in ,

Teologia: você sabe o que é?

Teologia você sabe o que é

Quando falamos em teologia, muitas pessoas já relacionam diretamente com cursos de formação de padres, sacerdotes ou outros membros religiosos. 

De fato, esse curso é normalmente associado com instituições religiosas, mas vai muito além disso: também envolve o conhecimento em história, comportamento do ser humano, filosofia, entre outros.

Por esse motivo, uma das grandes lutas da teologia é quebrar os tabus que são erroneamente impostos quando se fala sobre este curso, mostrando que há muitos aprendizados envolvidos, que não é exclusivamente o ensino religioso. 

Afinal, a teologia abre caminhos para o estudo da história da humanidade, análise e estrutura do discurso (semiótica, linguagem e persuasão), mitologias, etc. 

Ou seja, muitos profissionais e líderes empresariais podem se beneficiar dos ensinamentos da teologia e de seus saberes em diferentes culturas.

Por isso, se você ainda não sabe o que é teologia, mas ficou interessado em descobrir mais sobre o curso, não deixe de acompanhar o artigo de hoje!

Mas, afinal, o que é Teologia?

Antes de tudo, para entender o que é teologia, é preciso conhecer a origem do termo. A palavra é formada pela união de théos, que em grego significa “Deus”, e logia, que é ciência. Ou seja, teologia é uma ciência sobre Deus.

Por conta disso, muitas pessoas passam a associar o curso com a formação de padres. Embora muitos sacerdotes se dediquem ao estudo da teologia, ela pode ser cursada por qualquer pessoa que tenha interesse em se aprofundar mais sobre as religiões.

Quer dizer que pais que deixam crianças em creche meio periodo, bem como profissionais de diversas áreas do conhecimento, podem buscar por cursos de teologia, inclusive online, para se beneficiarem de todos os ensinamentos.

A teologia é, portanto, um estudo sistemático sobre a divindade, sua essência, características, atributos, história e existência. O curso traz conhecimentos sobre os sistemas de crença religiosas, em diferentes teologias, como a judaica, islâmica e cristã.

Ou seja, é o estudo da existência de deus e o reconhecimento da divindade, sem esquecer das questões relacionadas com a humanidade.

Em geral, alguns disciplinas abordadas no curso de teologia são:

  • História das religiões;
  • Antropologia;
  • Sociologia;
  • Psicologia;
  • Análise do discurso;
  • Filosofia.

Percebe-se que a teologia estuda as religiões dentro de um determinado contexto histórico, fazendo pesquisas sobre a sociedade, além de interpretar textos sagrados, fenômenos religiosos, tradições, doutrinas, dogmas, ética e moral, além de outras áreas do conhecimento e das Ciências Humanas.

Mas, afinal, o que é Teologia

Como é o estudo da Teologia?

Quando nos especializados em cursos de instalação industrial, por exemplo, temos um objeto bem definido: as instalações da indústria.

No entanto, no curso de teologia essa definição é um pouco diferente.

Isso porque o curso estuda deus, mas não é um objeto. Sendo assim, não seria possível fazer um estudo direto sobre Deus. Diante disso, o que se estuda são os fenômenos observáveis, isto é, as representações do divino em diferentes culturas.

Além disso, a teologia é sistemática (ou dogmática). Em outras palavras, ela se organiza em determinados temas, fatos teológicos e sistemas de estudos específicos.

Por exemplo, a teologia bíblica estuda os textos com base na arqueologia e história. Já a teologia reformada se volta para o sistema de crenças da Reforma Protestante (no século XVI), com as obras de Lutero e Calvino.

Em outros casos, como a Teologia da Libertação, a vertente é mais humanista, com interpretações da Bíblia a parte do sofrimento dos pobres e com tendências marxistas. Ou seja, são muitas correntes que podem ser estudadas.

Importante ressaltar que há uma diferença entre Teologia e Ciências da Religião. No primeiro caso, estuda-se uma religião específica. No Brasil, a maior parte dos cursos é voltada para a Teologia Cristã.

Já nas Ciências da Religião, o foco é a compreensão e análise interdisciplinar de fenômenos religiosos. Ou seja, o destaque não é deus, mas sim, as próprias religiões.

E como é o curso de teologia?

A internet abriu possibilidades para encontrar praticamente tudo. Em uma rápida busca no Google sobre fitilho reciclado, por exemplo, encontramos milhares de resultados.

O mesmo é válido para quem busca cursos de teologia ou especialização na área. Hoje em dia, há muitos estudos online, para você aproveitar ao máximo dos ensinamentos sem sair de casa.

Mas, independentemente da modalidade, como é o curso de teologia? Como as disciplinas são ministradas? Como é a carreira de teólogo?

De fato, essas dúvidas são muito comuns, porém fáceis de ser compreendidas. 

