in ,

Treinar inglês em casa: Dicas de como praticar

Treinar inglês em casa: Dicas de como praticar

Saber falar inglês é considerado importante nos dias de hoje, principalmente por conta da globalização. O idioma se tornou oficial para as viagens, estudos, negócios e comunicação em geral.

No dia a dia, convivemos com uma série de palavras estrangeiras provenientes do inglês, e só isso já mostra a importância e a influência que ele exerce em nossas vidas e cultura.

Palavras simples como jeans, shopping center, notebook, fast food, delivery, pet shop, entre outras, são exemplos que usamos no cotidiano.

Além disso, no mercado de trabalho, o inglês se tornou essencial para conquistar uma boa vaga. Ou seja, para ocupar um cargo com um bom salário, além da graduação, ter o inglês é indispensável.

Até mesmo quando a vaga não precisa do idioma, quem fala inglês acaba se sobressaindo. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisas salariais, uma pessoa que fala inglês chega a ganhar 30% a mais.

Muitos brasileiros vão estudar no exterior para ganhar fluência na língua, mas quem não tem condições de fazer isso, pode treinar o inglês em casa. Se este é o seu caso, leia este artigo até a última linha.

Vamos explicar a importância de aprender inglês e dar algumas dicas para praticá-lo sem sair de casa. Confira!

A importância de aprender inglês

Estudar uma língua estrangeira, independentemente de qual seja, é um excelente investimento, mas no caso do inglês, ele é fundamental tanto para a vida profissional, quanto para a pessoal.

O aluno entra em contato com uma nova cultura e, com o passar do tempo, pode conhecer novos profissionais, pessoas de outros países, participar de eventos, entre outras possibilidades.

Afinal, uma pessoa que viajou para o exterior e precisa de atendimento em clínicas médicas, só vai conseguir ser atendida se falar inglês, mesmo que esteja em um país no qual a língua seja outra.

É comum ouvirmos perguntas neste idioma durante os processos seletivos, com o objetivo de conhecer o nível dos candidatos e se eles conseguem se comunicar na língua estrangeira.

O recrutador avalia a experiência profissional, a formação acadêmica e o conhecimento de inglês para desempatar os candidatos.

Cerca de 73% dos profissionais de RH destacam a importância de dominar uma língua estrangeira durante um processo de seleção.

Mas, muito além do mercado de trabalho, é fundamental dominar o inglês uma vez que se trata da língua mais falada do mundo. Se você domina o idioma, encontra infinitas possibilidades pelo caminho.

Outra grande vantagem é o fato de poder entrar em contato com culturas diferentes. Quem fala inglês consegue se comunicar em qualquer lugar do mundo.

Não importa se você vai viajar para as Filipinas, para a Índia, África do Sul e demais países que falam outros idiomas. Em todos eles, o inglês é a segunda língua oficial, e quem quer se comunicar da melhor maneira possível, precisa dominá-lo.

A importância de aprender inglês

Mesmo uma empresa de terceirização de recepcionista pode precisar de pessoas que falam inglês para empresas multinacionais.

No que diz respeito às viagens, é completamente diferente viajar como turista e depender de um guia ou do roteiro turístico do pacote, e ter liberdade para visitar os lugares falando outro idioma.

Você pode até visitar museus e pontos turísticos, mas para realmente vivenciar a cultura de outros povos, precisa se comunicar com eles diretamente.

Por fim, aprender inglês também é uma forma de treinar o cérebro, pois o aprendizado fortalece nossa memória ao longo da vida. E dentre os principais benefícios nesse sentido estão:

  • Melhora a capacidade de tomar decisões;
  • Facilita a execução de tarefas;
  • Melhora a percepção;
  • A memória é aprimorada.

No entanto, além de se matricular em bons cursos de inglês online com certificado, é muito importante treinar o idioma, principalmente quem não viaja muito ou não conhece estrangeiros para praticar a língua.

Treinando o inglês em casa

Para se tornar fluente na língua inglesa e conquistar boas vagas em uma empresa de serviços de segurança, aproveitar melhor uma viagem e ter mais conhecimento cultural, é necessário praticar o idioma, e algumas dicas para isso são:

1 – Tirar a legenda dos filmes

Quem já tem um certo domínio da língua, mas precisa praticar o listening, uma boa dica é assistir séries e filmes sem legenda.

Se é a primeira vez que você vai fazer isso, procure um filme que já assistiu algumas vezes. Todo mundo tem aquele filme que viu mais de uma vez. Ele será um bom professor e vai te ajudar a começar a assistir a algum programa sem legenda.

