in

Alfabeto em Libras { Entenda LIBRAS } 2021

alfabeto e números em libra

Você já escutou falar no alfabeto em libras ? Provavelmente  sim, você já deve ter escutado pessoas falando sobre o alfabeto em libras, uma forma de linguagem divertida , denominada a língua Brasileira de sinais.

Você precisa aprender o linguagem dos sinais para que assim saiba como utilizar o alfabeto em libras, uma linguagem que não é considerada difícil de aprender a libras é considerada fácil e pratica de se aprender.

Este alfabeto vai auxiliar os surdos e mudos com a comunicação tanto entre eles , como também na comunicação em um todo dentro de nossa sociedade, o ideal seria que todos aprendessem a linguagem .

Facilitando assim cada vez mais a comunicação entre as pessoas, incluindo de maneira justa, a todos dentro de uma mesma sociedade.

Alfabeto em Libras { Entenda LIBRAS } 2020

Neste artigo vamos trazer para você , informações sobre o alfabeto em libras , aqui você vai aprender a linguagem dos sinais, através de imagens  e também vai conhecer um pouco mais sobre a Libras.

Veja oque separamos para você neste artigo :

  • O que é libras ;
  • O que é o alfabeto em libras ;
  • Alfabeto em libras infantil;
  • Alfabeto em libras na linguagem dos sinais;
  • Números em libras ;

O que é libras ?

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) surgiu sob a influência da Língua Francesa de Sinais, na época do Segundo Império, o educador Hernest Huet, que havia estudado no Instituto de Paris como aluno surdo, trouxe para o Brasil o alfabeto manual francês, além da Língua Francesa de Sinais. 

Você sabia que a  Libras (Língua Brasileira de Sinais) não é universal? As línguas de sinais são como as línguas dos falantes, elas sofrem variações dentro do mesmo país e são diferentes quando se trata de outro país. 

Para que você entenda melhor, assim como existem variações linguísticas dentro do nosso próprio país, tais como a palavra Pipa no Rio de Janeiro e Papagaio em São Paulo, que significam a mesma coisa, as línguas de sinais também sofrem variações regionais. 

“A Libras é um sistema de comunicação arbitrário, composto por símbolos, com significados convencionais, ocorre dentro de uma determinada comunidade ou cultura, é a representação cognitiva do universo por meio dos quais as pessoas constroem relações e contém um conjunto de regras gramaticais, apresentando-se assim como uma língua natural.” 

O que é o alfabeto em Libras?

Na alfabetização de ouvintes, o alfabeto é associado à oralização, dessa forma a palavra é relacionada ao fonema. Além disso, também são envolvidos figuras, como representação visual do que se escreve e fala. 

Na alfabetização da criança surda não há associação à oralização, mas também  são utilizadas as figuras e os sinais como representação do que se diz.

Os não ouvintes precisam de um espaço inclusivo, não apenas em suas casas, mas também em suas escolas e ambientes de socialização. Para que todos os alunos se tornem bons leitores, a educação precisa abranger todos os que utilizam a linguagem brasileira, seja por sinais ou não. . 

Você sabia que a criança surda só consegue iniciar seu aprendizado em língua escrita depois de ter o domínio da língua de sinais? Eles copiam muito bem as palavras, então, mesmo que eles escrevam bem, isso não garante que estão realmente alfabetizados. Além disso, os surdos possuem a mesma proposta curricular de alfabetização do Ensino regular. 

Alfabeto em Libras infantil 

A criança surda também aprende memorizando o número de letras necessárias para o início e fim da palavra e sua ordem para que ela tenha significado. Eles precisam associar a palavra a um objeto sociocultural real, isso é muito importante para os não ouvintes. 

A utilização de recursos visuais para a alfabetização é imprescindível, é dessa forma eles associam a palavra escrita do objeto, figura ou imagem. 

Alfabeto em libras na linguagem dos sinais:

Letra A: Mão fechada com palma para a frente, polegar encostado ao lado do indicador. 

letra a em libras

Letra B: Mão aberta com dedos apontados para cima e unidos com palma para a frente, polegar dobrado tocando a palma da mão.

letra b em libras

Letra C: Mão com dedos curvados e unidos. 

letra c em libras

Letra D: Mão com indicador apontado para cima enquanto os demais dedos formam um círculo. 

letra d em libras

Letra E: Mão com dedos curvados, palmas para a frente. 

letra e em libras

Letra F: Mão com dedos mínimo, anular e médio apontados para cima, dedo indicador flexionado apontado para a frente e dedo polegar encostado ao lado do dedo indicador. 

letra f em libras

Letra G: Mão com dedos mínimo, anular e médio dobrados e encostados na palma. Dedo indicador apontado para cima com palma para a frente e dedo polegar encostado na lateral do indicador. 

letra g em libras

Letra H: Mão com dedos mínimo e anular dobrados e encostados na palma. Dedos médio e indicador apontados para cima. Dedo polegar colocado entre o dedo indicador e o dedo médio. Girar a mão pelo pulso, ficando com a palma para dentro. 

