in , ,

O que é e para que serve um sistema de gestão ERP

O que é e para que serve um sistema de gestão ERP

Utilizar um sistema de gestão ERP já foi um privilégio restrito apenas às grandes empresas, isso porque o investimento necessário em uma ferramenta partia de milhares ou até milhões de reais.

Hoje em dia, graças ao avanço tecnológico e o surgimento de novas empresas, esses sistemas estão acessíveis até mesmo aos microempreendedores individuais, já que existem sistemas de gestão ERP com mensalidades abaixo de R$50.

Isso abriu as portas para centenas de milhares de empresas que agora podem abandonar as planilhas ou folhas de papel, para gerenciar suas operações com algum sistema de gestão integrado e online.

Para ajudar você a entender melhor esse mundo dos sistemas de gestão, seus benefícios e particularidades, escrevemos esse artigo completo que irá cobrir:

  • O que é um sistema de gestão ERP
  • Para que servem esses sistemas

Então se você deseja melhorar a qualidade da gestão da sua empresa, recomendo que leia até o final e assim consiga subir esse nível no seu negócio. Vamos lá:

O que é um sistema de gestão ERP

Para começar com o básico, vamos a definição do que é um sistema de gestão ERP. Essa sigla significa “Enterprise Resource Planning” e nos dias de hoje é utilizada para referenciar os sistemas de gestão integrados.

Um sistema de gestão ERP é uma ferramenta que une diferentes módulos em um só sistema, com um banco de dados único, o que integra as mais importantes áreas de uma empresa.

Então, por exemplo, uma fábrica que contratar um ERP especialista, conseguirá gerenciar:

  • Engenharia de produtos
  • Vendas e notas fiscais
  • Compras
  • Estoque
  • Produção
  • Qualidade
  • Expedição

O que é um sistema de gestão ERP

Tudo isso em um só sistema, com módulos que conversam entre si e alimentam um banco de dados único e seguro.

E hoje em dia existem sistemas de gestão ERP especialistas em diferentes segmentos, o Nomus ERP Industrial por exemplo é especialista no setor fabril, entretanto, existem sistemas especialistas em outras áreas, como restaurantes, lojas, serviços etc.

Para que serve um sistema de gestão ERP

Indo diretamente ao ponto, um sistema de gestão ERP serve para melhorar toda a operação de uma empresa, sendo capaz de trazer diversos benefícios, como aumento de produtividade, confiabilidade e lucratividade do negócio.

É possível separar as empresas em diferentes níveis de gestão:

  • Empresas sem controle adequado: são aquelas que não utilizam ferramentas de gestão e a operação acontece de forma desorganizada, geralmente recorrendo a memória dos colaboradores e anotações em papel;
  • Empresas que utilizam planilhas: são aquelas que realizam toda a gestão do negócio através de planilhas. Esse formato já é um avanço, porém, está suscetível a erros, perdas e não possui integração adequada, o que aumenta o retrabalho e diminui a visão única do negócio, já que os dados da empresa estão espalhados em diferentes planilhas;
  • Empresas que utilizam sistemas ultrapassados: são aquelas que já utilizam algum tipo de sistema, porém, é um sistema que não atende plenamente as necessidades de gestão do negócio e/ou estão desatualizados. Esse tipo de sistema é perigoso porque pode acabar deixando a empresa na mão no momento em que ela mais precisa.
  • Empresas que utilizam sistemas de gestão ERP: são aquelas que utilizam um sistema único para gerenciar as mais importantes áreas do negócio. Dessa forma fica tudo salvo de forma segura em um banco de dados e é possível gerar relatórios muito mais completos e precisos, que facilitam a tomada de decisão por parte da diretoria.

Entre os principais benefícios de um sistema de gestão ERP, estão:

Confiabilidade das informações

Ao utilizar um sistema de gestão a sua empresa fica muito mais protegida contra falhas humanas e erros de preenchimento, já que é possível parametrizar o sistema da maneira desejada e caso algum colaborador insira alguma informação errada, o próprio sistema bloqueia a operação.

Além disso, existem cálculos e requisições feitas automaticamente pela plataforma, o que reduz drasticamente a chance de erros humanos.

Além disso, todas as informações ficam salvas em um banco de dados na nuvem, que pode ter backups feitos regularmente.

Gestão integrada

Esse tipo de sistema também permite a gestão integrada do negócio, ou seja, uma área consegue conversar com outra e assim os processos da empresa fluírem através de um sistema único.

Ao invés de diversas planilhas espalhadas e com dados incertos ou duplicados, a empresa trabalha em um só local, onde a ação de um setor é capaz de interagir diretamente com outro. Por exemplo, quando o comercial vender um produto, o estoque será atualizado instantaneamente para todas as áreas da empresa.

Gestão integrada

Essa integração melhora a comunicação entre as áreas da empresa, reduz o retrabalho e ainda reduz as chances de erros, já que não haverão dados duplicados em diferentes planilhas.

Automatização de processos

Um sistema de gestão ERP é capaz de automatizar diferentes processos de uma empresa, o que aumenta a produtividade e a lucratividade do negócio, já que será possível fazer mais com menos recursos.

Utilizando novamente o exemplo de uma indústria, um sistema de gestão é capaz de:

  • Cadastrar a engenharia de um produto, ou seja, quais são os materiais e passos necessários para fabricar determinado produto;
  • Quando o comercial realizar uma venda, o sistema automaticamente faz uma requisição dos materiais necessários para fabricação no estoque;
  • Caso o estoque de matéria-prima esteja baixo, o sistema automaticamente faz a requisição de compra para reabastecer o estoque.

Esse é apenas um exemplo básico de automação possível nesse tipo de sistema, o ideal é procurar a automação mais adequada para o seu setor.

Informações precisas para o negócio

Por fim, uma das grandes vantagens de um ERP é a centralização de informações. Isso permite que o sistema gere os mais variados tipos de relatórios sobre os resultados da empresa.

Com esse tipo de informação, a diretoria é capaz de tomar decisões muito mais acertadas, já que são baseadas em dados reais e não em achismo.

Além disso, os problemas e oportunidades de melhoria ficam muito mais claros, o que permite que a empresa melhore seus gargalos e consiga resultados cada vez melhores.

Coloque em prática na sua empresa

Como pode ver, um sistema de gestão é uma peça fundamental para o sucesso na gestão de uma empresa nos dias de hoje. Além disso, existem ferramentas que partem de um investimento bem baixo, acessível até mesmo ao público MEI.

Sendo assim, busque melhorar a gestão da sua empresa o quanto antes e implemente um sistema para gerenciar as operações do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual a melhor marca de mochila escolar

Qual a melhor marca de mochila escolar?

15 dos melhores lugares para estudar fora do país

15 dos melhores lugares para estudar fora do país