in

A Transformação Digital na Educação

A Transformação Digital na Educação

Como sabemos, a educação é essencial para nossas vidas e, agora, por conta da transformação digital que estamos passando nos últimos anos, é possível ensinar e aprender de inúmeras maneiras.

Hoje, graças às tecnologias e à internet, nós temos muito mais possibilidades e oportunidades para incluir a educação no nosso dia a dia.

E isso ficou ainda mais evidente (e necessário) este ano, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, afinal, colégios em Santo André, escolas em Minas Gerais, faculdades no Rio Grande do Sul… enfim, todas as instituições de ensino no Brasil pararam por conta da covid-19.

Tal fato evidenciou a necessidade e a importância da transformação digital para o ensino, isso porque, sem aulas presenciais, como os alunos vão estudar? Como vão aprender? Por meio da internet e de dispositivos tecnológicos como computadores, celulares e tablets!

Então, por que a transformação digital na educação?

Porque a educação, assim como diversas outras áreas de nossas vidas, precisa se atualizar e se adaptar às mudanças e transformações que ocorrem em nossa rotina, ou seja, ela deve acompanhar a evolução. Não dá para simplesmente ignorá-la.

As matérias, os conteúdos, podem não ter mudado muito nos últimos anos, mas a forma de ensiná-los sim! 

Por exemplo, décadas atrás os professores não apresentavam slides no PowerPoint para os alunos, havia apenas lousa e giz. Hoje, é difícil encontrar professores que não utilizem o software da Microsoft.

Além disso, atualmente os alunos não são apenas receptores de informações/conteúdos, mas sim protagonistas da sua própria formação.

Por isso, veja a seguir algumas características e vantagens deste tipo de ensino e também os desafios que temos pela frente.

Então, por que a transformação digital na educação?

Características e vantagens

A internet, os aplicativos, as plataformas, os softwares, os jogos online… enfim, são coisas que fazem parte do dia a dia da maioria dos estudantes.

Hoje, crianças de 3, 4 anos já sabem mexer no celular. É algo comum, que já faz parte da nossa realidade.

Por isso, a transformação digital tende a ser vantajosa para os estudantes, porque ela está inserida em um meio que o jovem já está familiarizado, que faz parte da rotina dele.

Dessa forma, gera uma maior autonomia e engajamento por parte dos alunos, o que pode melhorar o processo de aprendizagem, já que o torna mais fácil, mais interativo, interessante e intuitivo!

Além disso, atualmente todo mundo está conectado em plataformas sociais, todo mundo curte, compartilha, comenta e interage com alguma coisa na internet.

Sendo assim, a educação precisa saber utilizar isso, ou seja, precisa compreender esta nova realidade, este novo cenário e aproveitá-lo para tirar o máximo proveito dele.

Portanto, é fundamental que os profissionais que estão envolvidos no meio educacional estejam sempre se atualizando, se informando e analisando as tendências digitais, de inovação e de tecnologia, de modo a desenvolverem uma educação eficiente, que visa transformar a vida das pessoas.

E isso vale tanto para o público e o privado quanto para o básico e o superior. 

É importante ter em mente que o investimento em tecnologias precisa ser para todos e elas não devem ser vistas como um problema, como “inimigas”, mas sim como aliadas, como soluções de ensino e aprendizagem.

Desafios

Como sabemos, nem tudo são flores e no Brasil, algo que ainda é um grande desafio para a transformação digital na educação é a infraestrutura.

Afinal, nem todo mundo e nem todas as escolas têm condições de investir em recursos tecnológicos, a internet em muitas regiões ainda é ruim e a própria falta de ensino/conhecimento sobre o uso de tecnologias é, muitas vezes, um obstáculo.

Por exemplo, quantas pessoas tiveram que aprender a mexer em ferramentas, softwares e aplicativos nos últimos meses para trabalhar e estudar? Muitas, não é verdade?

E quantos professores você já conheceu ou conhece que “não se dão muito bem” com tecnologias? Provavelmente alguns, certo?

O fato é que diversas pessoas, sendo grande parte indivíduos adultos/mais velhos, possuem uma certa resistência em relação às tecnologias.

Então, o desafio da transformação digital também depende das pessoas, dos professores, dos alunos e até mesmo dos pais/responsáveis para que ela seja realizada da melhor maneira, para que, de fato, funcione. 

Desafios

E o que esperar da educação para os próximos anos?

Como você já deve ter percebido, a educação está mudando. E para os próximos anos, além da transformação digital que falamos ao longo deste artigo, será cada vez mais comum:

  • Salas de aula virtuais;
  • Técnicas de gamificação;
  • Aprendizagem colaborativa;
  • Ambientes virtuais de aprendizagem;
  • Técnicas de storytelling;
  • Robótica;
  • Inteligência artificial.
Como otimizar o SEO no site da sua empresa

Como otimizar o SEO no site da sua empresa

Mudanças Nos Negócios O Futuro de Restaurantes e Bares

Mudanças Nos Negócios: O Futuro de Restaurantes e Bares