in ,

Descubra quais as técnicas utilizadas na estética corporal!

Descubra quais as técnicas utilizadas na estética corporal!

Os cuidados com o corpo se estendem para além do consultório médico e das especialidades mais comuns da medicina. A estética corporal é uma área anexa, voltada para a aparência de tecidos como pele, cabelos e músculos. 

Inclusive, a preocupação com o aspecto do rosto e corpo está presente em todas as eras da História da Humanidade, mas assume uma dimensão aumentada no período pós-industrial, seja pelo maior acesso a esses serviços, seja pelos veículos de comunicação em massa. 

A partir do cinema, da fotografia, da TV e do computador, as formas humanas ganharam maior evidência, uma vez que sua imagem passa a ser exibida ao indivíduo comum múltiplas vezes durante o dia.

Essas circunstâncias elevaram profissões artísticas, voltadas para o corpo, como modelos e atores. Esses profissionais, com traços impecáveis e boa aparência, tornaram-se o rosto de produtos e ideias, transformando os padrões de vida e consumo da população. 

Consequentemente, o desenvolvimento das tecnologias digitais proporcionaram uma oportunidade de redução de custos e otimização de trabalho para as empresas, um desdobramento que se refletiu na acessibilidade inédita de muitos bens. 

Essa acessibilidade aumentou a média de consumo, reforçando um fenômeno já tratado em teorias como a hierarquia das necessidades de Maslow. Conforme as sociedades enriquecem, a procura por itens além das funções fisiológicas cresce. 

Toda a indústria da estética foi beneficiada por esse desenrolar de acontecimentos, gerando uma receita atual de 168 bilhões ao ano, levando em consideração apenas o mercado nacional. Diante de tão positivo cenário, as técnicas do setor se multiplicam.

Segmentos em alta da estética corporal 

A estética é um mercado vasto, repleto por empreendimentos que focam em especialidades ou acumulam profissionais em equipes multidisciplinares, com segmentos que apresentam maior procura em relação aos demais.

Para começar, os centros de skincare são estabelecimentos que trabalham com a venda ou aplicação de cremes para a pele, com o objetivo de hidratar, estimular a renovação celular e uniformizar o aspecto da região cutânea, com ênfase em produtos naturais para pele

O crescimento da tecnologia digital democratizou o acesso à informação sobre os compostos que formam muitos dos produtos da indústria cosmética, além de abrir um canal de alcance do público para profissionais especializados. 

Estes centros são diversos quanto ao número de tratamentos que oferecem ao público. Alguns exemplos de procedimentos incluídos nesta categoria, são: 

  • Clínicas de massagem localizada; 
  • Centros especializados em clareamento da pele; 
  • Profissionais e clínicas de depilação;
  • Centros de preenchimento subcutâneo para correção facial; 
  • Consultórios de dermatologia.

Muitos estabelecimentos exploram um mercado pouco aproveitado em termos de geração de conteúdo para a web. Marcas recentes de maquiagem, por exemplo, incluem níveis maiores de proteção solar e outras tecnologias para o tratamento da pele. 

No comércio virtual, os estabelecimentos especializados na prática investem em campanhas promocionais para oferecer serviços de sessões de acupuntura, entre outros, por meio de modelos parecidos com a assinatura.

Além disso, a inserção dos homens no mercado da estética é uma tendência em crescimento nos últimos cinco anos. A maior aceitação social em relação aos cuidados masculinos é uma força que impulsiona o consumidor masculino nessa direção. 

Nos setores que envolvem a estética masculina, podem ser contados os empreendimentos que oferecem serviços de barbearia e estilização capilar avançada, com profissionais especializados em procedimentos mais complexos que o corte comum. 

Segmentos em alta da estética corporal 

Outro setor que cresce é a cirurgia plástica e utilização de enzima para perder barriga, procedimentos que moldam o corpo e reduzem gorduras, assimetrias e marcas que prejudicam a autoestima masculina.

Por fim, a cosmetologia é uma área do conhecimento que estuda os componentes que formam produtos estéticos de todo tipo, aplicáveis para qualquer região do corpo. Com grande ênfase em processos químicos, a cosmetologia oferece um entendimento profundo. 

No contexto capilar, a insatisfação com serviços de estilização capilar cresceu nos últimos anos, impulsionando um cenário de busca de independência do consumidor, onde este exige saber detalhes do que está sendo aplicado.

O segmento é outro que está em alta porque soube aproveitar as demandas veiculadas na internet para crescer. Engloba salões de beleza, clínicas especializadas em tricologia e pigmentação capilar, pequenas empresas de cosméticos capilares, dentre outros.

