in , ,

Como funciona o trabalho de um designer de interiores?

Como funciona o trabalho de um designer de interiores

O designer de interiores busca otimizar ambientes internos, unindo funcionalidade à estética 

A organização dos objetos em um cômodo de maneira funcional pode ser bastante desafiante para a maioria das pessoas, ainda que esses artigos sejam peças tradicionais já usadas na decoração de ambientes, como um conjunto de mesas de cadeiras, uma pia ou um sofá. 

Por isso, vale a pena conhecer o trabalho executado pelos designers de interiores.

Esses profissionais são especialistas em criar espaços internos mais produtivos, seguros e harmoniosos a partir da escolha e do posicionamento correto dos acessórios que farão parte da composição. 

Conheça mais sobre essa especialidade e as vantagens de contratar esse profissional para o planejamento e para a execução de projetos decorativos no conteúdo a seguir, em que colocamos todos os detalhes acerca dessa profissão.

Confira!   

Quais são as atribuições de um designer de interiores? 

O trabalho feito por um designer de interiores é muito abrangente, podendo ele atuar desde a organização dos móveis em um ambiente até a orientação da paleta de cores a ser usada na pintura de um cômodo. 

Embora os serviços sejam muito diversos, a essência do trabalho de um designer de interiores está em planejar e projetar espaços internos, de caráter comercial ou doméstico, pensando na funcionalidade, na estética e no conforto dos usuários que frequentarão esse local. 

Para executar esses serviços, é comum que os designers de interiores tenham que executar uma série de atividades, como fazer entrevistas com os clientes, avaliar os orçamentos, testar os objetos na decoração e até montar o cronograma para a concretização do trabalho. 

Quais são as atribuições de um designer de interiores? 

Existe diferença entre um designer de interiores e um arquiteto?

Às vezes, é comum que a profissão do designer de interiores seja confundida com a de outros profissionais do ramo da construção civil, como arquitetos e decoradores.

Embora os serviços desses especialistas sejam complementares em relação à execução das obras, eles costumam desempenhar funções diferentes nesse processo. 

Enquanto os arquitetos devem se preocupar em projetar os ambientes, incluindo  a área externa desses, os designers de interiores estão focados na otimização e na organização do espaço interno dos locais.

Sendo assim, apenas os arquitetos podem, por exemplo, realizar mudanças estruturais em uma construção.  

Onde trabalha um designer de interiores?

Nos últimos anos, a procura pela formação em design de interiores vem crescendo bastante nas universidades brasileiras, principalmente devido às possibilidades de atuação que o mercado de trabalho tem para os profissionais especializados nessa área, como as que especificaremos a seguir.

Acompanhe! 

Decoração e paisagismo 

Sem dúvida, esse é um dos campos de atuação dos designers de interiores mais conhecidos da atualidade.

Ao trabalhar na decoração e no paisagismo, eles têm a função de distribuir e escolher os artigos, as cores e os demais itens de decoração do ambiente, buscando promover funcionalidade e beleza à composição do local. 

Desenho de móveis 

Outra área de trabalho dos profissionais formados em design de interiores é a projeção de móveis personalizados, que devem ser desenhados para atender à necessidade de um ambiente específico, aproveitando o espaço disponível ao máximo. 

Desenvolvimento de projetos 

Os designers de interiores também podem se envolver no gerenciamento de projetos arquitetônicos e decorativos, ajudando os clientes a encontrarem os materiais certos para a sua obra.

Com isso, eles precisam contribuir na investigação dos preços, na avaliação da matéria-prima e na busca por mão de obra qualificada.  

Consultoria 

Além de tudo, os profissionais do design de interiores ainda podem atuar com consultoria especializada.

Nessa vertente, eles conversarão diretamente com o público e usarão seu conhecimento para orientar as decisões dos clientes em relação às etapas da obra.  

Consultoria 

Como se tornar um designer de interiores?

Quem deseja ser um designer de interiores deve realizar a formação obrigatória para exercer essa profissão.

Esse aprendizado pode ser alcançado por meio de um curso técnico ou, ainda, de uma graduação na área. Sem essa especialização, o profissional será apenas reconhecido como decorador. 

Além disso, pessoas formadas em determinados cursos, como Arquitetura e Urbanismo, também têm licença para atuar como designer de interiores, caso obtenham um certificado de pós-graduação específico nesse campo do conhecimento.  

Por que contratar um designer de interiores? 

Toda construção ou reforma envolve muitos gastos, sejam de recursos financeiros ou materiais.

Como os designers de interiores estão focados em procurar as soluções mais inteligentes para as obras, contratar esse profissional pode garantir uma economia significativa no orçamento do projeto. 

Com ele, todas as etapas da construção serão estudadas e planejadas para que nenhum recurso seja utilizado de forma inconsciente.

Dessa forma, o custo-benefício total do projeto será mais econômico, sem a realização de gastos desnecessários ou incoerentes.    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quais os níveis de inglês A1 A2 B1 B2

Quais os níveis de inglês A1 A2 B1 B2?

8 cursos de investimentos disponíveis no Brasil

8 cursos de investimentos disponíveis no Brasil