in , , ,

Tudo sobre o curso de contabilidade

Tudo sobre o curso de contabilidade

A contabilidade é um dos setores mais importantes de uma empresa, independentemente de o cenário econômico ser ou não positivo. Isso porque é importante manter as contas equilibradas.

Entretanto, existem muitas variáveis que precisam ser consideradas e o profissional deve enxergar as tendências financeiras do mercado. 

Tudo isso são ações que fazem parte do trabalho de contabilidade, o que exige boa formação.

Para atuar como contador, é necessário fazer um curso superior em Contabilidade, também conhecido como Ciências Contábeis. Esse curso possui dentre outras matérias:

  • Matemática;
  • Direito;
  • Administração;
  • Planejamento Estratégico.

É com base nesse aprendizado que ele se torna capaz de orientar as organizações e cuidar de vários assuntos relacionados à esfera contábil delas e das pessoas.

Muito além de auxiliar na época de declarar o Imposto de Renda, esse profissional garante a conformidade de todas as obrigações fiscais, pessoais e empresariais.

De micro e grandes empresas, além de profissionais dos mais variados setores, todos, em algum momento da vida, vão precisar do auxílio do contador.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito do curso de contabilidade, mostrar algumas ferramentas que esses profissionais utilizam e de que forma a contabilidade ajuda uma empresa.

O que é o curso de Contabilidade?

A graduação em Contabilidade é um bacharelado que oferece aos futuros profissionais uma visão bem abrangente dessa área. 

Dessa forma, estarão aptos para trabalhar em vários ramos do setor, em empresas ou em seu próprio escritório.

A duração do curso de contabilidade online grátis é de 4 anos e pode ser feito em modalidades diferentes, sendo presencial, semipresencial ou a distância.

Em qualquer opção, o aluno tem direito a diploma e será reconhecido em território nacional, desde que a instituição seja aprovada pelo MEC (Ministério da Educação).

É possível trabalhar em uma auto escola e em diversas outras empresas, devido à sua ampla grade curricular. 

No entanto, ela pode variar, dependendo da instituição de ensino onde você está. Mas, de forma geral, as matérias mais estudadas são:

  • Lógica matemática;
  • Matemática Financeira;
  • Legislação Tributária;
  • Direito Comercial;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Direito Empresarial;
  • Administração Financeira;
  • Análises das Demonstrações Contábeis;
  • Teoria da Contabilidade.

Obviamente, existem muitas outras matérias, mas dá para ter uma ideia do tipo de conteúdo que você verá. A partir disso, será capaz de auxiliar nas tomadas de decisão dos empresários.

Entretanto, antes de exercer suas atividades profissionais, o recém-formado em contabilidade deve prestar um exame, para que assim possa obter o seu registro no CFC (Conselho Federal de Contabilidade. 

O contador pode atuar com: 

  • Contabilidade ambiental;
  • Previdenciária;
  • Bancária;
  • Comercial;
  • Industrial;
  • Recursos Humanos;
  • Contabilidade de transportes e seguros;
  • Financeira;
  • Fiscal;
  • Hospitalar;
  • Hoteleira;
  • Imobiliária;
  • Internacional;
  • Rural;
  • Tributária.

Também é possível atuar em diferentes tipos de empresas, prestar serviços para um escritório de projetos de arquitetura, atuar como consultor, analista financeiro, planejador tributário, dentre outras possibilidades.

Depois da faculdade, o contador também estará apto para utilizar as principais ferramentas disponíveis para ele no mercado. 

O que é o curso de Contabilidade?

Ferramentas que o contador precisa utilizar

No dia a dia de profissionais das mais variadas áreas, diversas ferramentas se fazem necessárias, com o contador isso não é diferente. E dentre as ferramentas mais usadas estão:

ERP (Enterprise Resource Planning)

O ERP é um recurso que complementa as ferramentas usadas para escrituração. São softwares que conectam todas as áreas de uma empresa e permitem que elas façam uma gestão rápida das informações.

O objetivo é melhorar os processos internos e interligar os setores da companhia. A corporação consegue gerir melhor o fluxo de informações e isso acaba por melhorar suas ideias.

O contador pode contar com o ERP para tomar decisões mais assertivas e ter acesso a informações relacionadas à escrituração contábil.

Os números, além de oferecerem as informações pertinentes ao fisco, também demonstram claramente qual é o potencial de crescimento do negócio, melhorando o serviço prestado pela assessoria contábil.

Aplicativos de mensagens

O contador costuma prestar serviços para várias empresas diferentes, por esse motivo, precisa de aplicativos que facilite a comunicação com elas.

O e-mail continua sendo uma boa alternativa, mas não é mais suficiente, tendo em vista o caráter imediatista da sociedade atual. Por essa razão, é necessário contar com outros recursos, como WhatsApp.

