo possui as competências necessárias para trabalhar essas questões e fornece um ambiente confortável, com móveis para escritório.

Com isso, fica mais fácil devolver a qualidade de vida e evitar que a pessoa desenvolva diferentes tipos de doenças mentais, como ansiedade, depressão, esquizofrenia, bipolaridade, distúrbios alimentares, dentre outros.

Essas doenças podem ser provocadas pela falta de cuidados com a saúde mental ou quando o indivíduo se expõe por muito tempo a situações de estresse.

Vários outros fatores podem desencadear esses problemas, inclusive biológicos, como hormônios, genética ou a própria química do cérebro.

Fatores sociais, como dificuldades financeiras, um ambiente familiar tóxico ou trabalho abusivo, também podem acarretar várias doenças mentais.

Outros casos muito comuns são violência física e mental, perda de parentes, abusos, traumas, uso abusivo de álcool e drogas, problemas pessoais, baixa autoestima e pensamentos negativos.

No dia a dia, nos preocupamos com várias tarefas para cuidar de nossa casa, como impermeabilização de estofados, estamos atento às obrigações do trabalho, nos preocupamos com a família, mas deixamos de lado nossa saúde mental.

Ao longo do tempo, a pessoa pode perder a habilidade de lidar com emoções e situações comuns do dia a dia. Se você procura a ajuda de um psicólogo, consegue se sentir melhor consigo mesmo, melhorando a convivência em sociedade.

Os cuidados com a saúde mental são a melhor forma de evitar que você desenvolva doenças mentais, o que pode levar uma pessoa a atitudes extremas, como o suicídio. 

A partir disso, conseguimos compreender de que modo o psicólogo pode ajudar seus pacientes.

De que forma o psicólogo pode ajudar as pessoas?

Quando pode te ajudar a resolver diferentes situações e problemas. O papel desse profissional é compreender de que maneira as pessoas funcionam, quais são os seus pensamentos e sentimentos, de que maneira se comportam.

Eles podem atuar dentro de uma empresa de sistema de segurança, em um hospital, prisões, centros de reabilitação, dentre outras possibilidades.

De que forma o psicólogo pode ajudar as pessoas?

O psicólogo pode ajudar em qualquer momento da vida, mas isso não significa que você só deve procurá-lo quando eu tiver um problema.

Na verdade, ele também é importante para melhorar a autoestima, alterar um traço da sua personalidade que você não gosta ou até mesmo para que você se conheça melhor.

Muitas pessoas procuram esses profissionais quando querem descobrir sua vocação ou até mesmo para criar um significado novo para vida.

De modo geral, ele costuma atuar quando o paciente precisa resolver uma perturbação mental, geralmente associada à depressão, ansiedade, perturbações do sono, distúrbios alimentares, fobias e estresse.

Entretanto, ele também pode atuar em um escritório virtual e possibilitar que seus pacientes encontrem novas maneiras de viver, e assim terem forças para buscar seus próprios objetivos.

O papel do psicólogo envolve vários pontos da nossa sociedade, por exemplo, na prevenção de diversas situações negativas, como Bullying e assédio no local de trabalho.

Ele também tem a missão de promover saúde e bem-estar mental, fazer orientações vocacionais, implementar novas metodologias de ensino, aumentar a auto satisfação e melhorar a produtividade dos colaboradores de uma empresa.

Também pode auxiliar no funcionamento das companhias, preparar os pacientes para cirurgias ou para enfrentar tratamentos que possam afetar seu estado emocional. 

Por falar nisso, além de auxiliar o paciente, o psicólogo também atua junto à família.

Esse profissional também é muito requisitado para os atletas, artistas, entre outros, para que possam reduzir os níveis de ansiedade e melhorar o próprio desempenho.

Para pessoas que estão fazendo tratamentos com medicação de farmácia de manipulação ou cuidados mais invasivos, o psicólogo pode ajudar a controlar o estado mental e melhorar a qualidade de vida como um todo.

Ele também é muito requisitado em serviços ligados à justiça, como durante um divórcio, no acompanhamento de criminosos, com vítimas de assédio sexual ou estupro e assim por diante.

O que queremos dizer é que o psicólogo está preparado para ajudar qualquer pessoa, independentemente de gênero ou idade, saudáveis ou não, sem nenhum tipo de preconceito em relação a qualquer característica.

Conclusão

Como vimos ao longo deste artigo, o psicólogo é um profissional com ampla capacidade para ajudar em diversas situações.

Assim como existe a medicina do trabalho e outras especialidades, também existe a psicologia do trabalho e outras especialidades, para que qualquer pessoa possa recorrer.

A saúde mental é o bem mais precioso que temos, pois a mente é capaz de melhorar ou piorar a saúde física e os nossos próprios problemas. Cuidar dela é fundamental para o seu bem-estar e o de todas as pessoas ao seu redor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba por que investir em sobrancelhas fio a fio

Saiba por que investir em sobrancelhas fio a fio

Estudo de mercado entenda esta técnica para se comunicar com seu target!

Estudo de mercado: entenda esta técnica para se comunicar com seu target!