Curso NR 9 – Programa de Prevenção De Riscos

Curso NR 9 – Programa de Prevenção De Riscos Grátis – 60 Horas

O nosso Curso NR9 – Programa de Prevenção De Riscos Online é Grátis  e conta com *Certificado opcional válido em todo Brasil.

O Certificado do Curso NR9 Programa de Prevenção de Riscos Online, do nosso portal é válido somente para:

  • Horas extracurriculares;
  • Enriquecer o seu currículo;

O nosso curso livre da norma NR 9, de nível básico, tem caráter meramente informativo, portanto, não é um treinamento profissionalizante de formação técnica.

Assim sendo, a mera participação, como a posse do certificado de conclusão de leitura do presente curso online da norma NR 9 Programa de Prevenção de Riscos Online, não garante ao aluno o direito de exercer qualquer atividade na área.

Ao assinar o curso online grátis da norma NR 9 Programa de Prevenção de Riscos, o aluno confirma que está de acordo com as informações.

Veja como é o certificado do Curso NR9 – Programa De Prevenção De Riscos:

OBS. Se seu objetivo com esse Curso NR9 – Programa De Prevenção De Riscos  é o certificado CLIQUE AQUI  e saiba mais.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS 

Conteúdo programático do Curso NR9 – Programa De Prevenção De Riscos:

Curso NR9 – Programa de Prevenção De Riscos Grátis | Porque Fazer?

Neste Curso NR9 Programa de Prevenção de Riscos abordaremos que esta norma foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego com o objetivo de estabelecer uma metodologia de ação que vai garantir a preservação da saúde do trabalhador.

Todo o trabalhador que está se especializando neste tema de segurança do trabalho é importante saber que os riscos são os agentes físicos, químicos e biológicos que vão existir dentro do ambiente de trabalho.

Continue a sua leitura neste artigo, abordaremos todo o conteúdo programático.

Se ao final da sua leitura você venha a se interessar pelo curso, se inscreva e comece a estudar conosco.

Apresentação da Norma NR 9 e Documentos Complementares

Nesta primeira parte do Curso NR9 Programa de Prevenção de Riscos abordaremos que a norma estabelece a obrigatoriedade da elaboração e da implementação de um programa de Higiene Ocupacional que visa a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores.

A NR 9 tem sua existência jurídica assegurada, em nível de legislação ordinária, nos artigos 176 a 178 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Real Objetivo do PPRA e Definições de Riscos

O objetivo desta norma é estabelecer uma metodologia de ação que vai garantir a preservação da saúde dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho.

Atribuições Profissionais para a Elaboração do PPRA

A NR 9 não estabelece objetivamente quem é o profissional, mas, as atribuições estabelecidas para a gerência do PPRA nos mostram que ele deverá estar sob a coordenação de um profissional dos Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

Exigências Legais para o PPRA | Curso NR9 – Programa de Prevenção De Riscos

Nesta unidade do Curso NR9 Programa de Prevenção de Riscos veremos que esta norma é feita por entidade legal, que é o CNPJ.

È necessário caracterizar o escopo do programa, que são: Razão Social, CNPJ, CNAE, Grau de Risco, Endereço, Descrição de Atividades, Lista de Funcionários, Setores e Cargos à época da elaboração do PPRA e outros dados.

Estrutura Básica e Etapas para Implantação do PPRA

O desenvolvimento do PPRA está baseado no objetivo de um programa de higiene ocupacional, que consiste no reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos ambientais existentes no ambiente de trabalho. O PPRA deve incluir as seguintes etapas:

– Antecipação e reconhecimento dos riscos;

– Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;

– Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;

– Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;

– Monitoramento da exposição aos riscos;

– Registro e divulgação dos dados.

Entenda o Significado da ACGIH e TLV

Neste momento do Curso NR9 Programa de Prevenção de Riscos veremos que a ACGIH é a conferência Norte-americana de Higienistas Industriais Governamentais, uma organização de profissionais de higiene ocupacional patrocinados por instituições governamentais ou educacionais dos Estados Unidos.

Ela desenvolve e publica anualmente limites recomendados de exposição ocupacional denominado de Threshold Limit Values (TLV) para centenas de substâncias químicas, agentes físicos, e inclui Índices de Exposição a Agentes Biológicos: Biological Exposure Indices (BEI).

Orientações Gerais para a Elaboração de PPRA – Parte 1, 2, 3 e Anexos

Veremos aqui que o conteúdo do PPRA/DA deverá atender na íntegra o que preconiza a NR-9 do Ministério do Trabalho e Emprego e as diversas legislações do Ministério da Previdência em especial o Decreto n. 3.048/1999 e a Instrução Normativa n. 99/2003.

O PPRA/DA deverá se estender a todas as áreas e ambientes de trabalho ocupados pela empresa, estando articulado com o PCMSO.

Texto da Norma – 9.1 a 9.3 e 9.4 a 9.6

Abordaremos aqui alguns textos da norma, esses textos têm a finalidade de melhorar a sua compreensão sobre o conteúdo do curso.

Anexo 1 da Norma – Vibração

Nesta última unidade do Curso NR 9 Programa de Prevenção de Riscos você entenderá que o objetivo da norma é de definir os critérios para a prevenção de doenças e distúrbios decorrentes da exposição ocupacional às Vibrações em Mãos e Braços – VMB e às Vibrações de Corpo Inteiro – VCI, no âmbito do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

 E se você leu até aqui, o que acha de melhorar o seu conhecimento e o seu currículo? Vem acesse o curso e seja mais um aluno do Certificado Cursos Online.

Caso tenha gostado do curso temos também em nosso site o curso de Treinamento de EPI – NR 6: Equipamentos de Proteção Individual para você se especializar na área.

Te esperamos.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS 

Ver comentários

Compartilhar