in , ,

Vestibular: Dicas de como garantir boa nota

Vestibular Dicas de como garantir boa nota

O vestibular é um momento muito temido por estudantes do ensino médio. Seja pela concorrência ou pela complexidade do exame, a prova acaba se tornando uma barreira para muitas pessoas.

Por esse motivo, vários estudantes podem sofrer com ansiedade e estresse na hora de realizar o exame.f

Basicamente, o vestibular é o processo utilizado para selecionar os estudantes mais qualificados para entrarem em uma universidade. No Brasil, esse exame é realizado tanto nas faculdades particulares, quanto nas públicas.

A prova compreende uma série de questões sobre matemática, português, ciências humanas, da natureza, além de uma redação. Ou seja, ela é um compilado de todos os ensinamentos passados no decorrer de todo o ensino médio.

Uma boa educação de base, como uma escola particular tempo integral, pode ser o diferencial de um aluno em conseguir a aprovação na prova. 

Entretanto, é uma atividade que qualquer pessoa pode conseguir com esforço, foco e uma boa rotina de estudos.

Em alguns casos, a prova do vestibular é realizada em um único dia, mas algumas das mais concorridas, criam diversas etapas classificatórias e eliminatórias.

Desde 2010, entretanto, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) tem sido uma ferramenta bem útil para auxiliar os formandos a conquistarem suas vagas nas universidades, substituindo o vestibular.

Depois da prova, é necessário conferir a seleção pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada). É importante frisar que mais de cem universidades no Brasil já adotam esse formato de avaliação.

Pensando nisso, se você deseja saber como se sair bem no vestibular, acompanhe a leitura desse artigo que trará algumas dicas de como estudar para o exame.

O que preciso para prestar um vestibular?

Alguns pré-requisitos são necessários para prestar o vestibular, embora não haja tantas exigências como para um concurso público, por exemplo.

Entretanto, é necessário:

  • Fazer a inscrição;
  • Ter concluído o ensino médio;
  • Estar com os documentos em dia;
  • Comparecer no(s) dia(s) da prova(s).

Em casos particulares, um candidato pode receber algum tipo de benefício ou auxílio do governo.

Nestas situações, é preciso que o aluno busque quais documentos são necessários para formalizar o benefício e separá-los, para evitar qualquer complicação durante o processo do vestibular.

Ler o edital é uma questão fundamental para compreender as regras que serão apresentadas na prova.

Afinal, é lá estará descrito tudo o que pode ou não ser feito durante o período da prova, os dias e horários da realização do exame e da apresentação dos resultados, além de quais materiais podem ser levados no dia e quais documentos devem estar com cada aluno.

Por exemplo, se o edital disser que você deve deixar na mesa apenas lápis e caneta azul ou preta, não há necessidade de levar seu porta lápis de acrílico.

É preciso se atentar também que, ao prestar um vestibular para tentar entrar em um curso específico, as notas muitas vezes terão um valor diferenciado para que matérias mais relacionadas ao curso escolhido tenham um impacto maior no resultado.

Além disso, a redação é um ponto fundamental do teste, responsável muitas vezes por determinar a aprovação de um candidato. 

O que preciso para prestar um vestibular?

Neste caso, é necessário não só saber escrever bem, mas ter coerência com o título e tema propostos e compreender as necessidades apresentadas nas orientações.

Em geral, a redação é corrigida por um membro do corpo docente, sendo a única que não depende de sistemas tecnológicos para atribuir a nota, e sim, da empatia e da compreensão de um ser humano.

Isso pode te dar uma maior chance de conseguir aumentar sua nota com a redação.

Como se preparar para a prova

O local da prova deve ser conhecido com antecedência, para que você saiba onde é, quanto tempo demora para chegar lá e as condições da sala, se contém persiana vertical para porta para manter o ambiente sem intromissão externa, entre outros equipamentos.

Planejamento de tempo é essencial  no momento da prova. Inicialmente, priorize as perguntas pela facilidade que você tiver ao respondê-las. 

Procure responder todas as questões mais fáceis para ter mais tempo para desenvolver o raciocínio para as que considerar mais difíceis.

Calcule o tempo da prova e estipule um limite de minutos que você pode gastar em cada questão. Se esse período passar, vá para a seguinte e prossiga dessa forma até a última questão.

É melhor voltar para uma questão não respondida anteriormente do que perder muito tempo nela e ser forçado a chutar questões que talvez você conseguisse resolver de forma mais simples, ampliando sua nota.

Afinal, se os candidatos estiverem ansiosos para receber seus crachás para alunos, é importante se destacar para conseguir garanti-los.

