in

Quem Descobriu a Eletricidade?

quem descobriu a eletricidade

Você sabe quem descobriu a eletricidade? Ainda mais, você sabe como foi a descoberta da eletricidade? Não? Então fique comigo pois é exatamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje! Abordaremos assuntos sobre como surgiu a eletricidade e muito mais!

A eletricidade é um tipo de energia que ocorre com base no movimento de partículas carregadas, os elétrons. A eletricidade e os fenômenos conexos foram pesquisados por milênios, mas não foram compreendidos por completo até os últimos tempos. 

Os gregos antigos concluíram que o âmbar, quando esfregado, atrai elementos leves, como as penas. Daí já percebemos que quem descobriu a eletricidade não foi uma única pessoa.

Portanto, descoberta da eletricidade não se deu em um único momento. Mas em um longo período, incluindo estudos de Nikola Tesla, Alessandro Volta, Benjamin Franklin e Luigi Galvani.

Quem Descobriu a Eletricidade?

Benjamin Franklin é tido como um dos maiores personagens da história dos EUA. Conhecido por desempenhar várias funções ao decorrer de sua vida, ele foi editor, cientista, jornalista e diplomata. 

O foco e dedicação de Franklin ao conhecimento e à ciência fez com que ele se tornasse um dos maiores responsáveis pelo Iluminismo e descoberta da eletricidade nos EUA. Então, como você pode perceber, Benjamin Franklin teve grande importância nessa descoberta. 

Portanto, hoje veremos tópicos sobre quem descobriu a eletricidade, confira:

  • Como surgiu a eletricidade?
  • Eletricidade estática e o magnetismo;
  • Quem foi Benjamin Franklin?
  • Como Benjamin Franklin descobriu a energia elétrica.

quem descobriu a eletricidade

Como Surgiu a Eletricidade?

Muito se pergunta sobre quem descobriu a eletricidade, mas antes precisamos saber como ela surgiu. Foi na antiga Grécia que o filósofo Tales de Mileto ( 624 a.C. – 558 a.C.) notou o processo de eletrificação de elementos. 

Que, quando colocados em atrito, geravam a capacidade de atrair itens metálicos, assim como os ímãs. Portanto, a descoberta da eletricidade já começa nesses tempos.

Além disso, os gregos associaram essa capacidade ao magnetismo e pensavam que esses elementos tinham alma. Porque podiam mover outros objetos. Portanto, a palavra “eletricidade” se origina do grego, “eléktron”, que quer dizer, “âmbar”.

O âmbar é uma resina fóssil petrificada, essencial na descoberta da eletricidade. Ele é produzido por alguns pinheiros e foi um dos elementos mais utilizados para pesquisas e estudos da eletricidade.

Sabe-se que Tales de Mileto esfregou um pedaço deste elemento no couro de um animal, e descobriu que ele passava a atrair outros objetos. Assim, ele fez a descoberta do processo de eletrização (eletrificação), o ato de fazer com que um material possua propriedades elétricas.

Eletricidade Estática e o Magnetismo

Quando se trata de quem descobriu a eletricidade, é preciso saber que a eletricidade estática é o processo de centralização da eletricidade em repouso. 

Ela se manifesta com o contato ou mesmo com a aproximação com outro corpo, e passa a atritar. Assim transfere parte da carga para esse elemento.

Quando o assunto é magnetismo e eletricidade, cuja semelhança foi apresentada por Hans Christian Örsted, estamos citando dois fenômenos. Mas que estão relacionados entre si. 

O magnetismo tem o poder de atrair elementos. Enquanto a eletricidade tem um efeito magnético quando exposta a condutores que possibilitem que ela se mova. Essa união foi essencial na descoberta da eletricidade.

A eletrodinâmica é um campo da física que pesquisa as cargas elétricas em movimento. Ainda mais, refere-se principalmente aos conceitos de circuitos elétricos, corrente elétrica e seus componentes.

Quem Foi Benjamin Franklin?

Quando o assunto é quem descobriu a eletricidade, Benjamin Franklin é uma das figuras da história mais famosas dos Estados Unidos. Além disso, tornou-se famoso por ser um cientista envolvido em várias profissões ao decorrer de sua vida. 

Por exemplo, ele atuou sendo tipógrafo, jornalista, editor, político, escritor e diplomata. Acima de tudo, ele participou de um grupo que desenvolveu a declaração de independência dos EUA. Franklin também era conhecido como um cientista que fez uma importante descoberta no campo da eletricidade

Após a descoberta da eletricidade, também fez várias invenções, como lentes bifocais e para-raios. O papel que Benjamin Franklin desempenhou no contexto da independência americana o tornou famoso sendo um dos “pais fundadores dos EUA”.

quem foi benjamin franklin

Como Benjamin Franklin Descobriu a Energia Elétrica

Quem descobriu a eletricidade? Como foi a descoberta da eletricidade? Benjamin Franklin decidiu conduzir seu experimento em 1º de outubro de 1752, com uma pipa enquanto havia uma tempestade. Essa pipa era comum, feita de seda presa a um barbante no qual uma chave de ferro também estava presa.

Todos os seus escritos e documentos mencionam os perigos dessa experiência, e que ele estava consciente dos riscos. Portanto, isso sugere que Benjamin Franklin não fez exatamente o que ele descreveu. Porque isso poderia ser fatal.

Certamente, Benjamin Franklin era uma personalidade inegável realizando contribuições significativas para o desenvolvimento dos Estados Unidos. Entre suas outras invenções, além do para-raios e lentes bifocais, está o aquecedor e os bombeiros americanos.

Depois de passar vários anos na França, Franklin retornou aos EUA, onde teve grande importância no Tratado de Paris e ocupou um lugar na independência dos EUA. 

Perdendo apenas para George Washington. E ainda hoje, Benjamin Franklin continua sendo um grande nome na descoberta da eletricidade. Além disso, ele está presente na moeda internacional mais valiosa, do maior valor americano, a nota de US$ 100,00.

Concluindo…

No artigo de hoje vimos quem descobriu a eletricidade, e que ela foi descoberta ao longo do tempo. A eletricidade entrou no Brasil logo após a criação da lâmpada e do dínamo. Especialmente devido ao empenho do imperador Dom Pedro II pela ciência.

Ele lançou os 2 primeiros sistemas gerais de iluminação elétrica do Brasil, para substituir o gás. O primeiro, no ano de 1879, ficava na entrada da Estação Central da Estrada de Ferro D. Pedro II, no estado do Rio de Janeiro. 

O segundo foi nos logradouros de Campos dos Goytacazes, no ano de 1883. Com a descoberta da eletricidade já feita, a primeira usina hidrelétrica do nosso país foi criada no mesmo ano, em Minas Gerais no município de Diamantina. 

Com foco em ajudar na iluminação do sistema de mineração da cidade. Atualmente, o Brasil possui uma matriz elétrica que inclui 4.723 estações e uma capacidade de produção de eletricidade, de 142.610 Megawatts.

Saiba mais sobre eletricidade conhecendo nosso Curso Gratuito De Noções De Eletricidade CLICANDO AQUI.

Você gostou?

1 point
Upvote Downvote

Total votes: 1

Upvotes: 1

Upvotes percentage: 100.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

raciocínio logico para concurso 4 dicas

Raciocínio Lógico Para Concurso! 4 Dicas!

o que faz um operador de caixa

O que Faz um Operador de Caixa?