Ao analisar as diferentes religiões em contextos históricos, políticos, culturais e sociais, bem como as doutrinas e tradições, o teólogo pode perceber como a religião influenciou as sociedades no decorrer do tempo, além de traçar perspectivas para o futuro.

Assim, você pode usar os estudos para compreender a influência da religião na sociedade.

Por conta disso, o curso não só é válido para sacerdotes, mas também para historiadores, sociólogos, filósofos e demais profissionais das Ciências Humanas que tratam de assuntos relacionados com a religião (que é praticamente indissociável da sociedade).

Os líderes de empresa e gestores também pode cursar teologia para se especializarem na análise de discurso. Afinal de contas, imagine o líder de uma empresa de sistema de cftv que tem conhecimentos em linguagem e persuasão? Provavelmente, ele ajudará nas vendas do empreendimento e saberá como lidar com os colaboradores.

Durante os primeiros anos do curso de teologia, o chamado “Ciclo Básico”, você terá contato com as disciplinas mais gerais da Ciências Humanas, como Filosofia e Antropologia. Mas também conhece a hermenêutica bíblica, as ciências bíblicas, homilética, etc.

Depois de passar do Ciclo Básico, chega a hora de conhecer a fundo a teologia, com as disciplinas cristãs história de Israel, teologia sistemática, apologética, seitas e heresias, línguas (hebraico, grego e latim), entre outras.

O curso de teologia pode ser ministrado tanto na modalidade online quanto presencial.

Para quem deseja seguir a profissão de teólogo, há muitas opções, tais como:

  • Pesquisador acadêmico em universidades e instituições religiosas;
  • Docente em universidades, instituições e escolas religiosas;
  • Administrador de instituições religiosas;
  • Organizador e apoio a ONGs (organizações não-governamentais);
  • Apoiador em políticas de direitos humanos;
  • Assistente de ajuda comunitária.

Muitos teólogos também trabalham com palestram, dando dicas para líderes e gestores de como organizar equipes, como adotar medidas mais humanas de integração, como fornecer kit lanche corporativo, além trabalhar com seminários para capacitação de figuras de liderança empresarial.

E vale a pena fazer um curso online de Teologia?

Muitas pessoas têm interesse no curso de teologia, mas ficam em dúvidas de onde estudar e se a modalidade online irá de fato ter um bom ensino. 

O primeiro ponto que devemos destacar é que as modalidades de ensino à distância e virtuais têm a mesma qualidade dos cursos online.

Podemos perceber, por exemplo, o quanto de informação obtemos na internet. Até manuais completos para operação de câmara fria para gelo são encontrados online.

E, além da grande quantidade de informações, os cursos de teologia na internet são produzidos por instituições qualificadas e profissionais de renome na área. Ou seja, você terá o mesmo conhecimento de um curso presencial, porém com mais flexibilidade.

Afinal de contas, um dos pontos mais positivos do curso online é a possibilidade de estudar onde, quando e como quiser. 

Assim, você pode organizar o melhor período para se dedicar aos estudos, sem ter que cumprir um cronograma rígido, como ocorre nos cursos presenciais.

Além disso, há muitas modalidades voltadas para especialização na área de teologia. Ou seja, são cursos especialmente voltados para pessoas já formadas, mas que querem ter um conhecimento a mais e aprimorar o currículo.

Por isso, no momento da entrega urgente de documentos para matrícula do curso, não esqueça de conferir as exigências de cada modalidade.

E vale a pena fazer um curso online de Teologia

Conclusão

Vista como um tabu por muitas pessoas, a teologia é um curso extremamente rico, em que é possível ter contato com inúmeras disciplinas sobre história, religião, sociedade, cultura, ética e moral. 

Por conta disso, engana-se quem pensa que o curso é destinado somente aos sacerdotes, religiosos e padres, sem relação direta com outros profissionais.

Inclusive, líderes e gestores, como responsáveis por uma fábrica de piso epóxi industrial, ou empresas corporativas, podem se beneficiar muito da teologia, principalmente com os conhecimentos sobre linguagem e persuasão.

Ademais, os conhecimentos específicos podem ser usados por professores das áreas de Humanas, que desejam mostrar novas perspectivas de estudos aos seus alunos e, até mesmo, aprofundar em pesquisas acadêmicas.

Hoje em dia, temos a grande vantagem de encontrar cursos de teologia na modalidade online, que podem ser feitos por quaisquer pessoas interessadas, com maior flexibilidade de horário e com a mesma qualidade dos cursos presenciais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Saiba quais benefícios os cursos online podem te proporcionar

Saiba quais benefícios os cursos online podem te proporcionar

Você sabe o que é um curso de teologia

Você sabe o que é um curso de teologia ?