in

Você sabe o que é um curso de teologia ?

Você sabe o que é um curso de teologia

O curso de teologia é um estudo direcionado para a compreensão de cada livro das escrituras, abrangendo a compreensão de cada livro do antigo e novo testamento. 

Mostra, também, a influência de cada uma na sociedade, algo fundamental para compreender o comportamento de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Existem muitas oportunidades de trabalho para o profissional formado nesta área. Ela visa estudar as religiões do mundo todo, por meio do contexto histórico vivido por elas.

As pessoas formadas em Teologia têm papéis que vão muito além da atuação junto às instituições religiosas, não sendo necessário ser padre ou pastor.

Esses profissionais também podem trabalhar em empresas, escolas e organizações não governamentais. Também é muito comum que se dediquem a pesquisas, tanto no Brasil quanto no exterior.

Isso contradiz o que muitas pessoas acreditam a respeito dos teólogos. O mais comum é que esse curso seja visto apenas como algo destinado àqueles que querem seguir a carreira religiosa. 

Mas a verdade é que ele pode abrir portas para outros aprendizados.

Historiadores, geógrafos e psicólogos, por exemplo, costumam considerar o curso de Teologia para complementar a sua formação e ter uma compreensão melhor do indivíduo e da sociedade. Por isso, neste artigo, vamos falar tudo sobre essa área.

Como funciona o curso de Teologia?

Um curso online de teologia, por exemplo, pode ter uma carga entre 40 e 60 horas. Já para o caso de bacharelado ou licenciatura, tem uma duração média de 4 anos, com formação humanística e forte engajamento social. As instituições de ensino que o oferecem possuem focos diferenciados.

Algumas enfatizam os textos sagrados e as escrituras, já outras são mais voltadas para uma análise sociológica e antropológica das religiões.

Mesmo com essas diferenças, quem faz o curso consegue se aprofundar nas tradições religiosas das mais variadas culturas sociais do mundo.

Assim como outros aprendizados, é necessário estágio e o trabalho de conclusão de curso (TCC). 

E apesar de ser conhecido como Teologia, ele pode possuir outros nomes, como Ciências Religiosas, Teologia Pastoral e Ciência da Religião.

Principais conteúdos

Em um curso de Arquitetura, por exemplo, existem algumas matérias e atividades, como plotagem projetos que são necessários. No curso de Teologia, no entanto, os conteúdos variam um pouco entre licenciatura e bacharelado.

A licenciatura é indicada para quem deseja atuar como professor, em diferentes níveis de ensino. Ele traz disciplinas pedagógicas, como Psicologia da Educação e Didática. De modo geral, na grade curricular de Teologia constam disciplinas como:

  • Direito Canônico;
  • Eclesiologia;
  • Ética Teológica;
  • Hebraico;
  • Introdução à Filosofia;
  • Introdução à Psicologia;
  • Introdução à Sociologia.

Muitas outras disciplinas, naturalmente, são abordadas, como Liturgia Temporal, Religiões Mundiais, etc.

Como funciona o curso de Teologia

Mercado de Trabalho

Quando pensamos no mercado de trabalho, logo nos lembramos de muitas profissões, desde pessoas que fazem raspagem piso de madeira, até as mais variadas funções.

No caso das pessoas formadas em Teologia, estas podem atuar em diversas áreas, tais como:

Ministério religioso

Grande parte dos estudantes de Teologia tem como objetivo aplicá-lo no ministério religioso. 

Eles podem prestar assistência, realizar cultos em comunidades religiosas, conventos, colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares, entre outros.

Pesquisa

Os profissionais em Teologia podem realizar pesquisas históricas, por meio de estudos das tradições religiosas, interpretando doutrinas, textos sagrados e dogmas religiosos.

Também são capazes de analisar e interpretar a influência que a religião tem em algum grupo social, independentemente de qual seja.

Ensino

Quem optou por Licenciatura em Teologia pode dar aulas de religiões em todos os níveis existentes, pois assim como há profissionais que ensinam como fazer solda em aço inox, há os que estão voltados aos ensinos bíblicos. Também pode atuar em projetos educacionais de ONGs e centros religiosos.  

Empresas

Muitas organizações precisam dos serviços desses profissionais para apoiar e aumentar sua eficiência.

Mercado editorial

Os teólogos também podem ser escritores, além de editores de livros e revistas do ramo religioso.

Como o curso de Teologia pode ser aplicado no cotidiano?

Em nosso dia a dia, é comum acreditarmos que precisamos de todo tipo de conhecimento para melhorar nosso cotidiano, como o uso de braquete autoligado estético, e outras necessidades.

Aprender coisas novas e que se apliquem a nossa realidade é importante, e o curso de Teologia não fica de fora dessa necessidade. Ele pode ser aplicado ao cotidiano de muitas maneiras, como:

1 – Melhoria dos conhecimentos sobre religiões

Vivemos em um mundo com religiões diferentes, e que muitas vezes, não compreendemos por estarmos focados apenas na religião que seguimos ou acreditamos.