Dicas de estudo para o vestibular

Algumas dicas de estudo podem ser valiosas para uma boa preparação. Se o aluno estiver preparado para a prova, muitos problemas relacionados ao nervosismo e ansiedade podem diminuir, deixando a tranquilidade e a concentração serem grandes aliados.

1. Faça simulados

Simulados realizados em escolas, cursinhos e até mesmo disponíveis online são muito úteis para criar um senso crítico acerca da prova.

Esse tipo de teste, normalmente, é realizado com fatos cotidianos, assim como a maioria dos vestibulares, e oferece uma gama enorme de questões.

Dessa forma, é possível praticar suas habilidades em cada matéria, utilizando os resultados como indicadores de quais matérias estão sendo bem encaminhadas e em quais o aluno ainda encontra dificuldade.

Pegue um caderno, como um moleskine branco, e anote todas as suas dúvidas, para conseguir efetuar um estudo mais completo e organizado.

2. Resolva provas anteriores

As provas de vestibular anteriores costumam ficar registradas e disponíveis para qualquer um, e são a melhor fonte de estudo que você poderá utilizar.

Provas antigas mostram ao aluno uma base de como é o processo de avaliação. Os tamanhos de questões, temas, tópicos e quantidades de perguntas relacionadas a cada disciplina podem identificar quais pontos um aluno deve ter foco na hora dos estudos.

Com esse tipo de conhecimento, o susto inicial ao encontrar a prova atual pode ser eliminado, uma vez que você estará familiarizado com o formato do exame.

Algumas ações podem auxiliar os estudos. Imprimir as questões mais comuns em uma gráfica rápida banner, por exemplo, pode tornar mais fácil a visualização das dificuldades.

3.  Mantenha-se atualizado

A maioria dos vestibulares prefere utilizar conhecimentos da atualidade para promover as questões.

É importante manter-se em dia com as notícias e acontecimentos relevantes do mundo, pois às vezes, boa parte da prova pode acabar assumindo um tema atual para apresentar os questionamentos.

Hoje em dia, é fundamental conhecer o mundo em que vivemos,  principalmente os desafios que o Brasil tem enfrentado, para poder criar uma linha de estudos que compreenda seu meio.

Você pode ter o entendimento até de pequenas mudanças do dia a dia, como a aceitação em escolas de borracha personalizada escolar no kit dos alunos, um fato que pode acabar surgindo em uma questão do vestibular.

4. Leia bastante

A literatura é parte fundamental da formação educacional de todos os cidadãos, e ler pode ser um processo extremamente importante nos estudos.

Além de ler e conhecer os clássicos da literatura da língua portuguesa, elementos que além de sua importância histórico-cultural também frequentemente aparecem em questões de provas, é importante estabelecer o hábito de leitura.

Sejam livros de ficção ou romances, o hábito acaba criando uma rotina, tornando mais fácil para o aluno ler revistas, jornais e textos científicos, o que os auxilia a compreender e identificar melhor as questões da prova.

Sempre que puder, revisite os clássicos da literatura. Se você possui esses livros fisicamente, guarde-os em um local adequado, como uma caixa de encomenda 6b, para manter suas condições de uso.

5. Treine a escrita da redação

Um dos mais importantes momentos da prova é ter uma boa redação, que pode ser a grande diferença entre ser aprovado ou não no vestibular. 

Pensando nisso, é ideal que o aluno crie uma rotina de estudos que inclua alguns testes de redação.

A escrita será responsável pela capacidade de expor ideias, escrever bem, desenvolver o raciocínio e demonstrar sua capacidade de transpor em palavras seus objetivos.

Em muitas provas, a redação tem um peso similar ao de uma área de conhecimentos na prova objetiva, portanto, o peso dela na sua nota não pode ser ignorado.

5. Treine a escrita da redação

6. Mantenha-se focado

Uma dica muito importante para estudos em geral, é ter foco. Defina com antecedência quais cursos deseja tentar uma vaga e quais possíveis faculdades você pretende prestar o vestibular. 

Isso te ajudará a delimitar quais serão os elementos mais importantes na rotina de estudo, onde passar mais tempo estudando, entre outros fatores.

Manter o foco também é essencial no momento de estudar. Nossa mente pode facilmente ser levada à procrastinação, principalmente em uma era de celulares e internet. 

É importante manter a cabeça no lugar e identificar que a hora do estudo requer muita concentração.

O elemento principal em qualquer prova também é a preparação. Se você estiver seguro e preparado, ficará muito mais próximo de conquistar seu objetivo ao passar em um vestibular: que é o de ingressar na faculdade dos seus sonhos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é indústria 4.0

O que é indústria 4.0?

O que é direito do consumidor

O que é direito do consumidor?