in ,

5 vantagens de fazer cursos online

5 vantagens de fazer cursos online

Fazer cursos online se tornaram os pontos mais crescentes em meio à pandemia, tendo em vista que o isolamento social, ainda que necessário, não poderia parar o trabalho de professores e os estudos de alunos, ainda mais em períodos decisivos de formação.

É o caso de estudantes de colégios, faculdades, pós-graduações e demais frentes acadêmicas que precisaram de continuidade e exibem uma urgência em relação às formações.

Essa modalidade de ensino a distância (ou EAD), que antes era uma possibilidade um tanto rara, se tornou parte do dia a dia de inúmeras pessoas em todo o mundo, modificando para sempre algumas questões, como as relações, a presença em classe e o lecionar em si.

Pegue sua agenda escolar personalizada e anote as dicas deste conteúdo, pois vamos explicar mais sobre a tendência dos cursos online, bem como alguns de seus benefícios, além de passos para fazer você aproveitar ainda mais essa modalidade de ensino.

EAD: tendência dos novos tempos

Com a pandemia do Covid-19, muitos indivíduos precisaram se desapegar de formas de vivência e convivência cotidianas para preservar sua saúde dentro de casa. 

Em meio a esse processo, uma das principais mudanças observadas foram dentro de espaços de ensino, como em:

  • Universidades;
  • Escolas;
  • Espaços de cursos livres;
  • Demais instituições.

As aulas que antes eram completamente presenciais, passaram a ser feitas por meio de um endereço comercial virtual ou até mesmo ferramentas digitais, o que ocorre ainda nos dias de hoje.

Isso foi feito para que houvesse a continuidade nos serviços e também nos estudos, já que não se saberia ao certo quando a vida normal poderia retornar. Em meio a isso, o EAD se tornou um dos assuntos mais comentados, e uma prática vivida entre muitas pessoas.

Essa modalidade nada mais é do que uma própria sala de aula e espaço de troca de ideias voltada para o mundo online, feita por meio de computador novo ou até celulares e tablets.

Dentro destes espaços, professores e alunos passaram a trocar ideias e conhecimentos, fazendo com que toda a forma de interação que antes era presencial se tornasse totalmente digital. 

Além disso, ainda que ambas as formas exibem diferenças, cada uma ressaltou grandes qualidades, o que ficará mais claro na sequência.

Quais os benefícios dessa modalidade?

Como dito acima, a modalidade EAD conseguiu trazer à tona diversas vantagens em relação ao estudo de um curso profissionalizante online, de graduação e até ensino básico. São eles: 

1 – Acesso às gravações

O primeiro ponto que pode ser agregado é a possibilidade de acompanhamento completo e fora do horário que havia sido direcionado como prioridade, algo que jamais poderia acontecer nas formas tradicionais de ensino, como dentro de uma escola.

Isso acontece porque grande parte das aulas oferecidas por meio de plataformas EAD ganham a possibilidade de gravações, o que ajuda os estudantes a assistirem em outros momentos.

Dentro das salas de aulas físicas essa possibilidade seria inexistente, tendo em vista que a gravação da aula não seria possível, e a melhor maneira de ficar por dentro de ensinamentos, bem como trabalhos e exercícios, seria por meio da própria presença.

1 - Acesso às gravações

2 – Localização diversificada

Outro ponto considerado interessante, tanto por professores quanto por estudantes, foi a possibilidade de estar em outra localidade, mas ao mesmo tempo, dentro de uma sala.

É o caso de um professor que precisou de mudar para outro lugar por conta de uma bolsa de estudos de doutorado. 

Ainda que esteja distante, não mais na mesma cidade da faculdade em que leciona, por exemplo, é capaz de ensinar seus alunos e estar sempre presente.

O mesmo pode ser dito de alunos que acabaram se mudando dentro do período de pandemia, mas que mesmo assim conseguem estar presentes em seus estudos.

Nestes dois casos, possibilidades de trabalho e moradia em espaços distintos puderam se tornar uma realidade cada vez mais interessante, movimentando não apenas a quantidade de pessoas que hoje pode se locomover, mas também a qualidade das participações.

Afinal, com o EAD, hoje um professor que trabalha e mora em um outro país pode fazer a participação dentro da sala de aula virtual de uma turma, apenas tendo em mãos um computador, uma instalação de internet, além de uma webcam e materiais diversos.

3 – Economia de tempo

A economia de tempo também pode ser perceptível para ambos os lados. Antes da popularidade do EAD, existia a necessidade da locomoção.

