Você sabia que uma boa gestão escolar pode assegurar a qualidade de ensino da sua instituição?
No processo de ensino e aprendizagem, existem muitas atividades por trás das aulas que são capazes de garantir o bom funcionamento de tudo que envolve a equipe pedagógica e comunidade escolar, respaldando todos os envolvidos em suas atividades.
A importância de cuidar da gestão escolar vem do tamanho da responsabilidade que envolve estar ligado à educação. Afinal, ela é um dos pilares mais importantes para construir uma sociedade mais desenvolvida e focada no bem-estar das pessoas.
E, no Brasil, a responsabilidade é ainda maior: o acesso a uma boa educação é um divisor de águas na vida dos brasileiros e pode transformar o futuro do país.
Seja para o ensino básico, ou até mesmo superior, as tarefas que envolvem o gerenciamento de uma instituição são complexas e precisam ser eficientes para garantir a excelência do ensino.
Para te ajudar com essa tarefa, elencamos pontos essenciais sobre o assunto. Acompanhe no artigo!
O que é gestão escolar?
Antes de entender a importância da gestão escolar nas instituições, é preciso conceituar o que é esse gerenciamento de tarefas tão complexo!
A gestão escolar engloba todas as atividades que visam a organização da escola, promovendo um cotidiano escolar mais coordenado para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça da melhor forma possível.
Para garantir a boa administração dos gestores escolares, é necessário que as ações da escola estejam pautadas em 6 pilares essenciais, que são eles:
- Gestão pedagógica
- Gestão administrativa
- Gestão financeira
- Gestão de recursos humanos
- Gestão de comunicação
- Gestão acadêmica
Com o controle e bom funcionamento desses pilares, é possível que a equipe gestora – composta por diretores, auxiliares e equipe pedagógica – consigam garantir um dia-a-dia saudável para todos os colaboradores, juntamente a um ensino de qualidade, com foco na organização do ambiente educativo e redução da evasão escolar.
Dito isso, podemos concluir que a gestão escolar é muito diferente de uma mera administração da escola, afinal, o objetivo dessa prática é aplicar os conhecimentos e estratégias para tornar os processos acadêmicos mais eficientes e, assim, promover uma melhoria no ensino.
E apesar de tamanha complexidade, existe software de gestão educacional que colabora com os pilares e automatiza processos burocráticos dentro das instituições, auxiliando os gestores para que não haja sobrecarga.
Afinal, são muitas frentes a serem analisadas diariamente e que merecem total atenção da equipe de gestores, sendo assim, é natural – e necessário – que algumas delas sejam otimizadas para que tudo ocorra como o planejado e as equipes batam suas metas.
Para te ajudar a entender melhor sobre as frentes da gestão educacional -que foram supracitadas- elencamos alguns conhecimentos importantes sobre elas!
Gestão pedagógica
Este é o pilar principal da gestão escolar, afinal, ela está ligada diretamente ao ensino-aprendizagem, o ponto mais importante para uma instituição de ensino. Dessa forma, é preciso compreender as atividades ligadas à gestão pedagógica:
- Planejamento e organização do sistema educacional
- Análise e melhorias das práticas educacionais
- Elaboração e implementação de projetos pedagógicos
- Otimização e definição de metas para o processo de ensino-aprendizagem
Gestão administrativa
Essa frente da gestão escolar engloba tudo que é relacionado aos recursos físicos, materiais e financeiros. Dessa forma, a gestão administrativa é responsável por designar a utilização do dinheiro da instituição da maneira certa.
Por isso, o corpo administrativo das escolas precisa executar algumas tarefas essenciais para o bom funcionamento do ambiente, como por exemplo:
- Atenção as normas e leis da educação
- Manter os bens da escola em perfeito estado
- Prezar pelo acompanhamento da rotina das secretarias – por exemplo- para facilitar alguns processos do corpo docente.
Gestão financeira
Uma instituição que faz bom uso dos recursos financeiros consegue ir além! Por isso, é preciso dar toda a atenção a essa frente da gestão escolar.
Dessa forma, é essencial entender as tarefas da gestão financeira, que são diferentes da administrativa e trata as finanças da instituição muito mais a fundo. Afinal, esse setor é responsável por:
- Definir o destino dos recursos financeiros
- Levantamentos de receitas e despesas
- Distribuição de dinheiro para os demais setores da instituição
Gestão de recursos humanos
Assim como toda empresa, o setor de recursos humanos é o coração das escolas também! Afinal, para as instituições, o RH lidará com o corpo docente, discente, pais e demais colaboradores.
Este setor visa a boa relação entre toda a equipe e comunidade escolar, além de promover um ambiente de trabalho com mais bem-estar e muito mais humanização – o que é essencial nas instituições de ensino.
Além disso, fazer a gestão de recursos humanos aumenta o engajamento e a motivação dos colaboradores, fazendo com que eles possam desenvolver seus respectivos trabalhos com excelência!
Gestão da comunicação
Para uma empresa, uma boa comunicação é essencial para o funcionamento de todas as equipes, e este fato se aplica às instituições de ensino também!
Por isso, a gestão da comunicação é tão essencial! Seja interna, com os pais ou com o público, manter canais assertivos para se comunicarem pode transformar o dia a dia da sua instituição e garantir ótimos resultados – além de diminuir burocracias.
Quando o assunto é comunicação interna, é possível conectar ainda mais a equipe pedagógica da rotina dos docentes, facilitando a melhora do ensino-aprendizagem.
Além disso, uma comunicação assertiva promove um local de trabalho mais saudável e com grande partilha de conhecimentos!
Já para a comunicação externa, é possível reforçar os laços com os pais e responsáveis dos alunos, facilitando o feedback sobre a instituição, além de diminuir burocracias que envolvem este contato.
Gestão acadêmica
A gestão acadêmica engloba tudo que há de mais burocrático e minucioso nas instituições de ensino, por isso, é tão importante para o bom funcionamento escolar.
Este controle refere-se a atividades como:
- Gestão de matrícula
- Gestão de documentos
- Gestão das turmas
- Gestão do cotidiano do corpo docente
- Gestão das notas dos alunos
- Gestão da carga horária do corpo discente e docente
E muitas outras atividades corriqueiras que são essenciais para dimensionar o desempenho das instituições. Com isso, podemos concluir que esta é a fase mais complexa de todo o processo.
Sendo assim, é natural que as escolas e universidades recorram aos recursos tecnológicos disponíveis para o manejo dessas informações tão valiosas.
Agora que você já entendeu qual a importância da gestão educacional, que tal reavaliar os processos dentro do seu ambiente de ensino e colocar em prática os conhecimentos deste artigo?
Não perca a oportunidade de conhecer o nosso site de cursos onlines gratuitos.