in , , ,

Entenda a importância de se vestir bem em um ambiente corporativo

Se você é novo na atual empresa e sempre fica em dúvida na hora de escolher roupas para ir trabalhar, confira algumas dicas simples para te ajudar a acertar no look e causar uma boa impressão entre sua equipe de trabalho!

A maneira como uma pessoa se veste transmite uma mensagem sobre ela ao mundo. Não existe vestuário correto, mas há aqueles que são mais adequados ou não para cada contexto.

Quando a situação é uma entrevista de emprego, isso se torna ainda mais evidente.

Muitos fatores são importantes durante esse processo. É preciso não só ter um bom currículo e experiências anteriores, mas também inteligência emocional e transmitir tranquilidade durante o processo seletivo.

Os profissionais de recursos humanos responsáveis pela seleção estão atentos a cada detalhe — jeito de falar, postura corporal, vestimenta, entre outros fatores.

Escolher uma roupa adequada é fundamental não só para ir bem em uma entrevista de emprego, mas também após a contratação, no dia a dia do trabalho.

Por isso veja algumas dicas de moda masculina para transmitir segurança, seriedade e causar uma boa impressão em seus colegas de trabalho!

Clássicos 

Clássicos 

O ambiente corporativo costuma ser mais formal, o que exige uma escolha cuidadosa da vestimenta. Uma dica simples e eficiente para não errar é: apostar nos clássicos.

Um exemplo desse tipo de combinação é: camisa branca, calça de alfaiataria, algodão ou sarja, blazer acinturado e um bom sapato. 

Ao optar por um bom terno, fique atento a dois fatores: comprimento (principalmente na região dos ombros) e cor.

Ternos muito largos podem transmitir uma mensagem de desleixo, mesmo que a peça seja feita com tecido de ótima qualidade e seja acompanhada por uma boa camisa.

Se você quiser dar uma cor mais alegre ao look, que tal investir em uma gravata mais original?

Muita gente se esquece de que os acessórios são tão importantes quanto o resto das peças, por isso tome cuidado para não escolher itens que não tenham nada a ver com o look — é importante deixar a produção harmônica como um todo.

Não se esqueça de manter as meias e os calçados em ótimo estado — caso contrário, a formalidade do visual será comprometida.

Junto a isso, mantenha os cabelos sempre limpos e a barba em ordem.

Fuja do excesso 

Outra dica fundamental é fugir dos excessos. Sabe aquele acessório enorme que fica muito bem quando o contexto é uma exposição de arte contemporânea?

Ele pode não ser a melhor opção quando o ambiente é o seu trabalho.

Seja em relação à cor, aos formatos e aos tamanhos, o ambiente corporativo valoriza a discrição.

Por isso, entre misturar várias cores e estampas no visual ou optar por tons mais discretos e sem estampas ou cortes muito inovadores, prefira a segunda opção.

Fuja do excesso 

Se optar por uma peça mais colorida, deixe o restante do visual mais discreto para não sobrecarregá-lo. 

Existem peças que são tremendamente inadequadas, tais como shorts muito curtos, chinelos ou sandálias rasteiras, blusas e calças muito apertadas ou sem mangas, no caso dos homens.

Esses itens devem ser reservados para momentos mais descontraídos com amigos e familiares.

Adaptação e credibilidade 

Uma última dica importante é: antes de começar a trabalhar, busque saber qual é o código de vestimentas da empresa — é importante verificar isso com a equipe do RH, afinal, outros colegas podem ter impressões equivocadas sobre esse tema. 

Vestir-se bem no ambiente de trabalho mostra que você se adaptou bem àquele espaço e compreendeu os valores da empresa e os incorporou inclusive em seu vestuário.

Isso confere mais credibilidade e possivelmente aceitação por parte da sua equipe e das suas lideranças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compliance empresa pode 'disciplinar' namoro entre colegas no ambiente corporativo

Compliance: empresa pode ‘disciplinar’ namoro entre colegas no ambiente corporativo

Como escolher os melhores fornecedores

Como escolher os melhores fornecedores?