in , ,

Como evitar a sazonalidade em uma floricultura? 

Como evitar a sazonalidade em uma floricultura 

Faça uma análise do mercado antes de abrir sua floricultura

Assim como em qualquer empreendimento, fazer uma análise de mercado antes de entrar de cabeça nesse negócio, é indispensável. 

Um bom empreendedor, deve ter em mente que a sua floricultura em Goiânia não será a única por isso, é importante que você tenha estratégias que terão destaque no seu negócio em meio a concorrência. 

Recomendamos que você elabore um plano de negócios para definir as metas, objetivos e expectativas da sua empresa, como por exemplo, quais serão os serviços oferecidos, os produtos, a divulgação, e principalmente, o investimento necessários para a abertura do seu negócio.

Aprender a fazer uma pesquisa de mercado é crucial para o sucesso do seu negócio, e isso impedirá que sua empresa vá à falência.

Muitos dos novos empreendedores, cometem grandes erros ao montar um negócio, um deles é a falta de pesquisa de mercado.

As flores são capazes de trazer mais vida para qualquer ambiente, elas servem para decorar e presentear uma pessoa especial.

Você precisa ter em mente que, não adianta nada você abrir um novo negócio se não tiver a demanda necessária para esse serviço, a concorrência pode ser fatal e acabar com suas chances nos primeiros meses.

A pesquisa de mercado precisa ser feita por algumas etapas, começando pela definição do seu público alvo. 

Para saber qual o seu público alvo, você precisará responder algumas perguntas para descobrir o tipo de cliente que irá consumir os seus produtos.

Faça uma análise do mercado antes de abrir sua floricultura

  • Qual a idade?
  • Quais os hábitos?
  • Renda mensal?
  • Possui filhos?

O principal objetivo dessa pesquisa é obter o máximo de informações sobre o perfil do seu cliente, para o lançamento de algum produto ou até mesmo propagandas futuras.

Empreender no ramo de floricultura é uma tarefa um pouco delicada, mas nesse artigo vamos te ajudar a ter sucesso em seu negócio.

Quem deseja entrar nesse ramo, tem que ser pessoas que realmente tem afinidade nessa área, por se tratar de um produto tão delicado.

Você já parou para pensar de onde vem aquelas flores lindas que decoram ambientes? Seja para presentear alguém especial em datas comemorativas como o dia das mães, dia dos namorados ou aniversários, as flores são muito versáteis.

Todo tipo de negócio precisa ser bem estruturado, uma floricultura não é diferente, deve ser bem administrada, e possuir um bom plano de negócios.

Nos dias de hoje, uma floricultura não precisa necessariamente vender somente flores, pelo contrário, é necessário comercializar outros tipos de produtos que tem a mesma finalidade, de presentear alguém especial ou para decoração, e consequentemente aumentar a lucratividade.

Por exemplo, normalmente quando as pessoas buscam arranjos de flores, elas têm interesse em presentear alguém querido, com demonstração de carinho. 

Existem muitas opções de produtos que têm a mesma finalidade, podendo ser vendidos juntamente, que é o caso das lindas cestas e kits.

Produtos que podem ser acrescentados a sua floricultura 

  • Urso de pelúcia
  • Canecas
  • Garrafas personalizadas
  • Almofadas
  • Chaveiros
  • Chocolates
  • Vinhos

Produtos que podem ser acrescentados a sua floricultura 

A floricultura também é uma ótima alternativa para quem deseja decorar a sua casa com rosas e/ou flores em geral. Para adicionar em sua janela de vidro, pendurado ou até mesmo ao lado. 

Os jarros de madeira também são bem solicitados quando o assunto é decoração, pois a durabilidade é muito maior.

É importante ter em mente que os clientes podem variar muito, você terá que saber  lidar com todos os tipos de pessoas, com gostos diferentes. 

Você pode vender somente uma simples rosa para um homem que deseja presentear sua esposa, e também poderá fechar um negócio com outra pessoa que deseja uma ornamentação para a sua festa de casamento. 

Por esse motivo, você precisa ser uma pessoa tranquila e comunicativa para saber lidar com esses diferentes públicos, ter um bom atendimento e facilidade em fechar negócio.

Como evitar a sazonalidade na floricultura?

Já sabemos que uma floricultura possui épocas do ano a qual há um giro maior de caixa, por isso, muitos empreendedores tendem a temer se devem abrir ou não uma floricultura. 

As datas comemorativas representam quase 100% das vendas de uma floricultura, porém, isso só acontece quando não há investimento em divulgação, bom atendimento e, principalmente, boa administração.

Para garantir sua lucratividade fora dessas datas comemorativas, é necessário que você acrescente mais produtos e serviços a sua floricultura, uma boa divulgação é essencial  para que ela seja conhecida na sua cidade. 

Uma boa estratégia para fazer isso, é oferecer serviços para a decoração de ambientes e o aluguel de toalhas de mesas e vasos para arranjos pelúcia.

O que quero dizer é que para garantir o sucesso do seu empreendimento é preciso criatividade e colocar a mão na massa para atrair a clientela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como integrar a loja física ao ambiente virtual 

Como integrar a loja física ao ambiente virtual? 

5 passos para ter sucesso ao abrir uma  Vidraçaria

5 passos para ter sucesso ao abrir uma  Vidraçaria