in

Você sabe o que é Autocad 3D?

Você sabe o que é Autocad 3D

Autocad 3D é um software do tipo Computer Aided Design (CAD), muito utilizado pelos setores de engenharia mecânica e civil, durante o desenvolvimento de projetos e desenhos técnicos.

Tanto a tecnologia bidimensional (2D) quanto a tecnologia tridimensional (3D) são capazes de reproduzir fielmente todas as especificações e medidas para a projeção de plantas residenciais e comerciais.

Eles também ajudam a determinar as especificações de máquinas, equipamentos e outras ferramentas, por meio de elementos gráficos vetoriais.

A empresa que comercializa esse software disponibiliza licença gratuita para estudantes.

Isso porque os futuros profissionais precisam saber como aplicá-la, principalmente os estudantes de engenharia elétrica e arquitetura.

Mas ele está presente em empresas de vários setores, que produzem objetos com medidas específicas.

Por exemplo, um fabricante de compressor de ar precisa do AutoCAD para elaborar o equipamento e garantir sua qualidade para os futuros usuários.

Por ser um software muito importante, é fundamental conhecer um pouco mais sobre ele.

Para esclarecer todas as suas dúvidas, neste artigo, vamos explicar o conceito de AutoCAD, falar um pouco sobre sua importância e mostrar todas as vantagens que esse sistema pode trazer para empresas e profissionais. Confira.

Aprenda o conceito de AutoCAD

Como falamos anteriormente, AutoCAD é um software completo e utilizado para desenhar tecnicamente diferentes projetos.

Foi desenvolvido no ano de 1982 e disponibiliza uma versão gratuita para estudantes universitários.

Para isso, é necessário acessar o site oficial da Autodesk, preencher informações sobre o curso e o nome da instituição e fazer o download da ferramenta.

A licença gratuita para estudantes tem durabilidade de 3 anos e é fundamental para praticar o aprendizado dos conteúdos vistos em sala de aula.

Quanto às empresas, como um fabricante de películas decorativas para vidros residenciais, precisam comprar a licença do software.

Em 2019, o sistema Ribbon foi adotado para tornar a ferramenta mais intuitiva, uma vez que se assemelha muito aos recursos do pacote Office, criado pela Microsoft.

Os comandos são agrupados em abas interativas que tornam a execução das ações muito mais fácil.

O usuário também conta com caixas de seleção na barra de status e elas podem ser marcadas para facilitar a visualização dos resultados e o próprio desenho.

A caixa View Cube, por exemplo, permite que o usuário veja o desenho por ângulos diferentes, enquanto o modo Ortho possibilita que os projetos sejam desenhados de maneira ortogonal e é muito usado.

Também existe a função Grid que ativa a grade de auxílio, enquanto o Object Snap mostra, por meio do cursor, quais são as linhas desenhadas e outras informações como os pontos médios. Outras funcionalidades muito importantes são:

  • DimAngular;
  • Dimaligned;
  • Fillet;
  • Trim.

Existem muitas outras funções úteis para analisar objetos e plantas e um fabricante de chapa de hambúrguer a gás pode utilizar tanto a versão 2D quanto a versão 3D.

Aprenda o conceito de AutoCAD

Por que o AutoCAD é importante?

Essa ferramenta é imprescindível para elaborar desenhos e projetos que dependem de um elevado grau de precisão, tanto é que muitas empresas de diferentes setores utilizam esse programa.

Ele é ainda mais fundamental para os profissionais de arquitetura e engenharia civil, pois colabora com o detalhamento técnico dos projetos de construção, além de permitir a visualização do que foi projetado, antes que comece a ser construído.

Por meio dele, o cliente pode compreender melhor como está o projeto e se ele está de acordo com aquilo que deseja.

Também pode ser usado pelo setor de design de interiores, sendo fundamental para o detalhamento de plantas baixas.

O software também pode ser aplicado em outros setores da engenharia mecânica, como aeronáutico, naval e automobilístico, tendo como propósito criar peças e equipamentos.

No setor de engenharia elétrica, ele colabora com o planejamento da fiação dentro dos projetos comerciais e residenciais, bem como no desenho de equipamentos eletrônicos.

Projetos onde pode ser usado

Para saber onde será instalada uma Controlador de Acesso, o engenheiro ou arquiteto precisam projetar adequadamente a obra.

Por isso, um de seus principais usos é na arquitetura e engenharia civil, pois ajuda a criar plantas baixas com muito mais rapidez, reduz o tempo para criar elevações arquitetônicas e aumenta a produtividade total do projeto.

Na engenharia mecânica, os profissionais podem usar o sistema para ter acesso à calculadoras de maquinário e geradores de componentes e cumprir com os padrões internacionais de desenho.

