in , ,

Como a tecnologia traz consequências negativas para o desenvolvimento de adolescentes

Como a tecnologia traz consequências negativas para o desenvolvimento de adolescentes

Não é surpresa para ninguém o crescimento gigantesco que a tecnologia tem tido nos últimos anos, sendo implementada na vida de todas as pessoas do mundo, além da mesma, ser essencial para o nosso dia a dia atualmente.

Todavia, mesmo sabendo da importância da tecnologia na nossa vida é importante entender como a tecnologia traz consequências negativas para o desenvolvimento de adolescentes.

A tecnologia acabou se tornando, literalmente, a vida de muitas pessoas, pois a mesma abrange literalmente todas as áreas, desde quando nos levantamos, até o momento em que nos deitamos para dormir e iniciar o ciclo novamente.

Entretanto, já são possíveis perceber milhares de indícios e casos de como a tecnologia traz consequências negativas para o desenvolvimento de adolescentes, e até mesmo adultos, nos quais vamos comentar um pouco sobre, além de lhe passar informações nas quais podem lhe ajudar a evitar este tipo de situação, seja com seus filhos, alguém da família, ou até você mesmo!

É preciso se tomar muito cuidado, para não acabar virando um dependente tecnológico, onde no qual, em diversos outros países já é constatado como um problema psicológico, existindo clínicas especializadas para o tratamento do mesmo, como uma clínica para dependentes químicos aqui no Brasil.

Um exemplo disso, é na China, onde foram abertas 150 clínicas de tratamento para dependentes de games.

É importante que demos mais importância para tais assuntos no Brasil, pelo fato de que, enquanto outros países já reconheceram tal problema, e já estão buscando tratá-los, no Brasil, ainda existem muitos que desconhecem tais vícios e transtornos!

Como a tecnologia traz consequências negativas para o desenvolvimento de adolescentes e por que esses problemas acontecem

Como citado acima, existem diversas consequências, tanto positivas, quanto negativas, em relação ao uso da tecnologia, principalmente para adolescentes, mas não somente para os mesmos, pois é um problema presente em toda a sociedade!

Vamos buscar falar aqui, principalmente sobre as consequências negativas do uso exagerado da tecnologia, pois é algo em que os brasileiros em geral, precisam ficar mais atentos, tanto com os seus filhos, quanto consigo mesmos, tendo em vista que a grande maioria das pessoas, não sabem como a tecnologia traz consequências negativas para o desenvolvimento de adolescentes.

Sono Irregular ou insônia

Caso seu filho, alguém da sua família, ou até mesmo você, comece a apresentar sonos desregulares, como: horários muito diferentes ao acordar, acordar durante a noite, dificuldade para dormir ou até mesmo insônia, então é necessário se atentar um pouco ao quanto você está usando tecnologias, como computadores e celulares no seu dia a dia.

Tendo em vista que os mesmos podem lhe causar problemas com o sono, quando usados de maneira frequente e direta, algo que pode acabar prejudicando a sua disposição e atenção no dia a dia, além de também, tais sinais podem significar certo vício com a tecnologia e certos aparelhos, sendo necessário ter uma maior atenção nos sintomas e tempo de uso dos mesmos.

Trocas de humor

Caso você apresente trocas de humor recentes, também muito conhecido como bipolaridade, é necessário também que comece a prestar um pouco mais de atenção na sua rotina em relação aos aparelhos eletrônicos.

Tendo em vista que os mesmos, quando usados demais, podem acabar causando confusões no nosso cérebro, onde acabamos confundindo o que estamos sentindo, ou até mesmo, a fazer gestos inconscientemente, como rir, ou chorar, gestos nos quais, podem ser bem preocupantes para quem observa, pois são completamente involuntários, não sendo esperados até mesmo pelas próprias crianças. 

Trocas de humor

Antisocial

A introversão também é um fator muito perceptível dentre as pessoas que costumam abusar no uso de aparelhos eletrônicos. 

Isso se dá pelo fato de que, o uso exagerado de tais aparelhos acaba por si só, nos viciando, pois querendo ou não, é algo nos quais nos diverte, distrai do mundo real, e onde podemos relaxar.

Tendo isso em mente, é preciso tomar muito cuidado para não se viciar nos eletrônicos, pois o vício nos mesmos é um dos principais problemas e exemplos de como a tecnologia traz consequências negativas para o desenvolvimento de adolescentes, existindo milhares de pessoas viciadas na mesma atualmente.

Queda do rendimento escolar

Para finalizar, o último fator que você deve levar em consideração, para saber se você deve se preocupar com o vício na tecnologia, é o seu rendimento escolar, ele decaiu durante os últimos tempos, porque você acaba passando tempo demais nos eletrônicos?

Além de prejudicar sua vida acadêmica, tal ato também mostra indícios de vícios nos mesmos, sendo necessário dar um pouco mais de atenção para resolver o mesmo, pois é fácil de se lidar com o vício no início, quando percebermos, o verdadeiro problema vem quando deixamos tal vício se desenvolver!

Com isso, você já sabe de tudo de como a tecnologia traz consequências negativas para o desenvolvimento de adolescentes, para assim, poder evitar tais problemas e consequências, tanto para você, quanto para seus filhos ou conhecidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colorimetria saiba quais cores mais combinam com você

Colorimetria: saiba quais cores mais combinam com você

Como está o mercado de trabalho para engenheiros mecânicos no Brasil

Como está o mercado de trabalho para engenheiros mecânicos no Brasil