in , , , , , ,

Tudo sobre o curso de marketing

Tudo sobre o curso de marketing

O marketing busca entender o consumidor e atender suas necessidades, mas mesmo que pareça simples, o profissional precisa estudar diferentes áreas do conhecimento para conseguir melhorar o posicionamento de uma empresa em seu mercado.

Afinal, quando pensamos em marketing, logo nos lembramos das propagandas de TV, anúncios no rádio, vídeos no YouTube, dentre outras práticas. Mas a verdade é que ele vem evoluindo constantemente desde que surgiu.

A internet mudou uma série de pontos no modo como as organizações divulgam seus produtos e serviços, e afetou consideravelmente o comportamento do consumidor moderno.

Antes bastava criar uma boa propaganda para convencer as pessoas a comprarem determinado produto, mas hoje em dia é preciso fazer muito mais.

Os profissionais de marketing precisam trabalhar a imagem da marca, fazer com que ela se relacione com os clientes, criar conteúdos que falem sobre assuntos de seu interesse, dentre outras estratégias importantes.

Isso envolve pesquisas de mercado e outros conhecimentos que só são possíveis por meio de uma graduação na área. Mesmo que você seja muito criativo e comunicativo, os conhecimentos teóricos não podem faltar.

Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre o curso de marketing e quais são as áreas de atuação que os profissionais podem trabalhar.

Como é o curso de marketing?

O curso de marketing possui algumas características específicas. Por exemplo, é possível fazer um bacharelado ou tecnólogo, sendo que a duração do primeiro é de 4 anos, e a do segundo, de 2 anos.

A modalidade pode ser presencial ou à distância, e também pode variar para as modalidades diurno ou noturno. Mas antes de falar um pouco mais sobre o curso, é muito importante entender um pouco mais sobre marketing.

Marketing é uma área que vai muito além da propaganda de uma marca, como no caso de uma confecção de uniformes personalizados.

Quando a empresa contrata esse profissional, ele precisa ser responsável por várias tarefas.

Uma delas é analisar o mercado, por meio de pesquisas e estatísticas, além de conhecer um pouco mais o comportamento do consumidor, criar produtos e serviços para o mercado e planejar a distribuição e divulgação nos melhores canais.

O trabalho do departamento de marketing passa por vários setores da empresa e vem se tornando cada vez mais estratégico para o sucesso da corporação.

Para formar um profissional nessa área, é necessário estudar algumas disciplinas que envolvem a área de Comunicação e Administração.

É dessa forma que ele consegue aliar a visão analítica e objetiva com suas sensibilidades e compreender as transformações da sociedade.

O curso combina ensinamento prático e teórico, onde os alunos aprendem diferentes disciplinas, como:

  • Economia;
  • Psicologia;
  • Sociologia;
  • Estatística;
  • Finanças.

Quanto às aulas práticas, os professores apresentam estudos de caso e problemas reais para que os alunos possam resolver.

O maior diferencial do curso de marketing são as pesquisas e análises de dados, com o objetivo de fazer o futuro profissional entender a concorrência, fazer previsões de mercado, conhecer melhor o comportamento do consumidor, entre uma infinidade de ações.

Ao elaborar as estratégias de marketing para clínicas de tratamentos para impotência, por exemplo, essas informações ajudam nas tomadas de decisões.

Dentre as disciplinas presentes no currículo está a análise multivariada, tratamento e análise de dados, logística matemática, cálculo e probabilidade.

Ao longo do curso, o aluno também aprende gestão de marketing, comunicação de marketing e pesquisa de marketing, podendo se aprofundar, futuramente, em questões de seu interesse.

É possível se especializar em análise de campanhas de comunicação, estéticas dos meios de comunicação, marketing eletrônico, teorias da opinião pública, marketing social, entre outras possibilidades.

Durante o curso, os alunos podem visitar departamentos de marketing de grandes empresas, bem como agências de publicidade para aprender um pouco mais sobre o dia a dia dessas organizações.

Como é o curso de marketing?

O primeiro contato com o mercado de trabalho acontece por meio dos estágios, por exemplo, dentro de clínicas de cardiologia que possuem seu próprio departamento de marketing ou de agências de publicidade.

Para atuar nessa área, é importante que o futuro profissional seja comunicativo, goste de trabalhar em equipe, tenha habilidade para lidar com números, saiba se planejar e tenha conhecimento vasto em novas tecnologias.

Também é essencial falar outros idiomas, conhecer culturas diferentes, ter um amplo repertório cultural, ser curioso, ter boa capacidade analítica, visão sistêmica da área em que atua e estar sempre atualizado sobre as mudanças em sua área de atuação.

