in , , ,

Saiba como se profissionalizar e trabalhar sem sair de casa

Saiba como se profissionalizar e trabalhar sem sair de casa

Muitos motivos podem levar uma pessoa a desejar se profissionalizar e trabalhar dentro de sua própria casa, sem precisar se locomover até uma empresa ou um ambiente de trabalho específico

Entretanto, é fundamental entender que nem sempre isso é possível e, quando possível, é fundamental a profissionalização seja adequada para conseguir obter um bom desempenho mesmo a distância.

Claro, no momento atual, de pandemia, a situação é completamente diferente do que estávamos acostumados.

Desde que o coronavírus começou a se espalhar pelo mundo todo, em meados do início de 2020, esse foi o caminho natural para milhares ou até milhões de pessoas mundialmente.

Nesse momento, tudo teve de ser feito às pressas. Empresas que nunca tinham trabalhado com modelo de trabalho online tiveram que ter, basicamente, sua base inteira de funcionários trabalhando de forma remota. 

Nesse cenário, as organizações que já possuiam configurações semelhantes a essa se saíram melhor do que outras que não tinham.

Existem, inclusive, uma série de empresas que trabalham com modelo híbrido, ou seja, um modelo em que o funcionário pode trabalhar de forma remota ou presencial, da maneira que desejar ou de acordo com os horários estabelecidos pela empresa.

Mas, e como ficam os profissionais? Como eles vêm lidando com essa situação? De que maneira eles podem aprimorar seu desempenho nesse modelo de trabalho? Quais são as opções de empregos que podem ser alcançadas com trabalho remoto? 

É isso que veremos a seguir.

A importância da profissionalização

Independente da área e do modelo de atuação, é sempre importante que os profissionais se atualizem e se profissionalizem.

Atualmente o mercado é bastante competitivo, com muita demanda de profissionais para poucas vagas. Para garantir seu lugar em um ambiente corporativo, é essencial que você se destaque mais do que os concorrentes.

Muitos profissionais acabam entrando no mercado de trabalho sem a bagagem necessária para fazer com que as empresas que trabalham tomem um novo rumo no mercado.

Ou seja, são muitos trabalhadores que acabam fazendo o básico, sem trazer algo de novo para o andamento da empresa.

Se pegarmos profissionais do setor de Recursos Humanos, por exemplo, essa é uma área bastante concorrida e exigente.

Para trabalhar nesse campo, você precisa saber exatamente como lidar com as questões internas da empresa, saber conduzir conversas com outros funcionários, saber se comunicar e também entender quais são os melhores momentos para tomar decisões importantes.

Agora, e se uma empresa contrata um profissional que ficará responsável por essa área ou seja, responsável por processos de contratações e demissões, gestão de pessoas e organização da empresa, e esse profissional não possui a qualificação necessária para aquilo que a empresa precisa?

A importância da profissionalização

É aí que é importante a profissionalização, a busca por novos conhecimentos. Uma faculdade de gestão de recursos humanos ead, por exemplo, pode ser um caminho interessante. 

Para quem irá trabalhar com essa área a distância, em um sistema remoto, uma faculdade EAD, que é no mesmo esquema, pode funcionar muito bem. 

Além de se profissionalizar em questões específicas da sua área, você também acaba tendo esse contato maior com o meio digital, quebrando uma barreira que pode ser um empecilho para profissionais que não estão inseridos nesse meio.

Profissões e como se profissionalizar nas áreas de atuação

Citamos um pequeno exemplo de área em que um profissional pode seguir trabalhando a distância, apenas possuindo uma tecnologia em mãos para isso (computador ou smartphone).

Entretanto, atualmente, existe um grande mercado de possibilidades, ou seja, diferentes áreas em que um profissional pode seguir mesmo sem trabalhar presencialmente. Confira alguns exemplos:

  • Redator publicitário;
  • Profissional de marketing digital;
  • Gestão de pessoas;
  • Controle financeiro;
  • Vendedor;
  • Trader;
  • Copywriting;
  • Desenvolvedor de softwares;
  • Outras.

1. Gestão de pessoas

Selecionamos o trabalho de gestão de pessoas para dar um destaque maior. Apesar de parecer estranho, é possível sim gerir toda a comunicação e os processos dos profissionais de uma empresa mesmo a distância.

Mas como fazer isso? Bom, é importante três pontos principais: saber se comunicar, saber utilizar as ferramentas tecnológicas à disposição e realizar cursos profissionalizantes na área, como um curso gestão de pessoas a distancia.

Um curso como esse serve para preparar o profissional para essa profissão que é bastante exigente. Para gerir outros profissionais dentro de uma empresa, é preciso ter uma série de predicados.

