in , ,

Tecnologia em Sala de Aula: Até que ponto ela auxilia no aprendizado?

Tecnologia em Sala de Aula Até que ponto ela auxilia no aprendizado

Afinal, como a tecnologia em sala de aula pode auxiliar no aprendizado dos alunos?

Neste artigo, abordaremos sobre as vantagens e desvantagens do uso da tecnologia no ambiente de ensino e como utilizá-la da melhor forma, para um bom aproveitamento.

Ter alunos motivados e completamente interessados é o sonho de qualquer professor. Mas, primeiramente, precisamos entender que a motivação é interna e pertence ao próprio indivíduo.

A mesma impulsiona para determinada direção, fazendo com que o indivíduo busque uma realização.

Portanto, o papel do professor é ser uma fonte de estimulo. Para isso é necessário relacionar a experiência, os valores, as expectativas e interesses de cada aluno.

Cada educando terá um processo de motivação desencadeado e isso se deve a diversos tipos de fatores.

O desafio do educador está em adaptar sua aula às necessidades e realidades de cada aluno. Também é importante que o professor conheça e compreenda cada aluno e que busque recursos que estimulem o aprendizado de todos eles.

O uso da tecnologia, por sua vez, auxilia o professor a tocar nestes pontos individuais de cada aluno.

Uso da tecnologia em favor da aprendizagem

As transformações constantes da tecnologia não têm facilitado somente o dia a dia das pessoas, mas também o processo de aprendizagem nos estudos.

O ensino tem evoluído e se utilizado de recursos para que a tecnologia esteja cada vez mais atuante dentro da sala de aula.

Da mesma forma que os equipamentos evoluíram, o ensino também tem buscado evoluir. E para isso tem utilizados esses recursos técnicos e tentado inserir essa tecnologia na sala de aula. Mas como é possível?

Uso da tecnologia em sala de aula: Vantagens e desvantagens

Para que os recursos tecnológicos sejam utilizados da melhor forma, é necessário conhecer todas as suas vantagens e desvantagens e assim proporcionar uma experiência melhor, tanto para alunos, quanto para professores.

As vantagens dos recursos tecnológicos no ambiente de ensino

Atrai o interesse dos alunos

Os alunos são atraídos pela tecnologia, pois elas costumam fazer parte de suas rotinas e estão bem familiarizados. Isso os aproxima de sua realidade.

Estímulo à criatividade

Os recursos tecnológicos tendem a estimular a criatividade, como o caso das apresentações em slides e até mesmo a criação de imagens e vídeos. Além, é claro, da internet que o tempo todo realiza esse estímulo.

Contato com outras culturas

A internet rompe as barreiras físicas e traz o contato com pessoas e culturas diferentes.

Esse contato amplia o conhecimento, hábitos e crenças e assim permite abrir a visão do mundo.

Isso tende a transformar os alunos em seres mais abertos ao conhecimento, à criatividade e a respeitar as diferenças.

Contato com outras culturas

As desvantagens da tecnologia no ensino

Assim como tudo possui vantagens, quase sempre também possui vantagens. Então vejamos as desvantagens da tecnologia no ambiente de ensino.

Diminui o contato físico

A tecnologia, de certa forma, pode contribuir para a diminuição do contato físico e aumento do isolamento. Por isso, é importante que as instituições de ensino estimulem o contato e a interação, seja por meio de esportes ou por meio de grupos de estudo.

Falta de uma infraestrutura

Infelizmente em muitas salas de aula não há uma infraestrutura suficiente para receber esses avanços tecnológicos, como lousas digitais e computadores.

Principalmente, se as instituições de ensino pertencerem à rede pública de ensino.

Mais que uma desvantagem, a falta de infraestrutura, na verdade, é uma barreira enfrentada por milhares de professores no país.

Falta de formação de alguns professores

Ainda há professores que possuem um certo receio e falta de intimidade com a tecnologia. Por isso, é importante que as instituições de ensino invistam em treinamento e capacitação de todos os seus funcionários.

Leia Também Sobre: Informática Básica: Tudo o que você precisa saber

Como realizar o processo de inserção de tecnologia no ambiente de ensino?

Sabendo o quanto a tecnologia pode estimular a aprendizagem, separamos algumas dicas importantes para realizar essa inserção e tornar o processo de aprendizagem mais atraente para os alunos e mais prazeroso para os professores.

Proporcionar o diálogo com professores

As instituições devem conversar com os professores e entenderem os seus principais medos e inseguranças. E se for possível até contratar uma empresa que auxilie nesse processo de inovação no ambiente escolar.

Àqueles que ainda possuem dúvidas, é necessário refletir todos os benefícios que a tecnologia trará ao processo de aprendizagem.

Proporcionar a participação dos alunos

A colaboração dos alunos é algo desafiador, mas seus resultados são revolucionários. Pois estabelecer uma conexão com os alunos transfere a eles uma quota de responsabilidade e também de confiança.

A construção de um ambiente e de um ensino dinâmico e democrática permite uma escola mais moderna e tecnológica.

Investimento em infraestrutura

O primeiro passo para essa inserção é criar uma infraestrutura capaz de receber todos esses recursos tecnológicos. Existem Hardware e Software que auxiliam nestes processos.

Com a ajuda de todos os profissionais, colaboradores e alunos será muito mais fácil introduzir a tecnologia ao ambiente de ensino.

A tecnologia na educação é uma realidade e uma necessidade reconhecida por todos aqueles que acompanham as tendências da educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Melhores cursos para estudar online em 2022

Melhores cursos para estudar online em 2022

Educação financeira será implementada nas escolas a partir de 2021

Educação financeira será implementada nas escolas a partir de 2021