Ele oferece mais de 700 mil recursos, possui geometria facilitada, colabora com o gerenciamento de camadas, disponibiliza ferramentas reutilizáveis para detalhamento de desenho, além de funcionalidades de desenhos inteligentes.

Por fim, na engenharia elétrica, o AutoCAD está presente no planejamento do projeto elétrico de plantas, sendo capaz de numerar fios e identificar componentes, criar e reutilizar circuitos e disponibiliza bibliotecas de símbolos esquemáticos elétricos.

As montadoras que fabricam caminhões para frete dedicado e fracionado, podem usar esse recurso para várias finalidades.

Mas na engenharia elétrica, utilizam-se ferramentas de verificação de erros em tempo real.

Em linhas gerais, esta solução é muito completa para quem precisa fazer desenhos técnicos e elaborar projetos. O profissional que trabalha com ela não precisa de conhecimento específico.

Entretanto, para potencializar seu uso e suas funcionalidades, recomenda-se conhecimento prévio em cálculo vetorial e geometria analítica.

Vantagens do AutoCAD

Como você já sabe, o AutoCAD é um programa poderoso e utilizado por profissionais de vários setores, mas suas funcionalidades são ainda mais vantajosas para determinadas áreas.

Quando se trata do AutoCAD 3D, é possível transformar um desenho em 2D em um projeto mais realista, com isso, um fabricante de ferramentas para instalação de rede de proteção tem acesso às seguintes vantagens:

Excelente ferramenta gráfica

Se a empresa precisa de um programa para modelar, visualizar as dimensões, desenhar e remodelar, precisa investir no AutoCAD.

Isso porque este programa é completo quando se trata de desenhos geométricos de complexidade maior. Por meio do software 3D, os trabalhos se tornam mais interessantes e realistas.

Permite acesso remoto

Outra vantagem que destaca a ferramenta é que ela possibilita o acesso remoto, o que facilita a visualização dos projetos. O profissional não precisa levar seu computador em todos os lugares por onde passar.

Ao fazer um desenho, é possível salvá-lo em nuvem e acessá-lo, por meio de qualquer dispositivo, bastando uma conexão com a internet.

Permite acesso remoto

Alta compatibilidade

Boa parte dos sistemas desenvolvidos se comunicam entre si, como é o caso desse software em versão 3D.

Isso é vantajoso porque é muito complicado começar a trabalhar com uma ferramenta e complementar o projeto em outros sistemas e perceber que as ferramentas não interagem entre si.

Por exemplo, um design de interiores utiliza o AutoCAD para projetar os elementos da decoração, como persiana para teto, mas complementa sua criação com o Photoshop ou o Illustrator.

Para que seu trabalho seja perfeito, todas as ferramentas precisam interagir entre si e o AutoCAD é compatível com todas elas.

Fácil edição

Outro grande diferencial desta plataforma, principalmente em comparação com programas semelhantes, é o fato de possuir uma linguagem própria.

Com isso, o usuário pode transformar os aplicativos, de acordo com a área de atuação, de modo a facilitar os trabalhos.

Gráficos de excelente qualidade

Se um fabricante de box blindex de canto precisar desenvolver um gráfico, deve garantir a qualidade das informações no material.

A melhor garantia disso é por meio do AutoCAD, tanto é que ele vem sendo cada vez mais utilizado por organizações de vários setores justamente com essa finalidade.

Requisitos para utilizá-lo

Para finalizar este conteúdo, vamos mostrar alguns requisitos importantes para utilizar a ferramenta.

A versão mais recente do software foi lançada em 2019, trazendo recursos novos, como a possibilidade de anexar e extrair documentos na nuvem.

Para utilizá-lo sem maiores problemas, é fundamental que o computador tenha, pelo menos, Microsoft Windows 7 ou Microsoft Windows 8.1 ou Microsoft Windows 10.

Antes de providenciar areia para obras, a construtora precisa de um computador com memória de 8 GB para projetar no AutoCAD e, de preferência, usar o Google Chrome.

As versões anteriores, por sua vez, não exigem tanto espaço de memória e a velocidade do processador pode ser de 1GHz.

As especificações técnicas oferecem gráficos mais fiéis em relação à imagem, agilizam a navegação e melhoram a usabilidade do sistema.

Considerações finais

Os projetos de engenharia e arquitetura, assim como as peças produzidas pelas montadoras de automóveis precisam ser bem planejados e desenhados. Isso garante a segurança do resultado para os usuários finais.

A única ferramenta capaz de garantir 100% de precisão para os desenhos técnicos é o AutoCAD 3D. Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre ele e todas as vantagens que pode trazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sabe como começar a empreender

Você sabe como começar a empreender?

4 dicas para se destacar com vendas diretas

4 dicas para se destacar com vendas diretas