in ,

Whatsapp business: o que é?

Whatsapp business o que é

As mídias sociais são cada vez mais importantes para as empresa que desejam se destacar no mercado e conquistar mais clientes. Mas, atualmente, uma delas merece um destaque especial: o WhatsApp Business.

Há pouco tempo não existia a versão comercial do aplicativo. Ele funcionava apenas no modelo clássico, e já era muito utilizado por empresas que visavam facilitar o atendimento ao público.

Ao entender essa demanda comercial que as companhias começaram a apresentar, os desenvolvedores do mensageiro instantâneo criaram a versão Business, que traz uma série de recursos valiosos para os estabelecimentos. 

Seja para um profissional autônomo que realize serviço de motofrete ou para clínicas de estética, o WhatsApp veio para tornar o relacionamento com o público muito mais próximo e dinâmico. 

Não à toa, ele se tornou uma ferramenta de trabalho indispensável, que deve fazer parte da rotina de vários tipos de negócios, e que pode beneficiá-los em diversos sentidos.

Se você é empresário e está sempre em busca de recursos para potencializar a rotina da sua empresa, é fundamental conhecer melhor o WhatsApp Business, de modo a incluí-lo no dia a dia do seu estabelecimento. 

Então, para entender mais sobre o aplicativo e conhecer dicas para utilizá-lo de forma produtiva, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto. 

O que é o WhatsApp Business?

É cada vez mais comum que as pessoas se comuniquem virtualmente, tanto com amigos e parentes, quanto com os estabelecimentos comerciais onde que elas têm o costume de comprar produtos ou contratar serviços. 

As redes sociais contribuíram de maneira expressiva nesse sentido, tornando possível que pessoas em diferentes localidades pudessem ter um contato mais próximo, mesmo estando distantes. 

Assim, se o cliente de gráfica rápida banner quer fazer uma encomenda, mas o estabelecimento está localizado em outra cidade, ele consegue facilmente entrar em contato com um vendedor, enviando uma mensagem virtual. 

Mas, prevendo que as demandas de uma empresa podem ser diferentes das necessidades de um usuário comum, o WhatsApp Business surge como uma solução eficaz para o atendimento ao cliente em uma companhia. 

É por meio do aplicativo que o estabelecimento pode:

  • Receber um pedido de cotação;
  • Enviar fotos dos produtos;
  • Tirar dúvidas;
  • Agendar horário de atendimento presencial;
  • Postar o catálogo;
  • Enviar, link para whatsapp;
  • Entre muitas outras funcionalidades.

Para baixar o aplicativo, não é necessário comprá-lo: ele pode ser obtido de maneira gratuita nas lojas de apps de aparelhos que contam com os sistemas operacionais mais comuns, como Android e iOS. 

O que é o WhatsApp Business?

Depois de instalado, ele pode ser facilmente utilizado pela equipe responsável pelas vendas, pelo empresário ou por qualquer pessoa que esteja encarregada de cuidar dos contatos recebidos pelo WhatsApp. 

Assim, ao receber a mensagem de um potencial cliente que quer saber o valor de um som para alugar para festa, por exemplo, a empresa poderá oferecer todo o suporte necessário para a dúvida dele e passar as instruções para agendar o serviço. 

Os benefícios do WhatsApp Business

Como não poderia deixar de ser, a versão Business do WhatsApp tem o intuito de oferecer vantagens comerciais que a versão convencional não possui, e que podem trazer benefícios para o dia a dia da companhia. 

Dessa maneira, uma empresa de segurança para festas que deseja utilizar o app pode desfrutar de diversos elementos, como os que serão vistos a seguir. 

1. Atendimento simultâneo

O atendimento presencial ou mesmo o telefônico é limitado, o que quer dizer que o responsável pelo relacionamento com o público só consegue se comunicar com um cliente por vez. 

Ao utilizar o WhatsApp Business, é possível conciliar várias conversas ao mesmo tempo, otimizando o tempo de atendimento e conseguindo se relacionar com várias pessoas em paralelo. 

2. Configurar respostas rápidas

Quando uma empresa de desinfetante recebe contatos dos clientes pelo WhatsApp, é de se esperar que ela receba basicamente as mesmas perguntas com alta frequência, o que quer dizer que contar com respostas prontas é uma forma de otimizar o atendimento. 

Na versão Business, é possível configurar frases, deixando-as prontas para responder às dúvidas mais comuns, agilizando o tempo de atendimento ao público. 

3. Publicação de perfil no app

As informações como endereço, telefone, e-mail e site da empresa são essenciais para o público e precisam ser de acesso fácil, para que os consumidores possam realizar ações simples, que vão ajudá-los a tirar dúvidas ou entrar em contato com o estabelecimento. 

A versão comercial do WhatsApp permite que seja criado um perfil com todos esses dados, de forma que o cliente consiga obter rapidamente informações necessárias como as mencionadas. 

