in

Saiba quais são as vantagens de fazer um Curso de Excel?

Saiba quais são as vantagens de fazer um Curso de Excel

Quem já teve algum tipo de experiência profissional, seja como empresário ou como colaborador, certamente já ouviu falar ou mesmo já utilizou o Excel em alguma atividade empresarial. 

O software faz parte de um pacote de programas desenvolvido pela Microsoft, e possui diversas funcionalidades, tanto para empresas quanto para pessoas físicas, estudantes e até mesmo para ONGs e órgãos governamentais.

O Excel é uma ótima ferramenta para organizar informações e para mais uma série de outras atividades pertinentes aos departamentos administrativo e financeiro de uma empresa.

Não à toa, ele conquistou a preferência de diversos tipos de negócios, independentemente do segmento, seja ele voltado para a instalação de painel fotovoltaico 330w ou para serviços contábeis. 

O Instituto de Estudos Gartner, em parceria com uma empresa de softwares chamada Capterra, fez uma pesquisa para mensurar o quanto o Excel está presente na rotina empresarial.

De acordo com os dados coletados, cerca de 61% dos estabelecimentos de PMEs (pequenos e microempreendedores) contam com as famosas tabelas eletrônicas do software para o gerenciamento das suas informações. 

Assim, é possível perceber a importância do Excel no dia a dia de muitos comércios e estabelecimentos, principalmente quando as diferentes atividades exercidas no local demandam um maior controle das informações geradas. 

De fato, a ferramenta possui uma série de funcionalidades que podem tornar o seu uso bastante completo e interessante para qualquer empresa. 

Sendo assim, se você quer saber quais são as vantagens de se fazer um curso de Excel para aprimorar seus conhecimentos dessa ferramenta, siga na leitura deste conteúdo e conheça informações importantes sobre o software.

Como funciona o Excel e quais são os seus recursos?Como funciona o Excel

O Excel é um software utilizado em diversos segmentos do mercado, tanto em empresas de impermeabilização caixa d’água concreto quanto em hotéis ou pousadas, pois permite um controle eficiente de diferentes dados de qualquer negócio. 

Após a abertura do programa, surge uma tela com uma área de trabalho composta por linhas e colunas, formando uma tabela bastante ampla que pode chegar ao máximo de 1.048.576 linhas e 16.384 colunas.

As linhas são identificadas por meio de números, e as colunas por letras, de modo que qualquer informação pode ser facilmente encontrada ao cruzar esses dois elementos. 

Além disso, o tamanho de cada célula pode ser adaptado conforme a necessidade. 

Na parte superior da tela principal do Excel, é possível visualizar diferentes guias, que fornecem ferramentas como: a escolha do tipo e do tamanho da fonte, a formatação de layout, as ferramentas de localização, a inserção de recursos matemáticos, etc. 

Nesse sentido, ele pode ser utilizado para várias finalidades, tais como:

  • Controlar o fluxo de caixa;
  • Realizar registros de contabilidade;
  • Controle de pedidos;
  • Cálculo de custos e preços;
  • Anotações de horas de trabalho;
  • Tabela de escala de funcionários;
  • Planejamento financeiro;
  • Controle de saídas;
  • Controle de entradas;
  • Entre outros.

Há uma série de possibilidades para o uso do Excel, de modo que a empresa pode utilizá-lo para o desenvolvimento de planilhas – como as mencionadas acima – e para muitas outras aplicações. 

Não à toa, é uma das ferramentas mais utilizadas por empresas, tal como os talões de pedidos, sendo indispensável para que grande parte delas controle de forma dinâmica todos os dados do seu negócio.

O software permite a criação de planilhas digitais, que podem ser atualizadas a qualquer momento, conforme novas informações forem surgindo.

O Excel já contava com a versão clássica, que pode ser instalada diretamente no computador e, mais recentemente, a versão online do software também foi disponibilizada, e pode ser utilizada sem restrições. 

Uma das vantagens do uso virtual é justamente a de poder compartilhar arquivos com outros contatos, sendo uma maneira prática de permitir o acesso de mais de um departamento ao mesmo documento. 

Para o aperfeiçoamento do Excel, que surgiu no mercado em 1987, atualizações do software são lançadas de tempos em tempos, disponibilizando uma série de novidades e de recursos especialmente desenvolvidos para completar a experiência do usuário.

Excel: por que é importante saber utilizá-lo?Excel: por que é importante saber utilizá-lo

Como não poderia deixar de ser, qualquer empresa, seja ela uma fabricante de impermeabilizante para telhado ou uma clínica de estética, precisa de ferramentas que permitam uma administração adequada do seu negócio. 

Se antigamente a única forma de fazer isso era por meio de um caderno e uma caneta, hoje as possibilidades são várias, e o Excel é, sem dúvida, uma das mais reconhecidas e utilizadas no mercado. 

Mas para que ele seja bem utilizado, é fundamental que se busque conhecer o programa de modo aprofundado. 

