Treinamento de EPI – NR 6: Equipamentos de Proteção Individual

6 alunos
Certificado Cursos Online
Certificado Cursos Online
Treinamento de EPI

Treinamento de EPI  Online – NR 6: Equipamentos de Proteção Individual

O nosso Treinamento de EPI Online- NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual é pago, e conta com certificado nr 6 válido em todo Brasil, cadastrado junto ao CREA-RS, emitido por profissional qualificado e certificado.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE

O certificado nr 6 do Treinamento de EPI Online- NR 6: Equipamentos de Proteção Individual, do nosso portal é válido também para:

  • Horas extracurriculares;
  • Enriquecer o seu currículo;

Nosso curso NR 6 é recomendado principalmente para empreendedores ou gerentes de produção, mas isso não quer dizer que não seja interessante para qualquer trabalhador.

Quando feito uma solicitação ou um laudo de que EPIs são obrigatórias na linha produtiva, essa informação geralmente vem desconectada e sem explicações – o que pode gerar aquisições errôneas, a não aquisição de um EPI fundamental e uma série de outros problemas e inseguranças na empresa, como o uso incorreto do equipamento.

Nosso curso NR 6 foi criado especialmente para elucidar isso e trazer informações precisas dos tipos de EPI indicados para diferentes tipos de ramos. E não só trazer essas informações técnicas, mas também enfatizar a importância, penalidades e riscos de não se usar os EPI.

Com explicações e imagens dos equipamentos, você – empresário, gerente de produção ou trabalhador – conseguirá tranquilamente escolher e utilizar os EPI mais adequados para garantir a segurança, além de evitar gastos desnecessários com aquisições errôneas.

Mantemos nosso treinamento nr 6 atualizado e estamos sempre atentos para garantir que o nosso material seja sempre alinhado com as requisições governamentais e de segurança. E é importante lembrar: nosso certificado nr 6 é válido e registrado frente ao CREA.

Conteúdo programático de nosso Treinamento de EPI Online – NR 6: Equipamentos de Proteção Individual:

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE

Treinamento de EPI – NR 6: Equipamentos de Proteção Individual | Porque Fazer?

Curso NR 6 - Equipamentos de Proteção Individual EPI

Como conversamos anteriormente, o nosso Treinamento de EPI procura explicar a importância dos equipamentos de segurança e de proteção à funcionários que trabalharam em situações de risco. Nossa súmula parece pequena, mas na verdade discutimos em profundidade sobre a Norma Regulamentadora 6 – Equipamentos de Proteção Individual.

Apesar de não ser regulamentado e obrigatório, todas as empresas devem capacitar seus funcionários sobre os cuidados necessários para a proteção. Ao fazer isso, se previne muitos acidentes facilmente contornáveis e aumenta em muito a segurança do colaborador e ambiente.

Introdução ao treinamento NR 6

Na introdução é feito um resumão introdutório do que vai ser abordado. É importante para esse tópico introdutório para se entender como é o funcionamento do treinamento nr 6; o que esperar e os materiais do curso.

Conceitos e responsabilidades

No tópico seguinte já começa o nosso curso NR 6 e fetivamente. Vários conceitos importantes são apresentados aqui – desde os mais básicos, como “o que é a segurança no trabalho?”, o que é um acidente de trabalho, uma doença do trabalho. O que é um CAT (Comunicação do Acidente de Trabalho), como e porque fazer. Quais as leis que regem e são importantes quando se trata de segurança do trabalho, EPIs e a NR 6. O que é um Certificado de Aprovação?

Além desses conceitos importantes para a fundação do conhecimento de segurança no trabalho, nesse tópico também é abordada as questões de responsabilidade. Quem são os responsáveis em casos de acidente? O que é o SESMT? O que é a CIPA? E a sigla Sinmetro? O que o empregador precisa fazer? O que o trabalhador precisa fazer? Qual a responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)? Todos esses pontos práticos e fundamentais são conversados e discutidos nesse tópico.

 

Responsabilidades do Trabalhador

Consequências da falta do uso dos EPIs

Nesta etapa do nosso curso NR 6 , queremos conscientizar da importância do uso dos EPI. Mais ou menos todos nós entendemos que é importante o uso dos EPI e que a NR 6 é importante, mas você verdadeiramente entende os riscos? Aliás, você sabe o que é risco? Aqui é discutido os conceitos de risco, perigo e um panorama geral dos danos que podem ser acarretados na saúde do trabalhador quando esse negligenciar o uso dos EPIs. Em conjunto com esse tópico, sugerimos também que você fique atento na NR 1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, na NR 15 – Atividades e Operações Insalubres e na NR 17 – Ergonomia.

Lista de EPI

E, finalmente, nessa reta final do curso NR 6 veremos exaustivamente os tipos de EPI que a Norma Regulamentadora nos traz. Separamos esse tópico em vários subtópicos conforme a NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual EPI preconiza, a saber:

Começamos falando sobre EPIs de proteção da cabeça. Apresentamos diferentes tipos de capacetes, qual usar em cada situação (eles são diferentes por um motivo!). Também falamos sobre capuzes de proteção.

EPI Para Proteção da Cabeça

Na sequência, permaneceremos na cabeça e vamos falar sobre EPIs para proteção de olhos e face. Em suma, falaremos sobre os diferentes tipos de óculos de proteção e de máscaras faciais para proteção (como máscaras de solda).