Essa ferramenta, além da mensagem de texto, também possibilita as chamadas de voz, transferências de arquivos, compartilhamento de imagens e chamadas de vídeo.

Além disso, o contador pode se comunicar com seus clientes, a qualquer hora do dia ou da noite e de qualquer lugar do mundo.

Ferramenta de escrituração contábil

Este é um dos recursos mais básicos de contabilidade, mas que continua sendo muito importante e necessário, entretanto, depende de uma atualização correta.

Uma de suas principais obrigações é escriturar dentro das Normas Internacionais de Contabilidade, uma mudança que aconteceu na última década e que profissionalizou tal atividade.

Por meio da escrituração, um contador que cuida, por exemplo, de todo o processo envolvido na hora da locação de sala por hora, garante que todas as informações estejam corretas.

Esse sistema ajuda a manter a organização em pleno funcionamento, já que cuida de muitos assuntos importantes, como controle da folha de pagamento, emissão de notas fiscais, dentre outros.

Armazenamento em nuvem

Todos os dados das corporações devem ser armazenados com segurança. Por conta disso, é crucial adotar ferramentas de armazenamento em nuvem que trazem mais praticidade e segurança para o dia a dia de trabalho.

O armazenamento em nuvem, além de ser seguro, permite que as informações sejam acessadas de qualquer lugar. 

Antes de esse recurso existir, muitos contadores deixavam seus documentos guardados em arquivos ou em HDs.

Mas, se houvesse algum problema, todas as informações poderiam ser perdidas, como incêndios ou danos ao HD. 

Hoje em dia, o próprio Google Drive (ferramenta gratuita criada pelo Google) pode armazenar as informações com segurança e praticidade.

Como sabemos, os contadores podem oferecer todo o respaldo necessário a qualquer tipo de empresa, como no caso de um pet shop. Mas, você sabe de que maneira ele pode ajudar?

Armazenamento em nuvem

Como o contador ajuda as empresas?

Talvez você ainda não saiba, mas o contador pode auxiliar uma empresa de várias formas, por exemplo, fornecendo informações que apoiem as decisões dos gestores.

A contabilidade tradicional consiste na coleta e registro de dados financeiros da companhia, por meio da apresentação de demonstrativos, como no caso do Balanço Patrimonial.

Mas, atualmente, o contador pode ir além com uma empresa de locação de lavadoras e ajuda na análise, interpretação e tradução de relatórios que trazem informações privilegiadas aos gestores.

Um exemplo disso é quando o contador usa registros de vendas para informar qual produto oferece mais lucratividade, mostrar custos que precisam ser reduzidos ou até mesmo fazer projeções de caixa.

Esse profissional também pode orientar quanto à gestão financeira no que diz respeito ao seu controle. Para isso, executa uma análise de risco, além de fazer controle orçamentário e auditorias.

É uma maneira de garantir saúde financeira, monitorar os indicadores econômicos, controlar os custos gerados, dentre outras necessidades.

Se uma empresa de fretamento de veículos conta com o respaldo de um contador, melhora a liquidez de seus negócios, planeja melhor seus investimentos e contrai menos dívidas.

Os serviços prestados por um contador não se limitam apenas à empresa, mas chegam ao mercado em que ela atua, além das oportunidades e ameaças que a circundam.

É assim que o contador atua como um profissional capaz de prever eventos e situações, incluindo mudanças legislativas, que podem beneficiar ou prejudicar a corporação.

Também é seu papel manter os gestores atualizados quanto às linhas de crédito, aplicações que possam ser vantajosas para o negócio, mostrar dados da concorrência, dentre outros.

No que diz respeito aos assuntos fiscais, a contabilidade também serve para acompanhar as alterações dos regimes e dar dicas para reduzir os impostos e outros tipos de custos.

Por fim, uma empresa de mudanças também pode contar com o contador para auxiliar na gestão de seus clientes.

Trata-se de uma prática que agrega mais valor ao negócio, sendo um trabalho que conta com o respaldo de ferramentas tecnológicas, como aquelas que mostramos anteriormente.

Conclusão

Portanto, o contador é um profissional que, apesar de ter seu foco nos assuntos contábeis de empresas e pessoas, também é muito versátil dentro do universo corporativo.

Ele pode ajudar as organizações de muitas maneiras, desde que seja devidamente formado em um curso de graduação e saiba usar as ferramentas essenciais para o seu trabalho.

Neste artigo, você pôde conhecer um pouco sobre esse profissional, como é o curso de contabilidade online grátis e o quanto o contador é útil para empresas dos mais variados setores, de todos os tamanhos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tenha seu curso em gestão sem sair de casa Entenda mais

Tenha seu curso em gestão sem sair de casa: Entenda mais

Como me destacar como gestor

Como me destacar como gestor?