Isso valia tanto para o tempo que era perdido em meio ao caminho para uma aula, desde casa ou espaços públicos, bem como horas perdidas dentro de transportes públicos.

Hoje em dia, os atrasos e a disponibilidade dos participantes de aulas online podem ser alterados com maior significância.

Dessa maneira, muitas pessoas podem ter acesso a serviços de certificação com maior frequência, concluindo rapidamente estudos.

4 – Estudo completo

O estudo em si também foi um ponto que melhorou com a adoção de modos de ensino a distância.

Entender essa questão fica muito mais fácil quando acessamos aulas completas e temos a possibilidade de voltar e avançar em uma explicação.

Isso garante a chance de ter informações com qualidade e na hroa desejada, algo que nem sempre seria comum com formas tradicionais de aulas, onde não se volta em um assunto.

Em um período de provas, por exemplo, onde a revisão faz parte do contexto de estudo, é possível ter acesso às principais informações ditas por professores, o que geralmente se faz um assunto presente dentro de provas e outros trabalhos.

5 – Diminuição de burocracias

Um quesito que faz parte das instituições de ensino são os processos burocráticos, em especial aqueles que envolvem entrega de documentos e outras verificações, como a matrícula para um curso ou uma matéria específica, necessária para a graduação.

Todo esse processo, bem como dúvidas e questionamentos referentes ao aluno e documentos que envolvem a instituição, geralmente eram feitos presencialmente.

No entanto, com a impossibilidade de estar em espaços presenciais, foram criadas espécies de centrais de atendimento com funcionários desses setores, que puderam ajudar com maior propriedade os estudantes e até docentes que precisam de alguma ajuda.

Dicas para aproveitar melhor o estudo a distância

Ainda que o estudo na modalidade EAD possa entregar excelentes benefícios aos seus participantes, essa é uma forma de estudo que pode trazer alguns desafios que dependem principalmente da maneira que estudantes a levam.

Para conseguir aproveitar melhor o EAD, portanto, é preciso estar atento para algumas questões.

A primeira delas é o entendimento sobre os atrasos na visualização de aulas e estudos.

Muitos alunos vem caindo nessas dificuldades, justamente por terem em mãos todos os materiais de aula.

O que era para ser uma facilidade se transforma em um grande problema, tendo em vista que acaba havendo um acúmulo de tarefas e aulas.

Dicas para aproveitar melhor o estudo a distância

Para que isso não se torne um problema ainda maior para estudantes, principalmente aqueles que precisam concluir seus estudos em dia, o ideal é o planejamento de aulas.

Para isso, será necessário uma divisão de horários, mantendo outras atividades distantes dos estudos, para que haja de fato uma dedicação própria a cada uma delas. Isso vai ajudar na presença e na dedicação exclusiva aos estudos em EAD em escritórios virtuais.

Em sequência, é necessário delimitar a dedicação e o consumo de aulas e outros materiais de estudos, nunca deixando com que algo fique acumulado.

Outra dica que pode ser utilizada por estudantes é a presença em modalidades ao vivo, onde os professores e colegas se reúnem em tempo real para debates e discussões.

Ainda que as gravações entreguem excelentes condições aos participantes, é sempre interessante se integrar com pessoas que estão na mesma situação que você, estudando e acompanhando as matérias, fazendo o máximo de atividades online.

Por fim, é importante pensar que as provas e outras apresentações devem ter o mesmo rigor que as maneiras tradicionais de estudos, o que pode agregar maior funcionalidade.

Isso porque, ainda que dentro de casa você se sinta mais livre e capaz de consultar materiais, é essencial pensar que ao vivo essa não seria uma possibilidade interessante de testar seus conhecimentos de forma mais sólida.

Sem essa verdade nos testes de conhecimentos, pode se tornar muito mais difícil entender se de fato você está entendendo todo o conteúdo que está sendo entregue.

Considerações finais 

A modalidade à distância é, certamente, uma das maiores novidades e tendências dos últimos tempos, agregando um novo estilo de vida em estudos para professores e alunos, trazendo consigo benefícios únicos para a aprendizagem como um todo.

Ainda que possa parecer algo momentâneo, em relação ao período pandêmico, o EAD cada vez mais nos mostra que veio para ficar, tendo em vista suas grandes vantagens.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como funciona um ambiente coworking

Como funciona um ambiente coworking?

Como fazer reeducação alimentar sozinha para emagrecer

Como fazer reeducação alimentar sozinha para emagrecer