in , ,

5 técnicas para se concentrar com mais facilidade

5 técnicas para se concentrar com mais facilidade

Técnicas para se concentrar com facilidade:

Confira técnicas para manter o foco enquanto estuda para uma prova ou um concurso público

Se você se distrai com facilidade enquanto está estudando, seja para uma prova importante ou para um concurso público, saiba que existem algumas técnicas que podem ajudá-lo a manter o foco.

Buscar um ambiente limpo e confortável, que tenha um ventilador de teto silencioso e uma cadeira ergonômica, já é um bom começo.

Além disso, também é importante estar bem alimentado e manter o celular longe, se possível.

Para ajudá-lo a se concentrar com mais facilidade, neste artigo listamos algumas técnicas simples para se livrar, de uma vez por todas, da procrastinação. Acompanhe a leitura!

1. Antes de começar, separe alguns minutos para se divertir

Por mais que você goste de estudar, existem coisas que você gostaria de fazer, não é mesmo?

Se você costuma interromper seu momento de concentração para assistir a um vídeo engraçado, interagir nas redes sociais ou até mesmo ler as notícias do dia, faça isso antes de começar os estudos.

Essa técnica ajuda a saciar sua inquietação e faz com que você relaxe antes da sua sessão de estudos.

Porém, tenha cuidado para não cometer exageros: 10 minutinhos já são suficientes. Terminado esse prazo, é preciso foco total e distração zero.

2. Tenha um período de descanso

Obviamente, o desempenho nas provas depende muito da sua dedicação nas sessões de estudos. No entanto, você não deve estudar em tempo integral.

Saber a hora de descansar também é uma forma de dedicação, afinal, você precisa ter em mente que o estudo intenso, sem o devido descanso, é prejudicial.

Isso porque, além da queda natural de produtividade, você pode sofrer com estresse mental e físico ao adotar esse tipo de rotina.

Portanto, se possível, durma 8 horas por dia e faça alguns intervalos enquanto estuda.

2. Tenha um período de descanso

3. Saiba como você aprende com mais facilidade

Se você consegue memorizar facilmente as coisas a partir de um estímulo visual, elaborar um quadro com diagramas e figuras sobre a matéria pode ser interessante. 

Caso você se sinta mais à vontade com resumos escritos à mão, prepare a caneta, o lápis e mãos à obra.

Agora, se o seu perfil de aprendizagem é mais auditivo, gravar a sua própria voz falando sobre o assunto e depois ouvir o áudio é uma boa opção.

Não existe certo ou errado, melhor ou pior. Aqui, o importante é descobrir qual método combina mais com o seu estilo de aprendizagem.

Quando você consegue encontrar o seu estilo, a compreensão dos conceitos fica mais fácil e rápida, deixando a sessão de estudos mais prazerosa e afastando um pouco as distrações.

4. Mantenha uma programação

Uma boa forma de se manter concentrado e diminuir as distrações é criar uma programação detalhada com os temas que você precisa estudar, acompanhada de uma carga horária para cada assunto, estipulada por você mesmo.

Além disso, é fundamental encarar o cumprimento dessa programação como algo inadiável. Mas, como garantir isso? O segredo é ter um propósito de estudo.

Existe um termo referente à condição mental, chamado de “estado de flow” ou estado de fluxo, em tradução livre, no qual você permanece fortemente concentrado em uma atividade por um grande período de tempo.

Mas, para isso, a atividade precisa ser prazerosa.

Segundo algumas pesquisas, só conseguimos entrar em “estado de flow” quando as sessões de estudos vão além do racional, ou seja, quando têm um significado maior para nós.

Portanto, tenha um propósito e siga em frente.

4. Mantenha uma programação

5. Priorize os exercícios práticos

De acordo com alguns especialistas da área de pedagogia, uma das melhores formas de manter a concentração é tornar as sessões de estudo mais dinâmicas e curtas.

E, para tornar isso possível, você deve reduzir o volume de leituras e aumentar o de exercícios.

Obviamente, ler o conteúdo é importante, mas não dedique muitas horas do dia para essa atividade.

Assim que tiver uma noção da teoria, concentre seus esforços nos exercícios, pois será mais fácil fixar os conceitos a partir dos seus erros e acertos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça alguns benefícios de realizar cursos online

Conheça alguns benefícios de realizar cursos online

Tudo sobre a formação em zootecnia

Tudo sobre a formação em zootecnia