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Topic Clusters: o que é e como ele pode ajudar no seu SEO?

Topic Clusters

Entender como posicionar uma marca dentro do ambiente digital pode trazer uma série de possibilidades importantes. 

Nesse caso, é preciso saber um pouco mais a respeito de como os Topic Clusters podem ajudar no SEO.

Hoje em dia, alguns imperativos têm sido cada vez mais recorrentes dentro de uma lógica empresarial bem sustentada.

Isso ocorre por conta da ampla concorrência que esse ambiente tem proporcionado para as marcas que estão interagindo nesse meio.

Esses aspectos foram fundamentados por uma lógica de facilitação de pesquisa e, em grande medida, os clientes passaram a ser mais exigentes.

Isso porque o que, anteriormente, poderia ser representado por uma postura de ida até um estabelecimento comercial para exercer uma compra, hoje, aparece de forma facilitada.

Se um estabelecimento estiver procurando por caixa de gordura externa inox, isso pode se realizar com uma pesquisa de poucos segundos.

Sendo assim, o que demoraria horas sendo feito a partir de ligação para fornecedores, agora, pode ser feito em pouco tempo.

Essa é uma dinâmica que trouxe uma série de benefícios para a vida das pessoas e, também, dentro de uma lógica empresarial.

Afinal de contas, é muito mais fácil utilizar um elemento digital para anúncio do que uma mídia analógica.

Esse é um aspecto que se realiza a partir de uma dinâmica financeira e, fundamentalmente, acaba sendo um pouco mais democrático.

Ou seja, uma série de empresas podem anunciar aumentando o espectro de escolha dos clientes.

Entretanto, eleva-se, também, o número de empresas concorrentes dentro de um segmento de mercado.

Se, porventura, uma empresa que vende chip chave codificada estiver buscando se impor para o seu público, ela precisará agir de forma a atraí-los de forma mais qualificada.

Só assim que esses elementos de identificação passarão a constituir um imaginário onde a marca e o público consigam interagir de forma aprofundada.

É importante frisar que essa dinâmica funciona de forma bastante aprofundada nos mais diversos segmentos de mercado.

Então, se a ideia é vender mais sementes de capim tamani, é preciso que algumas posturas sejam levadas em consideração.

Inbound marketing e conteúdo: dois imperativos

Para sustentar uma campanha bem elaborada dentro do ambiente digital, é fundamental que o inbound e o conteúdo sejam tratados como imperativos.

São eles que darão sustentação a uma boa campanha dentro desse meio e garantirão um posicionamento para os clientes.

Cada elemento desses é, portanto, o que fará com que uma escada pré moldada com viga central consiga ser vendida de forma qualificada.

Para que isso ocorra, é preciso que alguns pontos conceituais possam fazer parte dessa questão.

O inbound marketing é, nesse caso, um dos elementos que dão conta de responder às perspectivas de cultura do marketing digital.

Ele está fundamentado em uma possibilidade de atração e também consegue se realizar através de uma perspectiva de conteúdo.

Nesse caso, para entender melhor a respeito dessa estratégia, é importante saber a respeito de sua implementação oposta.

O outbound marketing, também conhecido como marketing tradicional, tem um objetivo de criar uma comunicação baseada na interrupção para a geração de desejo.

Esse elemento, durante anos, foi o que fundamentou a comunicação empresarial dentro de uma lógica mais generalista.

Se a ideia fosse vender mais kit lanche gourmet, por exemplo, era preciso garantir que essa comunicação fosse feita dentro de uma mídia que tivesse esse tipo de alcance.

Normalmente, essa segmentação era realizada através de canais de televisão especializados e, também, revistas.

Já o inbound marketing tem uma perspectiva oposta a essa e precisa ser compreendida, uma vez que ele é um dos elementos mais utilizados dentro do ambiente digital.

Ele consiste em uma estratégia que tem como base a produção de mecanismos de atração a partir de uma vontade estabelecida pelo cliente.

Sendo assim, a empresa reconhece o momento para se apresentar de forma qualificada para gerar uma atração e conversão.

Esses elementos são importantes e precisam ser levados em consideração na hora de se estabelecer uma comunicação nesse sentido.

Se o intuito é anunciar um chip chave canivete dentro dessa lógica, é preciso que alguns gatilhos de atração sejam acionados.

Um deles é, justamente, a produção de conteúdo como mecanismo de atração dentro de uma plataforma.

Esse ponto é essencial, uma vez que há uma ampla concorrência dentro de uma pesquisa e, de fato, um cliente pode se atrair pela temática da proposta.

O que é SEO?

