in , ,

WhatsApp Marketing: como é feito?

WhatsApp Marketing como é feito

Você já ouviu falar em WhatsApp Marketing? Se ainda não conhece, está na hora de entender porque essa estratégia está ganhando cada vez mais espaço entre empresas e clientes.

Não é de hoje que esse aplicativo é muito importante para as estratégias digitais de uma marca, pois ele agiliza e melhora a comunicação entre as organizações e os consumidores.

Esse aplicativo de mensagem é o mais usado no mundo todo atualmente, e inclusive pode ser considerado como uma rede social.

Isso porque, além de possibilitar a comunicação entre os usuários, ele permite o compartilhamento de imagens via mensagem ou status, e permite que as empresas o empreguem em suas campanhas.

Ele é considerado o mais usado desde setembro de 2018, e só no Brasil, a estimativa é que ele alcance 200 milhões de usuários. É praticamente o país todo.

Para as marcas, são 200 milhões de oportunidades de conquistar um cliente. Portanto, investir nele é uma necessidade que não deve ser ignorada.

Analisando esses fatos, neste artigo, vamos explicar o conceito de WhatsApp Marketing, dicas para fazê-lo e quais são as vantagens. Se você quer transformar esse aplicativo em um aliado do seu negócio, continue a leitura.

O que é WhatsApp Marketing?

O WhatsApp Marketing trata-se do uso deste aplicativo como canal para divulgação de marcas, produtos e serviços. Ele possibilita que as empresas dialoguem com seu público-alvo e com isso alcancem diversos objetivos.

O WhatsApp ocupa um espaço cada vez maior e mais importante em nosso dia a dia, portanto, podemos considerá-lo como um agente transformador.

Ele praticamente substituiu o SMS, e com isso mudou a maneira como as pessoas se relacionam, com muito mais velocidade de informação.

Então, se uma pessoa precisa de adesivação de carros, basta entrar em contato com a empresa que presta esse serviço por meio do próprio WhatsApp para obter mais informações.

O aplicativo se popularizou tanto que vem substituindo até mesmo a função básica do celular de fazer uma ligação. Aliás, o usuário tem várias opções para se comunicar, como:

  • Mensagens de texto;
  • Mensagens de áudio;
  • Vídeos;
  • Videochamada.

É exatamente por conta de todo o seu potencial que o WhatsApp passou a ser visto como uma boa oportunidade de fazer negócio.

Por meio dele, é possível encontrar clientes em potencial e impulsionar as estratégias de marketing.

Foi a partir disso que surgiu a ideia do WhatsApp Marketing, oferecendo uma forma diferenciada de se comunicar, vender e se relacionar com os clientes.

Tudo é feito por meio do próprio aplicativo de mensagem, e se tornou uma ferramenta de divulgação ainda mais poderosa depois do WhatsApp Business.

Trata-se de uma versão empresarial do aplicativo, para que as marcas, como uma loja de notebook novo, possam se comunicar com seus clientes.

Agora que você já entendeu o conceito de WhatsApp Marketing, no próximo tópico, vamos mostrar algumas dicas para colocá-lo em prática.

Dicas de WhatsApp Marketing para o seu negócio

Para que suas estratégias de marketing pelo WhatsApp deem certo, existem algumas práticas que são fundamentais. São elas:

1 – Ser pessoal

Procure enviar mensagens personalizadas, visto que, originalmente, esse aplicativo foi criado para que as pessoas trocassem mensagens entre si. Então, conteúdos como correntes devem ser evitados.

Se você possui uma empresa que fabrica sacolas ecobag personalizadas ou qualquer outro negócio, uma dica é usar o primeiro nome do destinatário no início da mensagem, além de mandar algo que realmente seja do interesse dele.

Contudo, personalizar a mensagem não é sinônimo de ser impessoal. Assuma uma postura profissional e respeite o espaço do contato, e procure estabelecer uma relação amistosa.

1 - Ser pessoal

2 – Investir em estratégia multicanal

O WhatsApp é um excelente aplicativo para criar um bom relacionamento, dar suporte e promover as soluções que o seu negócio oferece.

No entanto, ele não deve ser a única estratégia da companhia, mas sim, ser usado como um auxílio. Exemplo disso é conciliá-lo com a divulgação nas redes sociais, produção de conteúdo e anúncios pagos.

A empresa deve escolher os canais certos e conectá-los para que a comunicação seja completa em todos eles.

3 – Responder rapidamente

Quando o cliente entrar em contato ou responder uma mensagem que você enviou, não o deixe esperando por muito tempo.

É exatamente por isso que uma fabricante de carimbo empresa possui aparelho e número exclusivo para se comunicar por meio desse aplicativo.