Se uma escola particular tempo integral utiliza boas imagens para promover o seu espaço, é importante que elas possam ser vistas pelo seu público-alvo de modo simples. Por isso, outra vantagem da versão Business é a criação de catálogo. 

Dessa forma, qualquer usuário pode acessar as principais fotos postadas pelo estabelecimento, mostrando os seus produtos ou serviços, sem precisar enviar diversos arquivos para o celular dos clientes. 

Essas são apenas algumas das principais vantagens que o WhatsApp Business oferece, e que podem fazer toda a diferença para empresas dos mais diversos segmentos. 

Dicas para utilizar o WhatsApp Business

Depois de conhecer melhor o que é e quais são os benefícios do aplicativo, saber como utilizá-lo de forma profissional é de grande importância para tornar os seus atendimentos qualificados e produtivos. 

Afinal, é por meio de uma boa atuação comercial que a empresa pode obter melhores resultados, conseguindo aumentar os seus pedidos de projeto de stand de modo virtual, por exemplo. 

1. Saiba onde divulgar o número da empresa

Para que os clientes possam entrar em contato com o seu negócio por meio do aplicativo, é necessários que eles possuam um fácil acesso ao telefone utilizado no WhatsApp, podendo assim cadastrá-lo na agenda do smartphone e enviar as mensagens desejadas. 

Por isso, não deixe de disponibilizar o contato em diversos locais, como no cartão de visitas da loja, no site da empresa, na fachada do estabelecimento e nas assinaturas de e-mail, tornando-o mais conhecido. 

2. Use uma foto de perfil adequada

Justamente porque a versão Business é comercial, é fundamental que a imagem utilizada no app seja coerente e adequada para o tipo de ação que é realizada pela empresa. 

Assim, se um professor que dá aula de guitarra particular utiliza o aplicativo para se comunicar com os alunos, é interessante apostar no uso de uma foto na qual o instrumento musical possa ser visto, ajudando na identificação por parte do público. 

Outras opções são apostar na foto dos produtos vendidos, usar a logomarca da empresa ou uma foto da fachada, onde se possa ver facilmente a quem aquele número pertence. 

Impressionando assim cada vez mais a sua persona, afinal apresentação é tudo e o seu perfil tem que estar de acordo com oque você quer apresentar.

3. Estabeleça um horário de atendimento

Ter um horário de atendimento ao público pelo WhatsApp é importante, de modo que os clientes saibam que podem esperar uma resposta da empresa dentro do período comercial, por exemplo. 

Na versão Business isso é ainda mais fácil, pois uma das ferramentas oferecidas no app é a de configurar respostas automáticas.

Assim, quando um usuário entra em contato depois do horário, ele recebe um comunicado informando-o sobre isso.

Dessa forma, nenhum cliente fica sem resposta, e o empresário tem maior autonomia para utilizar bem o seu descanso depois do trabalho. 

4. Utilize o status e acompanhe as métricas

O status do WhatsApp é uma ferramenta prática e que pode trazer bons resultados para a venda de produtos. 

Sendo assim, se você ainda não investia nesse recurso, não deixe de fazer isso o quanto antes, conseguindo promover e acompanhar o número de pessoas que estão visualizando o conteúdo para entender o perfil e as preferências do seu cliente. 

Outras métricas oferecidas na versão Business são as taxas de recebimento, de abertura e de respostas, essenciais para a elaboração de novas estratégias de divulgação e relacionamento com o público pelo app. 

4. Utilize o status e acompanhe as métricas

5. Defina a melhor linguagem para se comunicar

Estabelecer um relacionamento virtual com o público pelo aplicativo inclui definir a melhor forma de falar com os clientes, ou seja, a linguagem utilizada no envio de mensagens. 

Assim, se a marca possui um perfil mais jovem e lida com pessoas dessa faixa etária, é importante utilizar uma linguagem menos formal, que crie uma relação amigável com essas pessoas e permita que elas se sintam bem acolhidas. 

No entanto, se o nicho da empresa é mais formal, como o de investimentos, o de contabilidade ou mesmo o de saúde, é fundamental estabelecer uma linguagem mais formal, que transmita seriedade e comprometimento com a segurança dos clientes. 

Por isso, é fundamental definir essa característica para garantir um atendimento coerente com a proposta da empresa. 

Considerações finais

O WhatsApp é um aplicativo que se tornou indispensável para as diferentes companhias do mercado, justamente pela facilidade e agilidade que oferece no atendimento aos clientes. 

Não à toa, ele conquistou o seu espaço de forma rápida e eficiente, e vem se mostrando cada dia mais essencial para potencializar os resultados de uma empresa.

Então, se você reconhece a importância do aplicativo e quer otimizar os seus negócios, não deixe de seguir as dicas abordadas neste conteúdo e tenha a certeza de utilizar o WhatsApp Business da melhor maneira possível para o seu comércio. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que fazer curso com certificado

Por que fazer curso com certificado?

7 dicas de finanças pessoais Tenha uma saúde financeira saudável

7 dicas de finanças pessoais: Tenha uma saúde financeira saudável