in ,

Você sabe o que é Coaching?

Você sabe o que é Coaching

O coaching está em alta e vem sendo muito comentado entre as pessoas. No entanto, mesmo estando em pauta e com uma grande procura, ainda existem muitas dúvidas sobre esse tema.

Há pessoas que não sabem o que é, qual metodologia é utilizada, como se dá o processo de formação de um coaching, entre muitas outras dúvidas.

Além do trabalho em si, outro fator que gera muita dúvida é quanto ao profissional que atua na área, conhecido como coach. Muitas pessoas não compreendem como esse trabalho é feito, o que acaba gerando ainda mais dúvidas sobre o assunto.

É importante saber mais sobre esse mercado, tanto para quem quer seguir carreira quanto para quem precisa dos serviços de um coach

Afinal, estamos falando de um excelente caminho para que possamos crescer como pessoas e profissionais.

Seja qual for a orientação que alguém precise, o coaching pode redirecioná-la e mudar completamente os rumos de sua trajetória. E se influencia tanto assim a vida de alguém, devemos saber mais a fundo sobre como funciona.

Neste artigo, vamos falar sobre o que faz um coach, seus objetivos, como se tornar um bom profissional na área, vantagens dessa profissão e quais são os segmentos de atuação dela. Confira!

Entendendo o coaching

Coach é um profissional que utiliza métodos e conhecimento em coaching para influenciar positivamente na vida pessoal, profissional e empresarial de seus clientes. Isso contribui para o alcance dos objetivos em um período de tempo menor.  

Apesar de suas habilidades, esse profissional não deve ser confundido com um terapeuta e nem atuar nessa área. Isso porque ele não trabalha traumas, medos ou questões relacionadas ao passado de seus clientes.

O coach apenas faz uma breve análise para que possa entender as necessidades, por exemplo, de uma empresa de reciclagem.

Depois o foco é no futuro, ajudando as pessoas a desenvolverem habilidades direcionadas, fazendo com que enxerguem possibilidades de crescimento e maneiras de atingir seus principais objetivos.

Quem trabalha com coaching leva seus clientes ao estado desejado em um período de tempo menor. Ou seja, aquela pessoa que não conquistou o que queria por medo, insegurança ou qualquer outro limitador, será orientada pelo coach.

Ele ensina seus clientes a evitarem atitudes sabotadoras e a fortalecer o mindset, construindo novos hábitos e aumentando o autoconhecimento.

Outro exemplo de atuação desse profissional é o administrador de uma fabricante de sacolas ecobag personalizadas que está caminhando bem para seus objetivos, mas quer adiantar o processo.

Isso reforça a tese de que todos têm potencial para chegar onde querem, só precisam saber como desenvolver suas habilidades e direcionar a energia para seus objetivos do jeito certo. 

Tudo isso tendo como base capacidades inerentes ao ser humano, como:

  • Raciocinar;
  • Colocar conhecimentos em prática;
  • Aprender coisas novas;
  • Concentrar-se nos objetivos.

Entendendo o coaching

Como é o trabalho de um coach?

O coach é um profissional preparado para fazer perguntas, questionar e provocar seus clientes, tendo como objetivo fazer com que ele enxergue seu próprio potencial.

Isso capacita a pessoa para que ela resolva seus próprios problemas e conquiste os objetivos que almeja. Mas isso não significa que ele ofereça respostas para tudo, pois seu papel é outro.

Por meio de técnicas e ferramentas apropriadas, o coach ajuda, por exemplo, os funcionários de uma clínica para rejuvenescimento do rosto a desenvolverem seu autoconhecimento e atingir suas metas de maneira acelerada.

Para isso, ele usa as metodologias aprendidas, implementando um processo que tira o cliente da zona de conforto, fazendo-o encarar o que mais lhe incomoda para conquistar aquilo que vem buscando.

Objetivos do coaching

O objetivo do coaching é apoiar as pessoas no processo de concretização de metas e objetivos, principalmente para aqueles que estão em busca de grandes resultados.

Ou seja, o coach tira uma pessoa do estado em que ela se encontra e a leva para o estado desejado em um curto período de tempo.

O coaching é realizado em sessões, que podem ser semanais ou mensais, e até quinzenais, com uma duração de cerca de uma a duas horas.

Então, se o profissional vai até uma despachante de licenciamento parcelado, ele faz várias perguntas que estimulam os colaboradores a encontrarem, dentro deles mesmos, as respostas que precisam para conquistar o que desejam.

No final de cada sessão, algumas tarefas são passadas para que o cliente fique mais próximo de alcançar seu objetivo.

Como ser um bom profissional?