Principais procedimentos estéticos

Os principais procedimentos estéticos de estabelecimentos como esse estão voltados para a pele, apresentando graus distintos de intervenção e modificação da pele. Alguns são únicos e definitivos, outros exigem muitas sessões até o resultado:

1 – Depilação a laser

O grande apelo da depilação a laser é o seu caráter definitivo. Enquanto outras formas de depilação, como o uso de cremes, podem remover o pelo a partir da raiz, outras, como o uso de cera, extraem toda a extensão do fio, incluindo sua raiz. 

A depilação a laser, por outro lado, não apenas remove o pelo pela raiz, como também danifica o bulbo capilar, impedindo o crescimento de um novo fio. A prática é também vista como um facilitador da uniformização da textura da pele. 

Este procedimento pode ser aplicado nas pernas, braços, tronco e virilha, mais recomendado para indivíduos de pele clara e pêlo escuro, isto é, pessoas com alto contraste na região. É contraindicado em locais manchados ou com protuberâncias. 

2 – Peeling corporal

O peeling corporal é uma técnica que tem por objetivo a renovação da pele do corpo e rosto. A partir da aplicação controlada de substâncias químicas na região superficial da pele, o paciente conquista uma pele mais jovem e saudável. 

Com muitas variações entre si, desde os produtos mais leves, voltados para peles sensíveis, até peeling químico profundo, o procedimento acelera a produção celular ao remover camadas de pele mais velha e morta. 

Por essa razão, o primeiro resultado é o descamamento da pele, um processo controlado por protocolo. A recomendação é que o indivíduo procure um local especializado e confiável, evitando soluções caseiras. 

3 – Drenagem linfática

A drenagem linfática é um procedimento que faz parte da categoria das massagens, um tratamento direcionado para a eliminação de toxinas no organismo, renovação de células do sangue e remoção de inchaços. 

A prática é executada por um profissional massagista e poucas sessões são suficientes para experimentar os benefícios da drenagem. Além dos pontos citados, a drenagem linfática melhora a circulação e acelera o metabolismo da região tratada. 

Por isso, o procedimento é frequentemente associado a técnicas para emagrecer de maneira saudável, através do aumento de gasto calórico. Uma cirurgia para obesidade pode indicar a drenagem linfática após cirurgias bariátricas, como complemento à dieta. 

Benefícios dos cuidados estéticos

Os indivíduos que investem em procedimentos estéticos experimentam uma maior qualidade de vida, não apenas pelos benefícios ao funcionamento do organismo, como também de uma aparência mais agradável, do ponto de vista do paciente. 

Benefícios dos cuidados estéticos

Portanto, investir em tratamentos estéticos é um bom modo de enriquecer a rotina diária, com benefícios de curto e longo prazo que se manifestam em: 

Pele mais saudável

A aparência da pele é um dos principais indicadores da saúde do indivíduo, bem como da qualidade de sua rotina diária. Uma superfície repleta de manchas, cistos e protuberâncias indica um quadro inflamatório ou exposição a agentes agressivos, como o sol. 

Os tratamentos estéticos são aliados na redução de problemas associados aos hábitos nocivos do indivíduo. 

Essa combinação melhora o aspecto da pele de dentro para fora, gerando resultados mais duradouros, se comparada com o uso excessivo de maquiagens ou dietas ruins. 

Ajuda na definição muscular

A definição muscular é, sobretudo, alcançada pela prática constante de exercícios físicos voltados ao fortalecimento de braços, pernas e barriga. No entanto, a adição de tratamentos estéticos pode acelerar o processo, acentuando as curvas do paciente. 

Por essa razão, homens e mulheres investem em aplicação de enzima e outras práticas comuns, com o objetivo de fortalecer o metabolismo e acelerar a queima de gordura localizada, fazendo deste um dos segmentos mais prósperos da atualidade. 

Potencializa efeitos da dieta

As dietas são cronogramas alimentares que se adaptam às necessidades nutricionais de cada indivíduo, um investimento que reduz a incidência de doenças crônicas, quadros de obesidade e até auxilia no equilíbrio hormonal, com efeitos para o corpo e a mente. 

Os tratamentos estéticos são acréscimos que auxiliam na motivação do paciente, uma vez que melhoram os resultados para a aparência e autoestima, contribuindo com a manutenção deste na proposta, com o apoio de uma clínica de nutrição.

Conclusão

A estética corporal é um segmento em amplo crescimento no cenário nacional e internacional, seguindo um modelo de consumo que prioriza ações que contribuam com o bem-estar em uma visão ampla, de efeitos estéticos e fisiológicos. 

Para as clínicas, os procedimentos estéticos representam uma das melhores oportunidades para a abertura de negócios. Para o consumidor, são um aliado no desenvolvimento de uma aparência que seja confortável ao paciente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A importância da etiqueta profissional

A importância da etiqueta profissional

Dicas para praticar o inglês no dia a dia

Dicas para praticar o inglês no dia a dia