Para ir além dessa perspectiva estratégica, é importante trazer alguns aspectos essenciais para um bom posicionamento na busca.

Afinal de contas, é só a partir deles que uma empresa conseguirá ser vista e seu conteúdo consumido por um usuário.

Nesse caso, o SEO aparece como uma perspectiva que vai fundamentar um site e um conteúdo para que ele esteja bem posicionado em mecanismos de busca.

Sua sigla diz respeito ao Search Engine Optimization que traz como elemento central a compreensão das dinâmicas dos algoritmos dessas plataformas.

Partindo deles, um conteúdo sobre sementes de capim aruana pode obter um bom desempenho em um momento de pesquisa.

Para que isso ocorra, no entanto, é importante se voltar um pouco para alguns dos elementos que fundamentam essa perspectiva.

Ponto essenciais do SEO

O SEO é, portanto, um elemento bastante importante dentro de uma lógica de marketing digital.

Para realizar uma boa prática dentro dele, é importante que alguns focos estratégicos sejam levados em consideração. Alguns deles são:

  • Mobile first;
  • Tempo de carregamento;
  • Landing page;
  • Topic clusters.

Logicamente, há uma série de perspectivas dentro dessas dinâmicas, mas é importante entender um pouco mais a respeito dos aspectos citados.

Caso seu objetivo seja posicionar um produto, ou até mesmo um determinado serviço a oferecer  como por exemplo: um serviço de porteiro, você precisa saber as estratégias corretas e como direciona-las para as pessoas certas.

Afinal de contas, só assim um serviço de portaria 24h conseguirá cumprir o seu rumo estratégico.

Mobile first

Essa técnica tem como fundamento central entender que o consumo de sites e conteúdos, hoje em dia, é feito a partir de uma lógica de smartphones.

Por essa razão, ter uma perspectiva responsiva dentro dessa lógica pode ser um elemento central.

Tempo de carregamento

Um outro critério bastante utilizado para o ranqueamento de uma página está relacionado ao tempo de carregamento de uma página.

Afinal de contas, quanto mais lenta for uma página, menores serão suas chances de garantir uma boa experiência ao usuário.

Landing page

Essa perspectiva está ancorada em uma página de destino que o clique de um usuário fora de uma plataforma vai orientá-lo.

Ter, portanto, uma landing page baseada em uma perspectiva de retenção de lead pode ser um elemento central.

Topic clusters

Os topic cluster são elementos essenciais, uma vez que eles funcionam como um conjunto de tópicos dentro de uma lógica temática.

Normalmente, ele se manifesta como uma página que vai linkando uma série de postagens dentro de uma lógica de conteúdo.

Como funciona um topic cluster?

O topic cluster funciona, normalmente, através de uma lógica de definição inicial de um post pilar que, em grande medida, irá fundamentar a linguagem dos clusters.

É claro que ao ser descrito desta forma, esse termo pode parecer que se trata de algo muito complexo e cheio de termos técnicos.

Contudo, resumindo o seu funcionamento, o topic cluster funciona como uma página base de um conteúdo. Ou seja, uma produção de referência.

Esse é o chamado pilar post que irá, no corpo de seu conteúdo, criar alguns links para os clusters, ou seja, pequenos conteúdos relacionados.

Isso, em grande medida, pode fundamentar uma série de dinâmicas importantes dentro da lógica do SEO.

Topic cluster e SEO: como se relacionam?

Nesse caso, através da perspectiva de um pilar post, os mecanismos de busca conseguem identificar aquele site como relevante para o tema.

Isso é importante, uma vez que ele vai linkando uma série de conteúdos que as pessoas vão acessando.

Quanto mais essa dinâmica vai se aprofundando, maior será a sua relação com uma dinâmica se SEO.

Essa realização ocorre porque todos os clusters irão contribuir com essa dinâmica de pesquisa.

Esses são aspectos fundamentais para se unir com os outros pontos centrais desse tipo de estratégia.

Considerações finais

Há uma série de possibilidades que vão fundamentar a vida das empresas dentro de uma lógica de consumo digital.

Por essa razão, é importante entender quais são os aspectos essenciais para a fundamentação de um bom posicionamento em mecanismos de busca.

Dentro disso, o SEO pode ser um grande aliado das perspectivas de destaque de uma empresa.

Entender como conciliar esses aspectos com os elementos de exigência do SEO acaba sendo essencial.

Um dos exemplos mais importantes, nesse caso, para gerar um bom ranqueamento é, justamente, o topic cluster.

Seja como for, esse elemento é central e carece de uma série de posturas importantes dentro dessa lógica.

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