Afinal, essa experiência e domínio da ferramenta podem ser de grande importância para o profissional, conforme veremos a seguir.

1. Saber utilizar o Excel é importante para impulsionar sua carreira

Ter conhecimento sobre o Excel é essencial para quem busca oportunidades no mercado e quer ter um bom desempenho nas suas atividades. 

As empresas valorizam os candidatos que já fizeram um curso para se especializar no software, de modo que saber utilizar adequadamente o Excel pode ser uma vantagem no currículo profissional. 

2. Saber utilizar o Excel pode ajudar na recolocação profissional

Caso um profissional tenha ficado ausente do mercado de trabalho por muito tempo, é possível que ele encontre dificuldades para se recolocar, precisando assim investir em formações que possam valorizar a sua mão de obra. 

O Excel pode ser uma dessas novas habilidades, justamente porque ele é uma ferramenta presente na grande maioria das empresas nos tempos atuais. 

Assim, ao se recolocar no mercado, o trabalhador que busca uma vaga em uma empresa voltada para a produção de eventos e possui experiência com o uso do Excel, certamente estará atualizado e poderá encontrar uma boa oportunidade profissional. 

3. Saber utilizar o Excel ajuda na organização da sua empresa

Se você é um micro ou pequeno empreendedor e deseja manter o seu negócio sempre organizado, ter domínio de Excel pode ser uma ótima maneira de alinhar todas as informações do seu estabelecimento de modo simples e eficaz. 

As planilhas eletrônicas elaboradas no software podem ser confeccionadas de modo personalizado, para que você inclua cada dado que julgar necessário e importante, e consiga ter uma visão ampla dos aspectos administrativos seu estabelecimento.  

Ali, é possível elaborar tabelas simples ou complexas, inserindo quais são os custos, o lucro, o tempo de confecção e a quantidade de vendas e de estoque de um produto como rótulos adesivos para alimentos, feitos na linha de produção de uma gráfica. 

O Excel também permite que você elabore uma planilha especializada para os clientes do seu negócio, discriminando cada item utilizado no trabalho realizado para ele, possibilitando uma análise completa por parte dele. 

Por isso, o Excel se torna uma ferramenta capaz de organizar e auxiliar o pequeno empresário a manter o seu estabelecimento em dia, nos mais diversos elementos necessários para administrar a empresa. 

4. Saber utilizar o Excel otimiza o seu trabalho

A tecnologia veio para ajudar muitos estabelecimentos e os seus profissionais a executarem o seu trabalho de modo cada vez mais automatizado e dinâmico. 

Sendo assim, se antes uma tabela que mensurava os lucros com a venda de serras para madeira feita por uma loja era realizada sempre manualmente, hoje com o Excel é possível adicionar uma série de recursos que possibilitam cálculos automáticos e ágeis.

Isso porque as células podem ser interligadas por códigos, que somam, multiplicam, subtraem etc, sem que o usuário precise realizar individualmente cada uma dessas operações para obter o resultado final.

Assim, a inserção de uma única informação na tabela pode modificá-la por completo, atualizando os valores do departamento financeiro de um estabelecimento. 

Por isso, é possível dizer que o Excel pode ser uma ferramenta que otimiza o trabalho e permite que ele seja feito em menor tempo e com maior precisão. 

Como adquirir conhecimentos de Excel?Como adquirir conhecimentos de Excel

Se depois de conhecer um pouco mais sobre como funciona o Excel e os motivos pelos quais vale a pena adquirir conhecimentos técnicos sobre o software, o próximo passo é buscar meios de ampliar o seu domínio da ferramenta. 

Sendo assim, se você tem uma loja especializada na venda de chaves storz e deseja se capacitar cada vez mais para poder administrá-la adequadamente, buscar um curso de Excel pode ser a melhor maneira de começar. 

Você pode se inscrever em um curso completo de Excel que ofereça certificação após a conclusão das aulas. 

Há também uma série de alternativas na internet, os cursos online, que se tornam cada vez mais interessantes para os profissionais. 

Isso porque ele oferecem uma plataforma completa e bem estruturada para o ensino de Excel, possibilitando interação entre professor e aluno para que dúvidas sejam tiradas, ao mesmo tempo em que o aprendiz economiza tempo e dinheiro com deslocamentos. 

Nesse cenário, é possível perceber a importância e as vantagens de fazer um curso de Excel, de modo que o profissional conquiste uma formação mais completa e valorizada pelo mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências:

https://revistapegn.globo.com/Empreender/noticia/2019/11/exclusivo-seis-cada-dez-pmes-brasileiras-ainda-usam-esta-ferramenta-para-suas-contas.html

https://blog.luz.vc/excel/como-funciona-excel/#:~:text=O%20Excel%20tem%20sua%20%C3%A1rea,s%C3%A3o%20encontradas%20as%20chamadas%20guias.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Como Numerar as Páginas no Word?

Você sabe o que é discalculia?