O marketing está onde as pessoas estão, e pelo fato de o ser humano estar cada vez mais conectado, o marketing digital ganha um espaço cada vez maior no planejamento das empresas.

O profissional de marketing de um hotel para casais pode elaborar estratégias digitais para o estabelecimento, mas também atuar com gestão de comércio eletrônico, de redes sociais, publicidade e mecanismos de busca.

Dentre os principais campos de atuação para os profissionais formados nesta área estão as agências de propaganda, departamento de marketing das empresas, consultorias, incorporar ações de todos os tipos e portes.

Também pode atuar como assessor de celebridades, políticos, estados e países. Para entender um pouco mais sobre as áreas de atuação, vamos abordá-las de maneira mais aprofundada no próximo tópico.

Áreas de atuação do profissional de marketing

Estudar marketing é apostar em um curso bem abrangente, que possibilita aos profissionais atuarem em diferentes áreas. Dentre as que mais se destacam, estão:

1 – Marketing digital

Vamos começar pelo marketing digital porque esse tipo de estratégia está crescendo desde os anos 1990, quando a internet começou a ser mais acessível às pessoas.

Trata-se de uma área muito promissora, uma vez que o ser humano está cada vez mais conectado. Dentro de uma empresa de serviços de jardinagem e paisagismo, é possível atuar como criador de conteúdo.

Este profissional é responsável por criar materiais que valem sobre os assuntos de interesse do público-alvo da marca, podendo ser desde informações úteis até publicações divertidas nas redes sociais.

Outra possibilidade do marketing digital é atuar como especialista em SEO (Search Engine Optimization), estratégia que tem como objetivo otimizar as páginas de um site para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

O profissional deve colocar em prática algumas estratégias importantes, como escolhas de palavras-chave, design responsivo para o site, entre outras adaptações essenciais para otimizar a página.

Você também pode se especializar no envio de e-mail marketing, para criar e executar campanhas nesse formato, atraindo os potenciais clientes da empresa.

Da mesma maneira, pode cuidar das redes sociais da marca, planejando as publicações e interagindo com seus seguidores.

Além dessas ações, dentro do marketing digital, esses profissionais de marketing também podem trabalhar com o designer de experiência do usuário (UX) e gestão de e-commerce.

2 – Vendas e publicidade

Dentro de um fabricante de rastreador veicular, o profissional pode atuar como gerente de estratégias de publicidade, supervisionando o material e implementando campanhas.

Para isso, ele também precisa lidar com o orçamento do negócio, analisar dados e avaliar o desempenho das estratégias.

3 – Gestão de sucesso do cliente

Garantir que o cliente tenha sucesso e fidelizá-lo é um dos maiores objetivos do marketing. Isso porque se o cliente se sente insatisfeito, a empresa corre o risco de perdê-lo, principalmente por causa da internet, onde a informação corre tão rápido.

Cuidar de perto da satisfação do cliente é a melhor maneira de fidelizar essas pessoas, e melhorar as características dos produtos e serviços, com base na opinião delas.

3 - Gestão de sucesso do cliente

4 – Fazer pesquisas de mercado

Um hotel para cachorro pode contratar profissionais de marketing para realizar pesquisas de mercado, pois eles possuem capacidade analítica para reunir os dados e apresentá-los em relatórios, tabelas, gráficos e mapas.

São informações fundamentais para as tomadas de decisões, visto que alguns dados são trabalhados com base em análises feitas na concorrência, levando em conta a eficácia das vendas e informações sobre os clientes.

5 – Organização de eventos

Nessa área, o profissional trabalha com organização de grandes eventos, com o objetivo de divulgar produtos e serviços que beneficiem os interessados.

Dessa forma, uma clínica de oftalmologia tem acesso a várias oportunidades, negócios e parcerias e, atualmente, os negócios podem ser presenciais ou digitais.

6 – Consultor

Por fim, para quem deseja atuar sozinho e por conta própria, outra possibilidade é ser consultor para diferentes empresas que queiram alavancar suas estratégias de marketing.

O papel desse profissional é analisar os pontos fracos e propor melhorias para que a marca consiga alcançar seus objetivos.

Conclusão

O setor de marketing é muito promissor e oferece oportunidades para todos aqueles que desejam seguir carreira.

Mas para atuar nesse ramo, é necessário fazer o curso de graduação e buscar vagas de trabalho.

O profissional pode atuar de várias maneiras diferentes, o que expande o leque de opções e abre as portas para todos.

Gostou do conteúdo do nosso blog? então não perca a oportunida de conhecer nossos cursos gratuitos marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é cosmetologia

O que é cosmetologia?

Para que serve o curso 5S

Para que serve o curso 5S?