Reserve um tempo para fazer isso e se concentrar no áudio. Outra dica é pausar a cada fala para repetir o que está sendo dito, e se certificar de que entendeu a mensagem.

Contudo, quem está começando agora e ainda não se sente seguro para assistir um filme ou série em inglês, pode ativar a legenda primeiro em português e depois em inglês.

Assista com a legenda normalmente, depois ative a legenda em inglês. Isso deve ser feito nos 3 primeiros conteúdos, após isso, procure assistir apenas com legenda em inglês.

2 – Cantar músicas em inglês e acompanhar a letra

Ouvir música é uma delícia e os artistas estrangeiros também podem te ajudar a praticar o idioma. Quem trabalha o dia todo com os serviços administrativos terceirizados ou em outras empresas, pode fazer esse treino aos finais de semana.

Por exemplo, quando estiver limpando a casa, coloque suas músicas preferidas no YouTube ou em demais plataformas de streaming e cante junto.

Para curtir o momento e aprender de verdade, escolha músicas que você realmente goste, mesmo que seja um pouco mais difícil. Acompanhe a letra quantas vezes forem necessárias até conseguir cantar a música toda.

Além do mais, na internet existem muitos sites de letras de músicas, até mesmo o YouTube está recheado de vídeos com letras. Escolha suas canções preferidas e cante junto, lendo a letra.

Para potencializar ainda mais seu aprendizado, traduza as músicas, pois é uma forma de expandir o vocabulário.

Quem utiliza transporte fretado para empresas pode fazer isso indo para o trabalho. Mas é importante ter em mente que nas músicas algumas palavras podem ter outro contexto.

Ao traduzir você percebeu que o texto ficou meio sem pé nem cabeça, é interessante procurar uma tradução na internet, ou conversar com alguém que domine completamente o idioma.

2 - Cantar músicas em inglês e acompanhar a letra

3 – Jogar em inglês

Hoje em dia, muita gente gosta de jogos no celular, computador ou videogame, e jogá-los em inglês também é uma forma de treinar o idioma.

Em muitas opções, é possível aprender partes da casa, nomes de móveis, peças de roupas, acessórios e até mesmo interagir com pessoas do exterior.

Quem precisa dividir o computador com a família, pode procurar uma empresa de aluguel de notebook para jogar. Prefira opções, como aquelas disponíveis pelo Facebook, para procurar objetos e expandir seu vocabulário.

4 – Fazer anotações

Quem está começando a estudar agora precisa prestar atenção ao seu redor, mas existem muitas coisas com nomes em inglês, como marcas de produtos, restaurantes, dentre outros.

Algumas palavras podem ser usadas, inclusive, em diferentes eventos, como em palestras sobre meio ambiente. Anote todos os termos que não conhece no bloco de notas do celular ou em um papel.

Quando chegar em casa, pesquise sobre eles com calma. Isso com certeza vai ajudar quem está começando agora a conhecer uma infinidade de palavras.

5 – Não tenha medo de falar

Um problema muito comum entre os estudantes de inglês é o medo de falar. No entanto, esse sentimento só atrapalha e é apenas algo que fica na cabeça.

Se você não se sente seguro em conversar com um colega que domina mais o idioma que você, procure seu professor ou um nativo do idioma, caso conheça.

Pessoas nativas são mais compreensivas e pacientes, e muitas vezes gostam de ajudar quem está aprendendo. Mas se você não conhece alguém, não tem problema: seu professor está lá para te ajudar.

Lembre-se de que ninguém é obrigado a dominar um segundo idioma, mesmo que ele seja fundamental no mundo todo. Tenha em mente que você está aprendendo e que errar é a melhor forma de aprender.

Considerações finais

Seja para trabalhar com administração de condomínio, viajar ou qualquer outra atividade, ter o inglês como segunda língua é essencial. A boa notícia é que é muito fácil aprender e possui uma estrutura simples.

Até mesmo quem nunca fez um curso pode começar a aprender do zero na internet. Os cursos de inglês online com certificado é bom porque o professor simplifica o aprendizado e sabe por onde você deve começar com suas aulas de inglês grátis online.

Contudo, além de frequentar as aulas grátis de inglês, é importante que o inglês faça parte do seu dia a dia, mesmo que você esteja no Brasil, e existem muitas maneiras de fazer isso, como vimos ao longo deste artigo então não perca a oportunidade de experimentar fazer o nosso curso de inglês básico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que realizar um curso de encanador residencial

Por que realizar um curso de encanador residencial?

Tudo sobre o curso de relações públicas

Tudo sobre o curso de relações públicas