in ,

Gestão escolar: saiba mais sobre o assunto!

Gestão escolar saiba mais sobre o assunto!

Você sabia que uma boa gestão escolar pode assegurar a qualidade de ensino da sua instituição?  

No processo de ensino e aprendizagem, existem muitas atividades por trás das aulas que são capazes de garantir o bom funcionamento de tudo que envolve a equipe pedagógica e comunidade escolar, respaldando todos os envolvidos em suas atividades.

A importância de cuidar da gestão escolar vem do tamanho da responsabilidade que envolve estar ligado à educação. Afinal, ela é um dos pilares mais importantes para construir uma sociedade mais desenvolvida e focada no bem-estar das pessoas.

E, no Brasil, a responsabilidade é ainda maior: o acesso a uma boa educação é um divisor de águas na vida dos brasileiros e pode transformar o futuro do país.  

Seja para o ensino básico, ou até mesmo superior, as tarefas que envolvem o gerenciamento de uma instituição são complexas e precisam ser eficientes para garantir a excelência do ensino.  

Para te ajudar com essa tarefa, elencamos pontos essenciais sobre o assunto. Acompanhe no artigo!

O que é gestão escolar?

Antes de entender a importância da gestão escolar nas instituições, é preciso conceituar o que é esse gerenciamento de tarefas tão complexo!

A gestão escolar engloba todas as atividades que visam a organização da escola, promovendo um cotidiano escolar mais coordenado para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça da melhor forma possível.  

Para garantir a boa administração dos gestores escolares, é necessário que as ações da escola estejam pautadas em 6 pilares essenciais, que são eles:

  • Gestão pedagógica
  • Gestão administrativa
  • Gestão financeira
  • Gestão de recursos humanos
  • Gestão de comunicação
  • Gestão acadêmica

Com o controle e bom funcionamento desses pilares, é possível que a equipe gestora – composta por diretores, auxiliares e equipe pedagógica – consigam garantir um dia-a-dia saudável para todos os colaboradores, juntamente a um ensino de qualidade, com foco na organização do ambiente educativo e redução da evasão escolar.

O que é gestão escolar?

Dito isso, podemos concluir que a gestão escolar é muito diferente de uma mera administração da escola, afinal, o objetivo dessa prática é aplicar os conhecimentos e estratégias para tornar os processos acadêmicos mais eficientes e, assim, promover uma melhoria no ensino.  

E apesar de tamanha complexidade, existe software de gestão educacional que colabora com os pilares e automatiza processos burocráticos dentro das instituições, auxiliando os gestores para que não haja sobrecarga.

Afinal, são muitas frentes a serem analisadas diariamente e que merecem total atenção da equipe de gestores, sendo assim, é natural – e necessário – que algumas delas sejam otimizadas para que tudo ocorra como o planejado e as equipes batam suas metas.

Para te ajudar a entender melhor sobre as frentes da gestão educacional -que foram supracitadas- elencamos alguns conhecimentos importantes sobre elas!

Gestão pedagógica 

Este é o pilar principal da gestão escolar, afinal, ela está ligada diretamente ao ensino-aprendizagem, o ponto mais importante para uma instituição de ensino. Dessa forma, é preciso compreender as atividades ligadas à gestão pedagógica:

  • Planejamento e organização do sistema educacional
  • Análise e melhorias das práticas educacionais
  • Elaboração e implementação de projetos pedagógicos
  • Otimização e definição de metas para o processo de ensino-aprendizagem

Gestão administrativa 

Essa frente da gestão escolar engloba tudo que é relacionado aos recursos físicos, materiais e financeiros. Dessa forma, a gestão administrativa é responsável por designar a utilização do dinheiro da instituição da maneira certa.

Por isso, o corpo administrativo das escolas precisa executar algumas tarefas essenciais para o bom funcionamento do ambiente, como por exemplo:

  • Atenção as normas e leis da educação
  • Manter os bens da escola em perfeito estado
  • Prezar pelo acompanhamento da rotina das secretarias – por exemplo- para facilitar alguns processos do corpo docente.

Gestão financeira 

Uma instituição que faz bom uso dos recursos financeiros consegue ir além! Por isso, é preciso dar toda a atenção a essa frente da gestão escolar.

Dessa forma, é essencial entender as tarefas da gestão financeira, que são diferentes da administrativa e trata as finanças da instituição muito mais a fundo. Afinal, esse setor é responsável por:

  • Definir o destino dos recursos financeiros
  • Levantamentos de receitas e despesas
  • Distribuição de dinheiro para os demais setores da instituição

Gestão de recursos humanos 

Assim como toda empresa, o setor de recursos humanos é o coração das escolas também! Afinal, para as instituições, o RH lidará com o corpo docente, discente, pais e demais colaboradores.

Este setor visa a boa relação entre toda a equipe e comunidade escolar, além de promover um ambiente de trabalho com mais bem-estar e muito mais humanização – o que é essencial nas instituições de ensino.

Além disso, fazer a gestão de recursos humanos aumenta o engajamento e a motivação dos colaboradores, fazendo com que eles possam desenvolver seus respectivos trabalhos com excelência!

Gestão da comunicação

Para uma empresa, uma boa comunicação é essencial para o funcionamento de todas as equipes, e este fato se aplica às instituições de ensino também!  

Por isso, a gestão da comunicação é tão essencial! Seja interna, com os pais ou com o público, manter canais assertivos para se comunicarem pode transformar o dia a dia da sua instituição e garantir ótimos resultados – além de diminuir burocracias.

Quando o assunto é comunicação interna, é possível conectar ainda mais a equipe pedagógica da rotina dos docentes, facilitando a melhora do ensino-aprendizagem.

Além disso, uma comunicação assertiva promove um local de trabalho mais saudável e com grande partilha de conhecimentos!

Já para a comunicação externa, é possível reforçar os laços com os pais e responsáveis dos alunos, facilitando o feedback sobre a instituição, além de diminuir burocracias que envolvem este contato.

Gestão da comunicação

Gestão acadêmica

A gestão acadêmica engloba tudo que há de mais burocrático e minucioso nas instituições de ensino, por isso, é tão importante para o bom funcionamento escolar.  

Este controle refere-se a atividades como:  

  • Gestão de matrícula
  • Gestão de documentos
  • Gestão das turmas
  • Gestão do cotidiano do corpo docente
  • Gestão das notas dos alunos
  • Gestão da carga horária do corpo discente e docente

E muitas outras atividades corriqueiras que são essenciais para dimensionar o desempenho das instituições. Com isso, podemos concluir que esta é a fase mais complexa de todo o processo.

Sendo assim, é natural que as escolas e universidades recorram aos recursos tecnológicos disponíveis para o manejo dessas informações tão valiosas.  

Agora que você já entendeu qual a importância da gestão educacional, que tal reavaliar os processos dentro do seu ambiente de ensino e colocar em prática os conhecimentos deste artigo?

Não perca a oportunidade de conhecer o nosso site de cursos onlines gratuitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como atrair clientes em tempos de crise

Como atrair clientes em tempos de crise?

O que significa o conceito lifelong learning

O que significa o conceito lifelong learning?