in

Áreas de concurso público: como escolher a ideal?

Áreas de concurso público como escolher a ideal

Quer começar a se preparar para concursos públicos, mas não sabe por onde começar? Conhecendo um pouco mais as possibilidades, é possível escolher a área ideal que mais combina com seu estilo e a carreira que deseja seguir.

Ter uma área definida como foco de preparação te ajudará a estudar com excelência, para que sua preparação possa iniciar antes mesmo que o edital seja lançado.

Afinal, estudar para a área policial é completamente diferente de estudar para a área fiscal, por exemplo.

E é fundamental se dedicar para uma área visando ficar excelente e conquistar a aprovação em diferentes vagas. Nós vamos te dar um panorama geral das áreas de concurso público para que você possa escolher corretamente.

Conheça as áreas de concurso público para estudar as disciplinas corretas

Conheça as áreas de concurso público para estudar as disciplinas corretas

Para escolher uma das áreas de concurso público, é necessário conhecer e ter intimidade com o que precisa ser estudado para ocupar uma vaga daquela área em específico.

Não adianta meramente estudar disciplinas básicas para se preparar para diferentes áreas de concursos! Tendo em vista que, em cada área as disciplinas básicas diferem entre si.

6 áreas de concurso público

Listamos principais áreas de concursos públicos para você entender e aprender a escolher aquela que combina com seus conhecimentos e com a vaga que sonha em ocupar, confira:

1 – Área Fiscal

O profissional da área fiscal de concurso público examina a contabilidade de empresas, verifica a sua adequação à legislação pertinente, atua em processos administrativos-fiscais e orienta o contribuinte em dúvidas quanto à legislação tributária.

As oportunidades para quem trabalha na área fiscal estão relacionadas ao âmbito federal (Receita Federal e Auditor-Fiscal do Trabalho), estadual (ICMS) e municipal (ISS).

2 – Área Administrativa

Trata-se de uma área para formação geral, com vagas tanto para nível médio quanto para nível superior e que oferece muitas vagas todos os anos. Uma vez que, existem oportunidades em órgãos de todos os poderes.

3 – Área Policial

concurso publico da Área Policial

Os profissionais da área policial podem ocupar cargos em diversos segmentos, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias civis e militares dos Estados e do DF, guardas-municipais e mais.

Entretanto, alguns processos de preparação são mais complexos que outros, a Polícia Federal, por exemplo, exige mais que a estadual.

O salário é proporcional ao nível de exigência e após a aprovação o candidato precisa passar por curso de formação antes de iniciar suas atividades profissionais.

4 – Área de Controle

Em geral, as matérias são da área de controle externo e auditoria governamental. Também é importante aprofundar seus estudos em AFO (Administração Financeira e Orçamentária) e administração.

Em geral, o servidor cuida da verificação de receitas e despesas públicas, bem como, adequar a gestão orçamentária de alguns órgãos e entidades.

5 – Área Jurídica

A área jurídica de concurso público envolve cargos específicos para graduados em Direito, como os concursos para Delegado, Defensor Público, Procurador do Estado ou Município, Procurador do Ministério da República e Juiz.

Muitos desses cargos são boas escolhas para graduandos em Direito que pensam em seguir a carreira pública.

6- Tribunais

Os concursos de tribunais não são exatamente uma área, pois acabam se distribuindo em diversas áreas já citadas. Uma vez que, oferecem vagas para candidatos com perfil judiciário, administrativo, policial e de outras áreas. Em geral, os concursos exigem formação de nível médio ou superior.

Como escolher minha área de concurso?

Como escolher minha área de concurso?

Agora que você já conhece as áreas de concurso público, é importante analisar uma série de fatores, como avaliar o que sua formação permite.

Quem tem ensino superior consegue ocupar vagas que possuem remuneração mais alta. Aqueles que já são formados devem buscar vagas compatíveis com sua formação e que ao mesmo tempo seja compatível com o que a pessoa sonha em fazer em sua carreira.

É muito importante ser um profissional bem remunerado, que goza de estabilidade e faz o que ama em seu dia a dia.

Escolhendo uma função compatível com suas habilidades, torna- se muito mais fácil estudar e performar bem no concurso em questão.

Aproveite as dicas e escolha qual carreira deseja seguir, para que se empenhe nos estudos e alcance a sonhada aprovação.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

como ganhar dinheiro no Instagram

Descubra como ganhar dinheiro no Instagram agora mesmo!

Como manter um ambiente mais organizado

Como manter um ambiente mais organizado?