Os teólogos têm a capacidade de compreender cada uma delas, principalmente a religião que eles mesmos seguem. Muitas vezes, é comum que as pessoas questionem alguma crença ou ritual de sua religião.

Os profissionais dessa área conseguem compreender cada um desses aspectos e também as outras crenças. Com isso, tornam-se pessoas mais compreensivas e que têm a capacidade de respeitar as diferenças em cada religião.

2 – Melhor compreensão do mundo

A humanidade já vivenciou muitos momentos históricos que envolviam conflitos causados por crenças e religiões. Para compreender a sociedade em que vivemos hoje, é fundamental sabermos a sua história.

Esse estudo consegue mostrar as situações vividas e como elas ajudaram na evolução da humanidade, desde invenções de itens como escariador diamantado, até a tecnologia que temos hoje.

Essas passagens históricas são estudadas, o que, além de oferecer ao aluno um conhecimento maior sobre elas, intercala com estudos da humanidade para compreender melhor sua estrutura e como ela funciona.

Tudo isso aplicado ao dia a dia, permite que o teólogo seja uma pessoa mais consciente de si e do próximo, e ajuda a compreender as situações conflituosas que o mundo vive hoje.

3 – Capacitação para trabalhar em ambientes acadêmicos

Um aluno formado em Direito pode levar suas especializações adiante e atuar como um professor acadêmico. Por meio do mestrado e, muitas vezes, do doutorado, ele torna-se um docente capacitado para ensinar em universidades.

O mesmo acontece com os teólogos, que aliás, também podem atuar em plataformas, igrejas e até dar aulas particulares.

Portanto, é uma formação que pode ser exercida de muitas maneiras. Este profissional também pode montar sua própria plataforma de vídeos ou aulas e até grupos de estudo.

4 – Ser mais empático

Algo muito difícil para as pessoas atualmente é amar o próximo e compreendê-lo em todas as suas formas. 

Um colar proteção espiritual pode ajudar, mas pode ser que os conceitos abordados no curso de Teologia, pode levar à uma melhor compreensão dessa pessoa sobre a importância da empatia.

Esses profissionais são mais capazes de ajudar o próximo e de se colocar no lugar dele. Por ser profundo conhecedor da Palavra, exerce um papel melhor na sociedade como pessoa, que consegue entender o que o outro vive.

Essas pessoas possuem uma moral e uma ética mais sólidas, pois compreendem o comportamento do ser humano e a necessidade dessa percepção.

5 – Melhor compreensão da Bíblia Sagrada

Quem é leitor assíduo da Bíblia sabe que, às vezes, ela é de difícil compreensão. A Teologia consegue deixar claros os pontos mais difíceis.

O profissional é capaz de entender, por exemplo, como os acontecimentos do Novo Testamento estão relacionados aos acontecimentos do Antigo Testamento.

Um motorista bilíngue que tenha interesse em estudar Teologia, por exemplo, também compreenderá que ela pode auxiliar na compreensão dos mais variados aspectos relacionados à escritura.

A Bíblia é o melhor caminho para isso, e os profissionais se tornam mais capacitados para interpretá-la. A partir disso, podem passar a Palavra adiante em seu dia a dia, auxiliando muitas pessoas.

6 – Porta de entrada para outros cursos

Um engenheiro civil sabe o que é piso laminado branco, mas este não é o único conhecimento dele. Outros profissionais passam pela mesmas situações, inclusive procurando o curso de Teologia como um complemento de seus conhecimentos.

O contrário também pode acontecer. Por exemplo, uma pessoa que tenha o desejo de estudar Psicologia, pode usar o curso de Teologia para compreender a humanidade como um todo.

Os teólogos também podem se formar em História, e já terão uma boa carga de aprendizado quando iniciarem o segundo curso.

Se quiser estudar Geografia, conseguirá compreender melhor como as diferenças geográficas colaboram para aumentar ainda mais as diferenças culturais e religiosas.

Dessa forma, esse curso pode tanto complementar outras formações, quanto facilitar o aprendizado delas futuramente. 

Isso porque, mais do que compreender a Bíblia, ele ajuda a compreender a humanidade e seus povos.

Porta de entrada para outros cursos

Conclusão

Estudar Teologia, seja em uma universidade ou por meio de um curso online, pode ser fundamental para aprofundar seus conhecimentos e curiosidades sobre a área. 

Além do mais, esses profissionais podem atuar em muitas esferas. Mais do que isso, podem se tornar pessoas melhores e mais preparadas para auxiliar a sociedade em muitos momentos.

É um curso importante que deve ser considerado por qualquer tipo de pessoa, em qualquer idade e independentemente de religião. Isso porque ele enriquece a capacidade de lidar com o ser humano e sua espiritualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Teologia você sabe o que é

Teologia: você sabe o que é?

Como o nutricionismo pode te ajudar