Continuando na cabeça, conversaremos também sobre EPIs para proteção auditiva e proteção respiratória. Equipamentos abafadores, protetores auriculares são extremamente importantes em ambientes que passem do número de decibéis seguros para o ouvido, assim como máscaras de gás e particulados – para evitar lesões nos pulmões.

EPI Para Proteção de Tronco

Na sequência, vamos conversar sobre os EPI para proteção do tronco – como vestimentas de proteção ou até mesmo coletes à prova de balas. Também conversaremos sobre EPIs para proteção dos membros superiores, como os variados tipos de luvas e para qual ramo empresarial eles são sugeridos. Ainda nos membros superiores, conversaremos de EPIs para proteção dos braços, como mangas/mangotes, braçadeiras e protetores de dedo.

Uma vez discutidos os EPIs do tronco e membros superiores, entraremos na reta final do nosso tópico de Lista de EPIs indo para os membros inferiores. Discutiremos diferentes tipos de calçados, meias de proteção, perneiras e as diferentes calças para os diferentes tipos de utilidade.

EPI Para Proteção Contra Quedas Com Diferença de Nível

E, finalmente, os EPIs de corpo inteiro (como macacões) e os EPIs para trabalho em altura. É importante frisar que aqui, na NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual, não discutiremos sobre o trabalho em altura especificamente, apenas dos EPIs diferentes que são utilizados no trabalho em altura. Para maiores informações sobre o trabalho em altura, sugerimos que seja visualizada a NR 35 – Trabalho em Altura.

Com isso, abordaremos os diferentes tópicos da NR 6 no nosso treinamento nr 6. Relembrando, passamos por conceitos fundamentais para a segurança do trabalho, discutimos sobre as responsabilidades – o que cada parte precisa cumprir, o que são as diferentes siglas e grupos de profissionais e o que cada um deve fazer. Depois, conversamos sobre o que acontece caso os EPI não sejam utilizados, e culminamos o nosso curso NR 6 conversando especificamente sobre os diferentes tipos de EPI, separados pela parte do corpo onde serão utilizados.

Algumas perguntas comuns:

O que é a NR 6?

A Norma Regulamentadora Número 6 é uma norma que regula uma lei. Como assim? Simples: é uma norma que modifica/explica/esclarece uma lei; e mesmo sem ser uma lei, acaba sendo utilizada como. Quando falamos da NR de número 6, estamos falando da norma que diz que o uso de equipamentos de proteção individual, os chamados EPI, são obrigatórios e devem ser utilizados independente do ramo da empresa (quando aplicável). É uma norma bem completa, em constante atualização e discussão – e o seu descumprimento representa um grande risco para a segurança e integridade do trabalhador, assim como pode render multas e penalidades severas à empresa.

O que é EPI?

Como mencionamos, EPI é a sigla para Equipamento de Proteção Individual. São todos e quaisquer equipamentos que aumenta a segurança de uma atividade e conferem proteção ao trabalhador. São considerados EPI, entre vários itens, capacetes, luvas, máscaras, macacões etc.

Qual a importância do uso do EPI?

Os EPI são fundamentais para o trabalhador conseguir trabalhar em segurança. O uso correto desses equipamentos minimiza ou anula riscos ocupacionais – como, por exemplo, o uso de máscaras para barrar a inalação de agentes químicos. Sem a máscara, o trabalhador iria respirar esses agentes químicos e poderia danificar seu sistema respiratório e poderia até desenvolver sequelas e doenças.

Como é o curso de NR 6?

O nosso curso de NR 6 é composto de aulas em vídeo e materiais em texto para você acompanhar e complementar o conhecimento obtido nas aulas em vídeo. Nosso curso é bastante prático e aplicado, dando informações precisas e importantes para a escolha e utilização de EPIs de forma correta e efetiva.

Quanto tempo vale o Treinamento de EPI Online? Qual a validade do curso de NR 6?

A NR 6 não tem validade estipulada. Sugerimos que ela seja feita anualmente, ou, no máximo, a cada dois anos – para conseguir se manter atualizado e com o conteúdo sempre presente na memória.

Quanto tempo dura o Treinamento de EPI Online?

Nosso Treinamento de EPI – NR 6 tem duração de 10 horas / aula. No entanto, nosso curso é assíncrono, o que significa que você pode fazê-lo no seu ritmo, podendo ser mais rápido ou mais devagar, conforme a sua necessidade.

Se você leu até aqui, o que acha de melhorar o seu conhecimento, o seu currículo e garantir a sua segurança e de outros? Vem, acesse o nosso curso e seja mais um aluno do Certificado Cursos Online.

Te esperamos!

 

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE

R$69.90
Treinamento de EPI
R$69.90

Detalhes do Curso

  • Leituras 6
  • 1042779
  • Duração 10 Horas
  • Nível de Habilidade Básico
  • Linguagem Português
  • Alunos 6
  • Certificado R$69.90
  • Critérios de avaliação Sim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    2 Comentários

  1. k
    katia
    20/01/2023

    olá, após comprado este curso, precisa pagar alguma coisa para emissão do certificado?

    • Olá Katia, não é necessário realizar nenhuma compra adicional. O certificado está incluso no valor do curso.