letra h em libras

Letra I: Mão fechada com palma para a frente com dedo mínimo apontado para cima. 

letra i em libras

Letra J: Mão fechada com palma para a frente com dedo mínimo apontado para cima. Girar a mão pelo pulso, ficando a palma para dentro. 

letra j em libras

Letra K: Mão com dedos mínimo e anelar dobrados e encostados na palma. Dedos médio e indicador apontados para cima. Dedo polegar colocado entre o dedo médio. Mover a mão para cima. 

letra k em libras

Letra L: Mão com dedos mínimo, anelar e médio dobrados e encostados na palma. Dedo indicador apontado para cima com palma para a frente e dedo polegar apontando para a esquerda, distante da lateral do dedo indicador. 

letra l em libras

Letra M: Mão com dedos indicador, médio e anelar apontados para baixo e distendidos, demais dedos dobrados e unidos, escondidos.  

letra m em libras

Letra N: Mão com dedos indicador e médio apontados para baixo, distendidos e unidos, demais dedos dobrados e unidos, escondidos. 

letra n em libras

Letra O: Mão com os dedos fazendo formato de um círculo, palma para a esquerda. 

letra o em libras

Letra P: Mão com dedos mínimo e anelar dobrados e encostados na palma. Dedos médio e indicador apontados para frente, Dedo polegar colocado entre o dedo indicador e o dedo médio. 

letra p em libras

Letra Q: Mão com dedos mínimo, anelar e médio dobrados e encostados na palma. Dedo indicador apontado para baixo com palma para dentro e dedo polegar encostado na lateral do indicador. 

letra q em libras

Letra R: Mão com palma para a frente com dedos mínimo, anelar e polegar dobrados e unidos na frente da palma. Dedos médio e indicador cruzados com indicador à frente. 

letra r em libras

Letra S: Mão fechada com palma para frente com polegar à frente dos demais dedos. 

letra s em libras

Letra T: Mão com dedos mínimo, anelar e médio apontados para cima, dedo indicador flexionado apontado para a frente e dedo polegar encostado do lado de dentro do dedo indicador. 

letra t em libras

Letra U: Mão com palma para a frente, com dedos indicador e médio apontados para cima, distendidos e unidos, demais dedos dobrados e unidos à frente da palma. 

letra u em libras

Letra V: Mão com palma para a frente, com dedo indicador e médio apontados para cima, distendidos e separados, demais dedos dobrados e unidos à frente da palma. 

letra v em libras

Letra W: Mão com dedos indicador, médio e anelar apontados para cima, distendidos e separados, demais dedos dobrados e unidos à frente da palma. 

letra w em libras

Letra X: Mão com dedo indicador esticado e demais dedos fechados, mover a mão para trás e ao mesmo tempo flexionar o dedo indicador. 

letra x em libras

Letra Y: Mão com palma para a frente, dedos polegar e mínimo distendidos, demais dedos fechados. 

letra y em libras

Letra Z: Mão com indicador apontados para cima, enquanto os demais dedos formam um círculo. Desenhar no ar a letra Z. 

letra z em libras

Números  em libras :

Os números também precisam ser associados às imagens, objetos ou figuras. 

1 – Mão com palma para dentro, dedo indicador esticado e demais dedos fechados. 

numero 1 em libras

2- Mão com palma para dentro, com dedos indicador e médio esticados, separados e demais dedos fechados e unidos.

numero 2 em libras

3- Mão com palma para dentro, com dedos indicador, médio e anelar separados e demais demais dedos fechados e unidos.

numero 3 em libras

4 – Mão com palma para dentro, com dedos indicador, médio, anelar e mínimo separados, enquanto o polegar fica encostado na palma. 

numero 4 em libras

5 – Mão com palma para frente, com dedos indicador e médio flexionados, enquanto os demais dedos ficam unidos. 

numero 5 em libras

6 – Mão direita com palma para cima, dedo polegar apontado para cima, demais dedos curvados e fechados, tocando a parte interna do polegar. 

numero 6 em libras

7 – Mão direita com palma para dentro, dedo indicador apontado para baixo, polegar encostado ao lado do indicador. Demais dedos fechados e encostados na palma.

numero 7 em libras

8 – Mão fechada com palma para fora. 

numero 8 em libras

9 – Mão com palma para baixo, dedo polegar apontando para baixo, demais dedos curvados e fechados, tocando a parte interna do polegar. 

numero 9 em libras

10 – Mão com dedos unidos, fazendo o formato de um círculo. 

numero 10 em libras

11 – Fazer o sinal do um e, em seguida, o sinal de zero. 

Conclusão

Concluímos que o alfabeto em libras é a forma mais inteligente de comunicação entre surdos e mudos, dentro de nossa sociedade, com a linguagem de sinais a comunicação se torna possível e fácil.

Saiba mais sobre libras conhecendo nosso Curso Gratuito De Noções De Libras CLICANDO AQUI.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

como estudar para concurso público

Como estudar para concurso público? 7 passos

Música Gospel Para Ouvir

Música Gospel Para Ouvir! As 5 Mais Tocadas!