Ele só precisa de uma conexão com a internet para funcionar, sendo assim, você pode desabilitar a rede de telefonia móvel e evitar que ligações indesejadas atrapalhem a sua conversa com o cliente.

Inclusive, é interessante contar com um colaborador exclusivo para gerir as conversas pelo WhatsApp, e orientá-lo a usar a versão desktop do aplicativo, para agilizar a comunicação.

4 – Oferecer serviço de atendimento ao cliente

Uma forma de melhorar o relacionamento com o público-alvo é tirar dúvidas e promover outros tipos de atendimento pelo aplicativo.

Ao invés de pedir para que o cliente entre em contato com o SAC, um espaço de coworking conversa com ele pelo WhatsApp, prestando um serviço mais ágil, simples e agradável.

Contudo, é primordial contratar um funcionário exclusivamente para fazer isso, atendendo o cliente de prontidão, prezando sempre pela qualidade.

Isso é fundamental uma vez que a comunicação pelo celular já possui um caráter imediatista. Logo, se sua empresa respeitar esse fator, vai se destacar perante os consumidores.

Também não podemos nos esquecer de que o mensageiro não possui sistema de busca como nas redes sociais, então somente quem tem o número do seu negócio pode entrar em contato com ele.

Sendo assim, garanta que os outros canais, como site, perfil das redes sociais e até mesmo o seu cartão de visita tenha o número do WhatsApp da sua empresa.

5 – Vender pelo aplicativo

É preciso aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas, e uma forma de fazer isso é permitir que o cliente compre diretamente pelo aplicativo de mensagens.

Para isso, providencie um catálogo com seus produtos, podendo ser em PDF, uma landing page ou até mesmo no site de vendas do seu negócio. Assim, os contatos podem escolher os produtos que desejam adquirir.

Por meio de mensagens, ofereça a possibilidade de conferir a disponibilidade dos itens, a opção de fazer uma reserva ou uma encomenda e fazer o pagamento direto no seu estabelecimento.

No caso de encomendas para entregas, como uma gráfica de banner informativo, deixe claro qual é o prazo e envie um código de rastreamento.

5 - Vender pelo aplicativo

Vantagens do WhatsApp Marketing

Estamos falando de um aplicativo de amplo alcance, sendo assim, sua principal vantagem é que ele consegue atingir diretamente o público-alvo. Mas ele também traz outros benefícios.

Por exemplo, por ser uma plataforma gratuita, é acessível mesmo para os pequenos e novos negócios, que ainda não possuem verba para outras estratégias de marketing.

As mensagens instantâneas ajudam a marca a prestar atendimentos com rapidez. Além disso, as mensagens por WhatsApp têm 70% de chances de serem lidas pelos usuários.

Esse alcance é muito maior se compararmos, por exemplo, com as estratégias de e-mail marketing. 

Também quando comparamos com o Facebook e Instagram, que são redes sociais que possuem algoritmos mais exigentes, há mais chances de todos os seus contatos lerem a mensagem.

Uma gráfica de convites personalizados consegue se comunicar de maneira mais direta e privada com seus clientes. Então, podemos dizer que o WhatsApp garante um tom mais pessoal à conversa, o que acaba por humanizar a marca.

Sem falar que, quando uma empresa trabalha em cima desse tipo de marketing ela conquista maior diferencial competitivo em relação aos concorrentes que não investem na mesma prática.

O WhatsApp ainda possibilita desenvolver conteúdos versáteis, pois assim como podemos mandar uma mensagem de texto, uma escola de aula de dança sertanejo pode mandar outros formatos, como imagens, textos, áudios, arquivos, gifs, dentre outros.

Para isso, no entanto, é importante pedir autorização do cliente previamente.

Interagir com o cliente por meio do WhatsApp é levar mais comodidade a ele, exatamente o que faz dos serviços digitais uma grande tendência para o futuro.

Além disso, é uma estratégia econômica, que não demanda gastos ou investimentos muito altos para trazer ótimos resultados.

Conclusão

Desde que a internet começou a se popularizar, pessoas e empresas passaram a ter acesso a diversos recursos que tornam o dia a dia mais prático e viável.

Se antes era necessário muito investimento para divulgar uma solução, agora as empresas podem fazer isso diretamente pelo próprio celular.

O WhatsApp é um aplicativo que ganhou força e se popularizou entre pessoas do mundo todo. Por meio dele, além de podermos nos comunicar, conseguimos ter acesso a outros recursos.

Um deles é a possibilidade de fazer marketing de um jeito moderno e com resultados incríveis, facilitando o dia a dia dos negócios e a vida dos clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

O que é Job Rotation

O que é Job Rotation?

Entenda a importância da Gestão de Tempo

Entenda a importância da Gestão de Tempo