Muitas vezes quem faz uma faculdade na área não sai totalmente preparado para enfrentar os desafios que a profissão pede, ainda mais quando estamos falando de trabalho a distância.

Dessa maneira, o curso gestão de pessoas o que é e o que ensina, pode ser fundamental para que um profissional se prepare adequadamente para esse desafio.

Para facilitar e acostumar o profissional, esse curso normalmente é disponibilizado digitalmente por uma série de empresas.

Portanto, o colaborador consegue realizar o curso a distância e se adaptar com esse modelo de trabalho.

2. Gestão financeira

Cuidar das finanças de uma empresa também requer habilidades importantes na área de contabilidade, mas para trabalhar à distância é totalmente possível. 

Enquanto um curso de gestão de pessoas online trabalha a organização dos profissionais, o caminho aqui é diferente. 

Um gestor financeiro de uma empresa precisa cuidar de todos os processos contábeis do local onde trabalha, tais como:

  • Transações;
  • Compras de equipamentos;
  • Parcerias;
  • Serviços;
  • Pagamento de Salários;
  • Fluxo de Caixa;
  • Outros.

Esse é um ponto fundamental para qualquer empresa, visto que, qualquer corporação precisa estar bem organizada financeiramente para poder se manter ativa no mercado. 

Caso haja uma desorganização, o balanço pode acabar ficando negativo com o passar do tempo, e isso pode, em casos graves, decretar a falência.

Como é uma função que pode ser realizada com a ajuda de softwares ou planilhas, o profissional consegue executar esse trabalho mesmo estando em casa.

Porém, é fundamental participar, buscar e realizar um curso de gestão financeira, por exemplo.

Um bom curso de gestão financeira pode ajudar o profissional a se organizar durante a rotina de trabalho, a mexer corretamente nas planilhas, a agilizar os processo das contas, entre outros pontos importantes. 

Assim como o curso de gestão de pessoas, essa também é uma área que existe bastante demanda, ou seja, muitas empresas que elaboram cursos para ensinar profissionais e profissionaliza-los nessa área.

É possível encontrar cursos presenciais e também curso de gestão financeira online. Mas, muitas pessoas devem estar se perguntando se esse tipo de curso não possui o mesmo material encontrado em faculdades de economia ou contabilidade.

Naturalmente, existem assuntos relacionados à administração financeira, mas em um curso universitário não existe um aprofundamento tão específico.

Dessa maneira, mesmo que você encontre pontos relacionados a gestão financeira de uma empresa no seu curso, fica mais fácil encontrar curso de gestão financeira grade curricular mais qualificados e que preparam melhor o profissional para o mercado de trabalho.

2. Gestão financeira

Como se adaptar?

Tendo em vista o que apresentamos até aqui, é importante entender que é totalmente possível se profissionalizar e trabalhar a distância. 

Com a ajuda da tecnologia, essencialmente computadores e celulares smartphones, muitas das profissões se adaptaram para atender essas demandas, permitindo que profissionais consigam desempenhar suas funções mesmo dentro de suas casas.

Até mesmo grandes empresas tiveram de utilizar esse meio para se adaptar durante a pandemia, como organizações do ramo de marketing, computacional, publicidade, comunicação, entre outros.

Além disso, grandes hospitais, que foram espaços centrais durante esse período, conseguiram transferir profissionais para esse modelo de trabalho.

A administração e organização de hospitais, por exemplo, tanto na parte financeira, recursos humanos, gestão de pessoas, entre outras áreas, pode ser realizada a distância, por meio do uso das tecnologias. 

Porém, naturalmente é fundamental que os trabalhadores se profissionalizem nessa área. Um dos caminhos é através de especialização em administração hospitalar.

É importante que as pessoas que estejam buscando entrar no mercado de trabalho tenham isso em mente, que atualmente é totalmente possível conseguir o engajamento necessário para trabalhar mesmo digitalmente, sem precisar se locomover até a empresa. 

Ao mesmo tempo, é importante que as empresas também entendam isso e saibam que é uma possibilidade interessante.

Portanto, é importante saber se adaptar, buscar soluções e enfrentar os desafios que a profissão escolhida trará para você. 

A profissionalização e realização de cursos são caminhos fundamentais, pois dessa maneira você conseguirá sempre se atualizar e se manter ativa nesse modelo de trabalho. 

O incentivo por meio das empresas, disponibilizando esses cursos de forma gratuita para que os profissionais tenham acesso também é fundamental, e é um ponto que deve ser explorado pelas grandes corporações do Brasil e do mundo. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para quem deseja se tornar um fisioterapeuta de excelência

Dicas para quem deseja se tornar um fisioterapeuta de excelência

Indústria elétrica e eletrônica cresce 22% no começo de 2021, segundo ABINEE

Indústria elétrica e eletrônica cresce 22% no começo de 2021, segundo ABINEE