Quem está pensando em ingressar na área são pessoas que buscam fazer o que amam, com um bom propósito e ainda ser bem remuneradas.

Só que, para atuar nessa área, o profissional precisa investir em sua formação por meio de cursos. Existem cursos online gratuitos ou cursos pagos, e quanto mais o profissional estudar, ele será melhor sucedido em sua atuação.

Além dos cursos, é importante que a pessoa tenha um perfil adequado e que reúna algumas características.

Dentre elas, é importante ser curioso e ir atrás de coisas novas, como novas ideias e estar em constante movimento para aprender. Além disso, precisa ser uma pessoa ética, para que possa trabalhar em uma escola de violão ou um escritório de advocacia.

A ética também permitirá que as questões que envolvem os clientes sejam levadas a sério. O profissional precisa gostar de ajudar pessoas e ter um alto senso de humanidade.

É fundamental ter compromisso com os valores sociais e também das organizações para as quais vai trabalhar. Tudo isso também envolve respeito às técnicas e consciência de que a atuação do coach é um modelo bem definido.

Por isso, o profissional precisa ser comprometido com essa técnica e não fazer as coisas de qualquer modo, como acredita que devem ser feitas.

Portanto, pessoas que desejam avançar como profissionais, ao mesmo tempo em que ajudam outras pessoas e empresas, como uma gráfica que faz cartão de visita advogado, podem escolher o coaching como o melhor meio.

Este é um caminho promissor, que valoriza o potencial de pessoas tanto em seu lado pessoal quanto profissional. 

No entanto, mesmo para quem se encaixa perfeitamente no perfil, é importante investir em cursos para se profissionalizar.

Há vários tipos de formação. As básicas, por exemplo, abordam de maneira mais profunda os fundamentos do processo de coaching. São estas que permitem que alguém atue no mercado como coach.

Também existem as especializações, destinadas a quem já atua no ramo mas deseja adquirir conhecimentos específicos em determinado nicho. Isso acontece porque o coach pode atuar em diferentes segmentos, como veremos a seguir.

Segmentos mais comuns para atuação

Existem vários segmentos de coaching que o profissional pode atuar, seja um cliente particular ou uma fabricante de folder criativo. No entanto, dentre os mais procurados, podemos citar:

1 – Coach de relacionamento

Este profissional é focado em casais, ajudando-os a superar algum problema, pois a durabilidade e a saúde de um relacionamento são desafios comuns hoje em dia.

Também ensina a linguagem amorosa do cônjuge, afinal, isso ajuda a expressar sentimentos, fazendo com que o parceiro reconheça e compreenda o que está sendo dito e sentido pelo outro.

As linguagens do amor mais trabalhadas são tempo de qualidade, toque físico e palavras de afirmação.

2 – Coach de emagrecimento

Dentre os colaboradores de uma fabricante de gerador de energia portátil existem muitos objetivos, como a perda de peso.

O coach de emagrecimento é especializado em ajudar pessoas a eliminarem quilos indesejáveis por meio de mudanças que começam na mente.

Ou seja, o profissional vai ajudar a identificar as causas e a elaborar um plano que facilite o alcance dos objetivos, no caso, emagrecer. E tudo isso sem afetar o emocional e impactando a autoestima de maneira positiva.

3 – Coach de carreira

Este tem como objetivo ajudar as pessoas em diferentes fases de sua vida profissional, como na escolha da profissão, se preparar para entrar ou retornar ao mercado de trabalho, conquistar uma promoção dentre outros objetivos.

4 – Coach de liderança

Líderes do mundo todo contratam sessões de coaching para que consigam acelerar resultados e melhorar a performance da equipe.

Neste caso, o processo de orientação é bastante particular porque varia bastante com a experiência profissional do líder, suas necessidades e os problemas que vem enfrentando.

Também desenvolve as competências essenciais de um líder, como no caso da inteligência emocional, para que possa lidar com cobranças, pressão, pessoas, equipes, gestão e muitas outras tarefas do dia a dia do gestor.

4 - Coach de liderança

Conclusão

O coach é um profissional que tem muita responsabilidade em suas mãos, afinal, ajudar as pessoas a conquistar um objetivo ou até mesmo a realizar um sonho é participar do projeto de vida delas, seja como profissional ou de maneira pessoal.

Daí sua importância no mercado, pois mais do que possibilitar a concretização de planos, objetivos e metas, o coach traz mais satisfação e qualidade de vida para os seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Saiba em quais áreas um coaching pode atuar

Saiba em quais áreas um coaching pode atuar

Como trabalhar com a área de turismo cultural

Turismo cultural: tudo que você precisa saber